RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
sonorização
EAW e Powersoft no novo estádio do Lyon
Redação
Publicado em 23/05/2016 - 22h18
Charlotte Busschaërt
 (Charlotte Busschaërt)
Localizado em Lyon, França, o novo Parc Olympique Lyonnais (Parc OL), de propriedade do clube que leva o nome da cidade e com capacidade para 59 mil pessoas, garantiu recentemente áudio com qualidade de broadcast graças aos amplificadores multicanal Ottocanali, da Powersoft, e aos alto-falantes QX, da EAW. O novo som do estádio está diretamente ligado ao seu processo de preparação para ser o principal anfitrião da Euro 2016, que começa no próximo dia 10 de junho.

A Axente, distribuidora de áudio profissional muito respeitada na França, e os especialistas em integração Groupe SNEF e Axians trabalharam juntos para desenvolver um sistema de reforço sonoro distribuído que oferecesse aos torcedores uma destacada experiência em dias de jogos. E para garantir que todas as necessidades de áudio do estádio fossem atendidas, as partes se reuniram ainda com o escritório de design Atelier Audiovisuel.

Os amplificadores Ottocanali de oito canais do sistema oferecem 144 canais configuráveis independentes para alimentar os falantes QX. Uma vez que cada aparelho compacto 2U rack pode oferecer até 8.000 W de potência classe D através de oito canais a uma carga de 4 ohms, o estádio também se beneficiará de custos operacionais mais baixos, além de maior densidade de potência e condicionamento menos exigente.

Alto-falantes QX, da EAW

Assim, quatro Ottocanali 4K4 e 14 Ottocanali 12K4 dão potência a um sistema distribuído formado por 20 grupos de alto-falantes QX montados a 35 metros de altura. A maior parte do sistema é composto por 16 grupos contendo dois QX596i e um QX564i, biamplificado, com o QX596i apontando para baixo para cobrir a primeira e segunda filas de bancos, enquanto o QX564i cobre a fila superior. Os quatro grupos laterais contam com um QX596i e um QX564i em posições adequadas para cobrir as áreas de assentos nos cantos.

Os alto-falantes QX596i e QX564i de três vias têm drivers de compresão para frequência média-alta ultraeficientes (90 x 45 e 60 x 45, respectivamente), contando também com chifres de diretividade constante. Quatro transdutores de baixa frequência de 12", dispostos em pares verticais e horizontais, elevam a interação benéfica com base no seu espaço para estender o controle padrão na faixa de baixa frequência.

Amplificadores Ottocanali 4K4 e 12K4 dão potência a um sistema formado por 20 grupos de alto-falantes QX montados a 35 metros de altura

"Os quatro cones LF de 12 polegadas eram exatamente o que precisávamos para uma excelente inteligibilidade sem comprometer as frequências baixas", destaca Frankie Celeste, da Axians. Alain Hercman, de Axente, foi quem recomendou o sistema Powersoft/EAW. "A qualidade desta plataforma é muito superior a outras e nos permite utilizar menos amplificadores. Quando se combina com a Série QX, que proporciona saída e inteligibilidade tremendas, se converte em uma solução vencedora".

Rodolphe Roellinger, chefe da área audiovisual da SNEF, destacou que a série Ottocanali foi uma opção lógica, já que é reconhecida como "um amplificador excelente dentro da indústria, sendo compacto, de alta potência e qualidade e com preço atraente". Nicolas Houel, diretor técnico da OL Images, comentou que, em termos de qualidade de áudio, buscava-se algo impecável. "Quando as pessoas estão no estádio, vivem um verdadeiro show tanto visual quanto sonicamente. O resultado é uma grande instalação para os fanáticos por futebol", encerrou.
Comentários (0)
Nenhum comentário foi publicado até o momento.
Deixe seu comentário
nome
comentário1000 caracteres disponíveis
Blogs
Autor: Fábio Henriques
(196 páginas)
R$ 54,00
Pronta entrega
 
Autor: Roberto Gill Camargo
(140 páginas)
R$ 40,00
Pronta entrega
Ofertas