RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
controlador MIDI
QuNeo - um controlador diferente
M.Ratton
Publicado em 08/03/2012 - 14h26
Divulgação
 (Divulgação)
O QuNeo é um controlador bem diferente e concebido para DJs, VJs e artistas de música eletrônica. Além de cobrir as funcionalidades de outros controladores, ele traz um enorme potencial graças aos seus recursos táteis.

Os 16 pads quadrados têm total sensibilidade ao toque, com 127 níveis de velocity. Todos eles também possuem sensibilidade à posição e à pressão do toque. Os dois sensores rotativos permitem ao usuário girar, disparar, esticar e acionar frases e sons, usando controles contínuos. Cada um desses sensores mede o ângulo a pressão e a distância do toque em relação ao centro. Já os nove sliders são do tipo multitouch e podem ser mapeados para controlar faders e outros controles deslizantes; os LEDs em cada um deles podem atuar como medidores VU ou indicar a posição do toque. A sensibilidade multitouch permite selecionar um tamanho usando dois dedos para ajustar o posicionamento no estéreo ou as ressonâncias de um filtro. Há ainda várias chaves de toque que podem ser usadas para selecionar samples, bancos de faders e controles de transporte.

Todos os seus 27 pads, sliders e sensores de rotação são sensíveis à pressão, intensidade e posição (até as 17 chaves respondem conforme a força com que são pressionadas). Um interessante esquema de iluminação combina elastômeros com LEDs coloridos de maneira a proporcionar uma resposta visual à operação.

O QuNeo opera via USB, MIDI ou OSC e pode ser integrado a diversos softwares de música. Seu tamanho é similar ao de um iPad e por isto pode compartilhar de todos os acessórios disponíveis para ele. O fabricante oferece também um kit de desenvolvimento para quem quiser criar seus próprios aplicativos para uso com o QuNeo.

Mais informações: Keith McMillen
Comentários (0)
Nenhum comentário foi publicado até o momento.
Deixe seu comentário
nome
comentário1000 caracteres disponíveis
Blogs
Autor: Fábio Henriques
(196 páginas)
R$ 54,00
Pronta entrega
 
Autor: Roberto Gill Camargo
(140 páginas)
R$ 40,00
Pronta entrega
Ofertas