RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Neste espaço, Enrico De Paoli fala de suas experiências e histórias em engenharia de música, estúdios e shows.
Fala também do mercado musical e fonográfico e de suas tecnologias.
Outra maneira de usar o pan
Postado por Enrico de Paoli em 07/02/2011 - 00h00
O que mais me encanta na música é a capacidade que uma canção tem de mudar o seu estado de espírito. Seja de calmo pra animado, de triste pra feliz ou vice-versa. Mas uma das coisas que mais me impressiona no áudio é a maneira como nosso cérebro interpreta o som, como nos conhecidos efeitos Haas e Doppler da psicoacústica.

O efeito Haas, que carrega o nome de seu descobridor Helmut Haas, é o fenômeno que ocorre quando o cérebro interpreta duas fontes sonoras idênticas (com uma precedendo a outra) como se a primeira fosse absolutamente mais alta do que a segunda. Por isso ele também é conhecido como "efeito da precedência".

Quem nunca passou pela seguinte situação: um violão gravado em estéreo, captado com dois microfones afastados. Você abre o pan desses dois canais e tem a nítida sensação de que o lado esquerdo está muito mais alto. Ao olhar para os meters ou VU, eles indicam exatamente o oposto: o lado que soa mais alto tem menos nível na gravação. Como isso é possível ? Simples. O microfone que estava mais próximo da fonte sonora recebe áudio antes do outro. Estes milissegundos fazem acontecer o efeito Haas e o cérebro acha que ele é mais alto do que o áudio que chega depois, mesmo que tenha menos nível. Tendo dito isso. Hora de brincar!

Imagine o seguinte cenário: você está montando sua mixagem de frente para o computador. Volume pra cá, volume pra lá. Baixo elétrico no centro, voz também, guitarra mais pra um lado, piano mais pra outro. Tudo parece bem normal. Aliás, normal demais! Que tal dar uma enchida nessa mix vazia, fazendo esses dois elementos, guitarra e piano, que são mono, soarem maiores na mix? Então vamos lá.

Crie um novo canal de áudio. Copie o audiofile do piano para este novo canal. Agora você tem dois tracks com os mesmos audiofiles. Abra o pan destes dois tracks - um todo para a esquerda e o outro todo pra direita. Insira um short delay no track estéreo ou em um dos mono-tracks e vá atrasando (entre 1 e 30ms) apenas um dos tracks. Pronto. Sentado entre suas caixas de monitoração, você terá a nítida sensação de que o piano está indo para um lado do pan sem que você altere em nada o volume de nenhum dos lados. Se você fizer o mesmo com a guitarra, atrasando o outro lado, você terá os dois elementos abertos, porém com seus sons continuando a sair com o mesmo volume nas duas caixas sem que o cérebro perceba. Isso é um ótimo jeito de encher mais uma mix vazia, transformando um timbre originalmente mono em estéreo. Se a gente entende como as coisas funcionam, elas passam a ser ferramentas, e as regras de uso só dependem da criatividade de cada um!

Boas inspirações para todos.
Tags: pan
Comentários (0)
Nenhum comentário foi publicado até o momento.
Deixe seu comentário
nome
comentário1000 caracteres disponíveis
+ Notícias
Autor: Fábio Henriques
(196 páginas)
R$ 54,00
Pronta entrega
 
Autor: Roberto Gill Camargo
(140 páginas)
R$ 40,00
Pronta entrega