Toda novidade gera discussão. Ainda mais no mundo da tecnologia. Pode ser sobre a descoberta de uma nova mídia, um novo tipo de televisor ou até mesmo uma nova técnica. Opiniões das mais diversas poderão e irão surgir. Existem os que defendem o antigo, uns dizem que o novo é o melhor, mas como opinião é opinião, a melhor forma de saber se algo novo é realmente bom é ouvindo - pelo menos no mundo do áudio.
No caso dos músicos, principalmente os que estão mais atrelados com o dilema tecnologia versus alma, como guitarristas e baixistas, esta discussão tende a ficar mais intensa. Hoje, a dúvida não é apenas qual instrumento comprar, mas, sim, sua real necessidade. Pior: neste caso, existem várias questões que transcendem os padrões sônicos e acabam envolvendo questões estéticas e físicas.
Entretítulo: Ouvir para crer
A Line 6, empresa especializada em modelação digital que se popularizou ao lançar os práticos e populares PODs, apimentou mais ainda essa dúvida ao lançar, no ano passado, uma linha de guitarras e violões chamada de Variax, que simulava sons e timbres de diversos instrumentos clássicos. Essa linha colocou a discussão tecnologia vs. alma no limite. Desta vez, a empresa trouxe os baixistas para a conversa também ao lançar este ano a Variax Bass 700. Agora é ouvir para crer.
Todos modelos Variax possuem a mesma tecnologia. Ainda há quem ache que a Variax é um instrumento MIDI, mas ao contrário das guitarras MIDI - que também causaram muita discussão nos anos 80 -, a Variax utiliza a vibração da corda, analisando a forma (shape) do sinal, substituindo-a instantaneamente pelo timbre dos instrumentos modelados.
O corpo do instrumento é feito em Alder e seu braço é feito em bordo (maple) com escala em pau-rosa. O braço do baixo pode ser substituído por qualquer braço, seguindo a preferência do usuário. Como padrão, a Variax Bass 700 vem com encordoamento .045. Um detalhe interessante sobre encordoamentos: de acordo com a Line 6, a Variax Bass 700 se comporta como um baixo analógico comum em relação à mudança dos tipos de corda com a mudança do timbre.
O funcionamento do Variax Bass 700, pelo visto, é quase idêntico ao de um contra-baixo elétrico comum, exceto pela necessidade de uma fonte de energia, que funciona também como uma Direct Box chamada de XPS-DI (inclusa). A fonte pode ser substituída por um par de pilhas alcalinas, que lhe garantem de 12 a 14 horas de autonomia, ou por uma bateria de 9 volts, que oferece autonomia de uma a duas horas. O uso desse tipo de fonte de energia é indicado especialmente no caso de utilização com sistemas sem-fio.
Outro detalhe que diferencia o Bass 700 dos baixos convencionais é, também, seu principal atrativo. O instrumento é capaz de emular o som de 24 tipos de contrabaixos, de Rickenbacker ao baixo do clássico sintetizador MiniMoog. Esses 24 instrumentos se dividem em dois grupos de 12. Para fazer a comutação de grupos, o knob de volume funciona como um botão tipo shift do teclado do computador e o último knob funciona como o seletor de modelo. Para que o músico não se perca em palcos escuros, os grupos são identificados por luzes coloridas, verde e vermelho, que apontam para o knob seletor de modelo.
A Line 6 também desenvolveu uma interface integrada a um software chamado Variax Workbench, que transforma o músico em um verdadeiro luthier virtual. O software oferece uma infinidade de tipos de corpos de guitarra, posição de captadores e todos os artifícios para que o músico possa personalizar a sua guitarra. Com a interface, o usuário conecta sua Variax ao computador e carrega todas suas personalizações. Por enquanto, essa ferramenta só funciona com as guitarras da linha Variax, mas é uma questão de tempo o lançamento do software para o Variax Bass.
SIGLA
GRUPO VERDE
GRUPO VERMELHO
VINJ
Fender Jazz Bass - 1961
Jazz Bass c/corda Flatwound -1960
MODJ
Fender Deluxe Jazz Bass-2004
Jazz Bass Fretless - 1961
PREBASS
Fender Precision Bass - 1963
Precision c/ corda Flatwound - 1958
MANTA
Music Man Sting Ray - 1977
Modulus Flea Bass - 2003
CLANG
Rickenbacker 4001 - 1971
4001 c/ corda Flatwound - 1963
HOLLOW
Danelectro Longhorn Bass-1966
Höfner 500/1 c/ corda Flatwound
THUMP
Gibson Thunderbird 4 - 1963
EB-2D c/ corda Flatwound - 1966
MODERN
MTD 535 escala de 35" - 2002
Warwick Thumb - 2003
ALCHEMY
Alembic Long Scale - 1978
Steinberger XL2 - 1984
8&12
Hagström H8 - 1968
Hamer B12A - 1994
ACOUSTIC
Tacoma Thunderchief
Kay M-1 - 1949
SYNTH
Mini Moog Bass
Som de baixo de synth moderno