Primeira Vista
DIGI 002
Muito Mais que um Upgrade
Paulo Mills
Publicado em 01/09/2002 - 00h00
A Digidesign não pára. Depois do recente lançamento da série HD de interfaces de alta densidade, a nova investida da empresa tem como alvo os pequenos e médios estúdios profissionais e amadores. Com um custo abaixo de 2.500 dólares, a Digi 002 apresenta tantas novidades em relação à 001, que nem parece ser da mesma linhagem. Sua proposta é oferecer muito mais do que uma interface: mesa controladora com faders motorizados sensíveis ao toque, pré-amplificadores, controle de transporte e de plugins etc. Enfim, uma estação de trabalho completa interligada via Firewire a uma CPU.
O SISTEMA
A Digi 002 é a primeira workstation da linha Pro Tools a trabalhar com comunicação FireWire. Qualquer computador portátil, dotado desta porta, pode se conectar à Digi 002, carregar o ProTools LE e se transformar numa estação de trabalho pequena, porém, completa. Os sistemas operacionais mínimos necessários são o Window XP Home e o Mac OS9.x . As ferramentas essenciais estão todas lá: oito entradas (sendo quatro para microfone) e oito saídas analógicas, conversores AD e DA (com taxas de amostragem de até 96 kHz), entradas e saídas digitais S/PDIF e ADAT optical e portas MIDI, todas utilizando apenas um simples cabo de conexão com a CPU. Assim como em outras plataformas rodando a edição light (LE) do Pro Tools, a Digi 002 suporta até 32 canais de gravação ou playback, até 128 canais MIDI e todos os plugins atuando em tempo real.
Uma possibilidade de upgrade é acrescentar um drive, também FireWire, para otimizar as taxas de transferência de dados.
Um sistema expandido pode aumentar poder de processamento da plataforma, como ilustra a figura abaixo: apesar das limitações quantitativas, dificilmente um produtor vai precisar de qualquer coisa a mais, que não seja bons músicos.
O SOFTWARE
Os 32 canais do Pro Tools LE podem manipular dados com taxas de 44.100 a 96.000 Hz, com até 24 bits por amostra. As decisões de mixagem podem ser tomadas através de comandos no programa ou através da Digi 002, indiferentemente. O que for programado em um vale para o outro e vice-versa. As programações MIDI carregadas no Pro Tools LE podem também utilizar a Digi 002 como porta de saída utilizando a mesma conexão FireWire. Outra capacidade da Digi 002, ao atuar com o Pro Tools LE, é o controle de plugins. Através dos botões usualmente utilizados como controle de panorama, é possível acessar diversos parâmetros dos plugins para sentir, na ponta do dedo, a posição ideal de cada um.
O HARDWARE
Uma mini-Pro Control. Apesar desta ser a impressão inicial, uma diferença fundamental é que a Digi 002 não é apenas uma mesa controladora. Os conversores AD e DA, os pré-amplificadores e as ferramentas para operação off-line, tornam a Digi 002 um equipamento de uma categoria distinta: ela é, na realidade, uma mistura de mesa digital e mesa controladora. Quando colocada para funcionar no modo stand-alone, a Digi 002 pode mixar, equalizar, efetuar controle dinâmico e até aplicar efeitos, independente de qualquer CPU ou software.
No painel traseiro encontram-se:
- 4 entradas XLR para microfones;
- 4 entradas 1/4" para instrumento ou linha;
- 8 saídas analógicas 6 TRS e 2 RCA;
- ADAT Digital I/O;
- S/PDIF I/O;
- MIDI in / out 1 / out 2;
- 2 portas FireWire;
- entrada para Foot Switch.
A Digi 002 está prevista para ser lançada em agosto de 2002. Pelo preço e pelas possibilidades oferecidas, o produto vai acertar em cheio os usuários que gostariam de ter um Pro Tools com preço acessível, mas não viram atrativos suficientes na Digi 001. Tendo compatibilidade com quase todos os estúdios médios e grandes do mundo, quem comprar esta nova solução da Digidesign vai estar apostando numa workstation cada vez mais hegemônica dentro do áudio profissional, além de poder impressionar muitos clientes com os faders deslizantes.
Visite www.digidesign.com para obter mais informações ou entre em contato com os representantes Music Mall (21) 3325-4554, Quanta Music & Technology (19) 3741-4644, Tecnologia Musical (11) 3675-5090 ou Crosspoint (21) 2495-5445
Paulo Mills é engenheiro, produtor musical e sócio do estúdio Mills.
|
|
Conteúdo aberto a todos os leitores. |
|
|