RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Lugar da Verdade - Enrico De Paoli
Neste espaço, Enrico De Paoli fala de suas experiências e histórias em engenharia de música, estúdios e shows.
Fala também do mercado musical e fonográfico e de suas tecnologias.
Listando posts com a tag Vácuo.
Postado por Enrico de Paoli em 06/12/2010 às 00:00
Então, desde o ano passado a última moda nos Estados Unidos são os headphones com cancelamento de ruído. Sim, o que antes era somente usado para "fazer som", agora vem com uma função a mais: causar silêncio absoluto.

Pra que isso serve?

Essa resposta é bem óbvia. Você está num local com muito ruído e coloca os headphones. Voila. O barulho some. Então, se antes você tinha que ouvir música nas alturas pra compensar o ruído ambiente, agora, ao vestir os phones você se depara com um silêncio absoluto. Sim, os headphones não servem somente pra isso. Eles também tocam música!

Como isso funciona?

Essa resposta é menos óbvia, mas bem interessante. Do lado externo de cada earcup (concha do headphone), há um pequeno microfone embutido. Este microfone capta todo o barulho ambiente que chega ali naquele local, quase nos ouvidos do ouvinte. Então, esse áudio captado passa por uma inversão de fase e é alimentado nos auto-falantes do headphone.

Ou seja, o ouvinte escuta o ruído ambiente, e, junto com ele, ouve o mesmo ruído "invertido". Assim, um cancela o outro. Sim, pra isso acontecer esses phones usam um circuito ativo, amplificado e processado, e esse circuito usa algum tipo de bateria.

Na prática:

A idéia é fenomenal. Nos aeroportos e aviões é raro não ver muitas pessoas usando esses phones. Ainda que você não queira ouvir música, você pode vestir os phones somente para cancelar o barulho. Porém, a minha experiência com eles ainda está em fase de observação. Inicialmente, a sensação pra mim não é de um silêncio natural, mas sim de um vácuo nos ouvidos. Como se eu estivesse com aquela pressão que dá quando subimos a serra, ou no próprio avião. Isso me causou um certo desconforto. Aliás, as palavras certas seriam "uma certa agonia"! Porem, como sempre, quase tudo que se refere a áudio e música é muito pessoal. Vale a pena conhecer!

Até mês que vem.

Enrico De Paoli é engenheiro de música. Visite www.EnricoDePaoli.com e conheça seu Incrível Mundo das Mixes & Masters. Projetos recentes incluem Ária, de Djavan: o disco e a mixagem da tour.
Tags: Vácuo
+ Notícias
Autor: Fábio Henriques
(196 páginas)
R$ 54,00
Pronta entrega
 
Autor: Roberto Gill Camargo
(140 páginas)
R$ 40,00
Pronta entrega