RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Eventos
Review NAMM 2012
Bruno Bauzer
Publicado em 23/01/2012 - 16h07
divulgação
 (divulgação)
A NAMM (National Association of Music Merchants), em sua versão 2012, mais uma vez agitou o mercado. A feira anual, que acontece em Anaheim, na Califórnia, teve início no último dia 19/01, sendo encerrada ontem, dia 22/01. O evento, fechado ao público geral, recebeu novamente empresas, lojas especializadas, músicos e produtores musicais profissionais de todo o mundo.

Considerada o segundo maior evento do planeta dentro da área (atrás apenas do Musikmesse), a NAMM 2012 foi palco da quebra de seu recorde de público, com um total de 95.709 pessoas registradas, 6% a mais do que na edição de 2011. E o grande volume foi novamente bem comportado, uma vez que a estrutura gigantesca da NAMM equivale ao tamanho de seis campos de futebol. Era necessário aproveitar bem os quatro dias de evento para ter tempo suficiente para visitar todos os mais de 1400 estandes.

Entre as empresas presentes estiveram nomes como Pioneer, Akai, Focusrite, Novation, Sennheiser, Behringer, iZotope, Moog, Nord, Virus, Apogee, Rob Papen, Korg, Manley, Arturia, Spectrasonics, Genelec, Adam, UDG, Magma, Numark, Rane, Allen & Heath, Steinberg e DAS, entre muitas outras. As ausências notáveis foram a Native Instruments e a Ableton.

Entre os novos equipamentos, softwares e aplicativos apresentados ao público durante os quatro dias do evento, alguns chamaram mais atenção, como o o Minitaur, novo sintetizador da Moog, e os novos processadores de efeitos Korg Mini Kaoss Pad 2 e o Kaossilator 2, que se destacan pela portabilidade e funcionalidade. O novo mixer da Allen & Heath, Xone DB4, e o novo controlador MIDI Xone K2, da mesma empresa, também receberam atenção especial dos presentes. A Pioneer também mostrou novidades interessantes, como o novo CDJ 850, último lançamento da empresa, além do controlador MIDI DDJ Ergo, o mixer DJM 250 e o kit CDJ2000 e DJM900 Nexus Limited Edition.

Muitas empresas demonstraram estar concentrando energias em aplicativos para iPads, o que indica que o futuro da produção musical pode, de fato, estar nos tablets. Outras diversas fabricantes estão desenvolvendo equipamentos híbridos, que possibilitam utilização via software ou hardware, como controladores MIDI que se parecem com hardwares analógicos, mas que também podem ser utilizados via interface digital. Outro caso que pôde ser conferido na NAMM é o da nova MPC Renaissance, da Akai, e da MPC Fly, que funcionam junto com um iPad. Também teve destaque a avant premiere do novo sintetizador analógico Minibrute, que, segundo a fabricante Arturia, chegará ao público americano a um preço reduzido. Nenhuma informação sobre valores fora dos EUA foi divulgada.

Entre os artistas que participaram das diversas palestras e apresentações que integraram a programação do evento, considerado um sucesso por seus organizadores, um dos mais celebrados foi o cantor norte-americano Stevie Wonder. Para o público, o músico falou sobre seu primeiro contato com sintetizadores.
Tags: Eventos, NAMM,
Comentários (0)
Nenhum comentário foi publicado até o momento.
Deixe seu comentário
nome
comentário1000 caracteres disponíveis
Blogs
Autor: Fábio Henriques
(196 páginas)
R$ 54,00
Pronta entrega
 
Autor: Roberto Gill Camargo
(140 páginas)
R$ 40,00
Pronta entrega
Ofertas