RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Produtos
Sistemas Shure na turnê de Justin Timberlake
Redação
Publicado em 03/04/2014 - 21h10
divulgação
Éric Marchand: técnico de RF da Solotech (divulgação)
Éric Marchand: técnico de RF da Solotech
Justin Timberlake selecionou novamente a Solotech, de Montreal, para cuidar do áudio da turnê mundial "20/20 Experience". E a empresa de som, por sua vez, escolheu a Shure como seu principal fornecedor de sistemas sem fio. A turnê 2014, que começou em janeiro, está atualmente em sua segunda etapa, com datas na América do Norte.

O técnico de RF da Solotech, Éric Marchand, está atualmente na estrada com a banda. "Eu tenho trabalhado como especialista de sistemas sem fio em turnês nos últimos seis anos. Uma grande turnê usa tantas frequências nos dias de hoje, e os projetos de produção tornaram-se tão exigentes, que você não quer deixar nada passar despercebido", afirma.

A turnê emprega dez canais de Axient para backing vocals e o naipe de metais, além de quatro UHF-R dual-channel para as guitarras e baixo. Com exceção do microfone vocal de Justin, os produtos Shure foram especificados para toda a banda, dançarinos e grande parte dos músicos, ocupando 26 canais de monitores PSM 1000, com 24 deles sendo executados através de um único par de antenas que utilizam uma série de quatro combiners de antena de banda larga PA821A.

O design de produção da turnê é muito exigente. O conceito era um palco completamente limpo, com uma enorme tela de projeção de vídeo na parte de trás; os artistas fazem suas entradas por debaixo do palco através plataformas de elevação. Foi determinado que nada interferisse com a linha de visão do público, limitando severamente as opções para a colocação da antena. Um palco secundário "B", localizado à frente do FOH, oferecia outro desafio para recepção sem fio.

"As arenas em que tocamos são sempre lotadas, portanto, não havia nenhuma maneira de trazer cabos e antenas para mais perto. Era importante obter uma boa linha de visão para o palco B, tanto para receber as antenas e transmitir para o IEMs. Então, nós projetamos o sistema para cobrir tudo, desde antenas discretamente escondidas da vista de todos no palco."



Esta turnê é a primeira de Marchand usando Shure Axient. "Um amigo meu estava trabalhando para o Bruce Springsteen no passado. Era tudo Axient, e ele me disse que eram ótimos", diz Eric. "Além disso, eu estava treinado em Axient, então eu estava animado para usá-lo."

Marchand também é claramente um fã do PSM1000. "A estabilidade RF é excelente, e eu realmente gosto o recurso CueMode. Isso me permite andar para ambos os palcos e ouvir todas as frequências", explica. "Isso mostra que a Shure realmente projetou um sistema para grandes turnês."

Para garantir que todo mundo ouça o que eles precisam ouvir durante o show, são precisos 20 mixagens de monitor. Isso inclui Timberlake, duas guitarras, baixo, dois tecladistas, percussão, quatro backing vocals e o naipe de metais de quatro pessoas. Além disso, seis dançarinos dividem a mix, enquanto o baterista usa um sistema com fio Shure P6HW. Os sistemas PSM1000 também estão nos ouvidos dos técnicos principais sendo: o técnico de monitores; técnicos de instrumento para guitarra, teclado, percussão e bateria, e mais dois assistentes de áudio.
Comentários (0)
Nenhum comentário foi publicado até o momento.
Deixe seu comentário
nome
comentário1000 caracteres disponíveis
Blogs
Autor: Fábio Henriques
(196 páginas)
R$ 54,00
Pronta entrega
 
Autor: Roberto Gill Camargo
(140 páginas)
R$ 40,00
Pronta entrega
Ofertas