RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Neste espaço falaremos sobre áudio e acústica.
Será uma extensão da coluna publicada todos os meses na revista Áudio Música & Tecnologia. Aqui os leitores podem fazer comentários, tirar dúvidas e fazer sugestões.
Homestudio Reinventado: Na Busca Eterna dos Tesouros Acústicos Escondidos!
Postado por Omid Bürgin em 19/03/2013 - 14h38
OMiD Academia de Áudio. Ilustração: Ivan Silva
Re-amping da Guitarra usando a Acústica da Geladeira como Efeito (OMiD Academia de Áudio. Ilustração: Ivan Silva)
Re-amping da Guitarra usando a Acústica da Geladeira como Efeito
Pense nisso: hoje em dia, temos disponíveis mais processadores de efeitos e plug-ins digitais buscando emular espaços acústicos do que um técnico de 50 anos atrás poderia sequer sonhar. Tirando alguns efeitos realmente inovadores (considerando não só emulações de eventos acústicos), a maioria não passa de emulações, afinal, eles não contém espaços reais neles. São apenas algoritmos que procuram reproduzir ambientes acústicos do nosso dia-a-dia.

Realmente, é incrívelmente prático ter à disposição milhares de espaços acústicos com um único clique. Mas como esses efeitos se comparam com os espaços acústicos reais? Sabemos que deixam a desejar, principalmente quando pensamos em salas acústicas incríveis como a Sala São Paulo, Abbey Road Studios e outros lugares famosos por seus espaços acústicos. Em grande parte, usamos os periféricos e plug-ins por pura conveniência, não é?

Sempre me perguntei por que as pessoas, na maioria das vezes, se contentam com uma aproximação eletrônica ou digital, quando o som do seu próprio banheiro ou cozinha estão bem ali, podendo produzir resultados finais muito mais inovadores e originais. Sei que provavelmente você não tem uma sala sinfônica no fundo do seu quintal, mas todos nós dispomos de uma grande gama de espaços acústicos, sonicamente distintos! Saber como usar estes espaços não vai apenas expandir a sua paleta sônica, mas pode também surpreendentemente estimular sua criatividade.

"Com um pouco de experimentação, alguma sorte e muita boa vontade, você vai conseguir sonoridades que jamais encontraria no seu rack de periféricos ou nos bancos de efeitos dos seus plugins."

Decidi começar uma série de textos abordando este assunto, mostrando como podemos aproveitar os espaços que temos em nossas casas e apartamentos para fazer gravações fantásticas! E ainda de graça! Você só precisa de um set-up básico de gravação, um bom fone de ouvido e de muitos cabos para poder alcançar todos os cantos da sua residência da sua mesa de controle. Lembre-se que é muito melhor ter cabos longos sem nenhuma emenda, que você mesmo pode construir, do que tentar juntar os cabos que você já tenha, conectando um ao outro.

Não pense que só porque você mora em um apartamento pequeno você não tem espaços grandes o suficiente para serem usados. O delay espaçoso não é o único efeito a ser explorado! Vamos descobrir muitos outros espaços e micro-espaços na sua casa, todos com a sua assinatura acústica própria! Já gravou na sua banheira? Já fez um re-amp usando o forno como espaço acústico? Como ficaria a sua voz microfonanda e cantada para dentro da pia da cozinha?

Gravar nestes espaços pode alterar o som da voz ou de qualquer instrumento de uma maneira estranha e maravilhosa. E nada impede você de juntar os novos efeitos adquiridos com o seu arsenal já existente, caso você não possa viver sem o seu super double delay.

Me lembro dos dias de experimentação de cinquenta anos atrás. John Lennon, por exemplo, gostava de experimentar maneiras diferentes de gravar a sua voz. Até experimentou fazer uma gravação procurando se aproveitar acusticamente do efeito Doppler, parecido com o som Leslie (um tipo de vibrato), com um microfone pendurado girando ao redor dele. Não conseguindo o efeito que queria, ele mesmo se pendurou, girando e cantando ao redor do microfone! No final, este projeto foi abandonado e não foi para nenhuma gravação dos Beatles, mas foi este espírito inovador que permeou todas as gravações incríveis que conhecemos dos anos 60 e 70, quando ainda existiam poucos periféricos e nenhum plugin! Bandas como Led Zeppelin ou Steely Dan também se destacam com suas grandes inovações de gravação.

Espero com este blog estimular a nova geração de técnicos a largar a dependência dos equipamentos para mergulhar em lugares não explorados, experimentando os sons que nos rodeiam naturalmente: tudo dentro das muitas acústicas e micro-acústicas das nossas próprias casas.

Omid Bürgin é compositor, projetista acústico e produtor musical. Fundou a Academia de Áudio (OMiD Academia de Áudio), que oferece cursos de áudio, produção, composição e music business e dispõe de estúdios para gravação, mixagem e masterização. E-mail: omid@omid.com.br, Tel. (11) 2307.0707, Rua Cardeal Arcoverde 928, São Paulo.
Comentários (0)
Nenhum comentário foi publicado até o momento.
Deixe seu comentário
nome
comentário1000 caracteres disponíveis
+ Notícias
Autor: Fábio Henriques
(196 páginas)
R$ 54,00
Pronta entrega
 
Autor: Roberto Gill Camargo
(140 páginas)
R$ 40,00
Pronta entrega