RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Sólon
Seminário de acústica homenageia o engenheiro Sólon do Valle
André Iunes Pinto
Publicado em 29/08/2009 - 03h33
Divulgação
 (Divulgação)
Durante o 3º Seminário Soluções em Tratamento Acústico, realizado no dia 25 de agosto, no auditório central do Espaço Millenium, em São Paulo, o engenheiro Sólon do Vale, editor técnico da revista Áudio Música e Tecnologia, recebeu uma homenagem pela contribuição ao desenvolvimento do setor acústico no país. Em seu nome, Mônica Moraes, representante da Editora Música & Tecnologia, recebeu uma placa das mãos de Jesus Gonzalez Hernandez, diretor da Vibrasom, promotora do evento.

A 3ª edição do encontro apresentou casos práticos, bem como novos materiais e tecnologias. Além disso, abriu mais espaço para debate, reunindo no mesmo ambiente o arquiteto Márcio Mazza, como mediador, e três palestrantes, que responderam questões levantadas por uma platéia com aproximadamente 200 profissionais da área.

Como nos anos anteriores, o seminário, que contou com o patrocínio da Lafarge, destacou casos práticos. Na ocasião, o arquiteto Lineu Passeri Jr., da Passeri Associados, apresentou o tema Isolamento e tratamento acústico em escola de audiovisual, descrevendo o trabalho acústico realizado nos estúdios de rádio e televisão da Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA).

Já na palestra Cabine Acústica, o gerente comercial da Vibrasom, Luís Carlos Gusson, demonstrou um estudo de caso, explicando como reduziu os níveis de ruídos de um conjunto de três chillers (máquina do sistema de ar condicionado) instalado em um edifício comercial na zona sul de São Paulo. O especialista destacou que o barulho atingia 74 dB na varanda do terceiro andar do prédio. A solução apresentada se deu pela instalação de uma cabine acústica com 23 metros de largura, seis de profundidade e quatro de altura. Com isso, os níveis de ruídos ficaram em torno de 63 dB na divisa do edifício, atendendo a legislação vigente.

A arquiteta Cândida Maciel, da Síntese Acústica Arquitetônica, de Brasília, fez uma análise minuciosa da norma NBR 15.575, que entrará em vigor a partir do ano que vem, estabelecendo requisitos, critérios e métodos de avaliação em edifícios habitacionais de até cinco pavimentos. Durante a apresentação palestra Projetos acústicos com Sistemas Drywall, Marcelo Pedrosa, da Lafarge, destacou os principais fatores que influenciam no isolamento acústico, como a quantidade e espessura das chapas de gesso, incluindo o vazio entre elas; a estrutura; e a inserção de elementos atenuadores.

O evento também contou com o tema Acústica e Arquitetura de Igrejas Barrocas Mineiras, em que a professora Stelamaris Rolla Bertoli, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, da Unicamp, apresentou a avaliação acústica de dez igrejas de Minas Gerais. Segundo ela, o trabalho consistiu na caracterização do campo sonoro por meio de medidas objetivas de parâmetros acústicos e a comparação com os valores estabelecidos. Já o professor Márcio Avelar, Mestre e Doutor em acústica e vibrações pela Universidade Federal de Santa Catarina, abordou o tratamento acústico para salas de audição e estúdios.

O 3º Seminário Soluções em Tratamento Acústico contou ainda com os apoios da Owens Corning, Plastryn, do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP), da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA); portal Arq!Bacana; e das revistas Áudio Música & Tecnologia e Construção & Negócios.

www.vibrasom.ind.br
Comentários (0)
Nenhum comentário foi publicado até o momento.
Deixe seu comentário
nome
comentário1000 caracteres disponíveis
Blogs
Autor: Fábio Henriques
(196 páginas)
R$ 54,00
Pronta entrega
 
Autor: Roberto Gill Camargo
(140 páginas)
R$ 40,00
Pronta entrega
Ofertas