RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
plug-in
UNVEIL - novo plug-in tira reverb da gravação
M.Ratton
Publicado em 20/06/2012 - 16h11
Divulgação
 (Divulgação)
O UNVEIL é um plug-in de "desmixagem" em tempo real que permite atenuar ou reforçar os componentes de reverberação existentes em um sinal mixado ou em material mono, além de poder alterar as características do reverb. Além disto, o UNVEIL permite destacar determinadas características de uma gravação, trazendo um determinado instrumento para a frente ou movendo -o para trás, atenuando ou realçando a percepção dos componentes do sinal menos importantes. Usando a tecnologia de inteligência artificial MAP (Mixed-Signal Audio Processing), o plug-in também ajuda a remover reverberação indejesada em diálogos e gravações externas, "secar" o conteúdo de gravações antigas onde haja muita reverberação e limpar a ambiência de sons naturais captados para uso em sonoplastia.

Remover a reverberação de uma gravação de áudio sempre foi muito difícil ou praticamente impossível. De acordo com a Zynaptiq, os processos anteriores usados para isto são limitados por que manipulam a dinâmica do sinal e requerem que este tenha determinadas características de formato. O UNVEIL não atua como um expander ou envelope shaper, não é um processador espectral e não usa técnicas de cancelamento de fase ou correlação entre canais. Por isto, ele pode atuar com qualquer quantidade de canais, desde mono até formatos em surround suportados pelo software de áudio, sem alterar a dinâmica original do sinal. Para conseguir isto, o plug-in usa uma modelagem do sistema auditivo humano para discernir quais as partes do sinal que são a reverberação, da mesma forma que a percepção humana. Esses componentes são serparados do sinal usando a tecnologia MAP e então é possível reduzir ou aumentar a quantidade de reverb.

Ainda de acordo com a empresa, o algorimto do UNVEIL não se limita a processamentos de reverb. Na verdade, ele pode processar qualquer componente do sinal que a audição humana considere menos significativo. O plug-in permite reduzir o nível de tudo que possa esconder o sinal e mascarar os detalhes, destacando o que é importante. Adicionalmente, isto também aumenta o headroom, de maneira que é possível ampliar a percepção dos níveis sem chegar a distorção.

Inicialmente, o UNVEIL está sendo comercializado no formato de plug-in AU (AudioUnits) para Mac OSX 10.5.8 ou posterior, suportando operação em 64 bits em qualquer em qualquer taxa de amostragem e qualquer número de canais (depende da capacidade do computador). Há planos para desenvolver versões em formato VST e AAX para Mac e Windows, mas ainda não há previsões quanto a isto.

Mais informações: Zynaptiq
Comentários (0)
Nenhum comentário foi publicado até o momento.
Deixe seu comentário
nome
comentário1000 caracteres disponíveis
Blogs
Autor: Fábio Henriques
(196 páginas)
R$ 54,00
Pronta entrega
 
Autor: Roberto Gill Camargo
(140 páginas)
R$ 40,00
Pronta entrega
Ofertas