RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Iluminação
Morre o lighting designer Peter Gasper
Redação
Publicado em 02/05/2014 - 14h12
Divulgação
 (Divulgação)
Após um enfarto, faleceu na noite da última quarta-feira, dia 30, no Rio de Janeiro, aos 73 anos, o lighting designer Peter Gasper, pioneiro na arte de iluminação no Brasil. Nascido em Chemnitz, Alemanha, Peter foi parceiro de Oscar Niemeyer e assinou projetos como o de iluminação do Cristo Redentor, quando este completou 80 anos de inaugurado, em 2011, e do Sambódromo carioca.

Fugindo do terror da Segunda Guerra Mundial, Peter chegou ao Brasil em 1951, com sua família, instalando-se em Petrópolis, Rio de Janeiro. Após passar por outras cidades, a família se fixou em Porto Alegre, de onde Peter saiu para, dez anos depois, retornar ao Rio, onde iria cursar Arquitetura na UFRJ.

Peter iniciou sua carreira fazendo cenografia na TV Tupi. Realizou projetos para TV, teatro cinema e shows, com dedicação especial à luz, sua grande paixão. Entre os trabalhos de iluminação realizados por Gasper ao longo de sua carreira, merecem destaque também a Missa para o Papa João Paulo II realizada no Aterro do Flamengo, e o show de Frank Sinatra, no Maracanã, os dois em 1980. Peter também foi o responsável pela luz do primeiro Rock In Rio, em 1985.

O velório do artista começa às 15h desta sexta-feira na Capela 3 do Cemitério Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária do Rio de Janeiro. O corpo será cremado amanhã, sábado, no mesmo cemitério.
Comentários (0)
Nenhum comentário foi publicado até o momento.
Deixe seu comentário
nome
comentário1000 caracteres disponíveis
Blogs
Autor: Fábio Henriques
(196 páginas)
R$ 54,00
Pronta entrega
 
Autor: Roberto Gill Camargo
(140 páginas)
R$ 40,00
Pronta entrega
Ofertas