Primeira Vista
Mesas Ciclotron CSM IS-C e CMS IS-R
Blindagem Contra Rádio-Freqüência

Encontrar um diferencial para o seu produto é um desafio cada vez mais difícil para as empresas de áudio. Em um mercado ocupado por fabricantes de todas as partes do mundo - principalmente, do Primeiro - o investimento da Ciclotron em pesquisas representa a diminuição do lucro imediato e demonstra a aposta num futuro de mais qualidade e numa equiparação técnica com os produtos importados. Foi investindo em tecnologia que a Ciclotron lançou sua nova linha de mesas de 16 canais: a CSM 16.4 IS-C e a CSM 16.4 IS-R. Com diversos filtros espalhados por todas as suas seções, as mesas apresentam como diferencial o isolamento das interferências de AM, FM, VHF e UHF - presentes em muitas de suas situações de uso.
As novas mesas da Ciclotron CSM 16.4 IS C e CSM 16.4 IS R são consoles de 16 canais, contendo quatro canais de submasters (subgrupos) com saída balanceada. A característica dessas mesas é apresentar canais mono e estéreo com dois tipos de entrada, insert, equalizador, pan, fader de 60mm e vários endereçamentos. A diferença entre o modelos "C" e "R" é em relação aos canais 9 a 16 que, enquanto no primeiro são mono, no segundo são quatro pares estéreo.
Os Filtros
Filtros EMIFIL (Electromagnetic Interference Filter ou Filtro Contra Interferência Eletromagnética) foram colocados em diversas posições da mesa, e atuam com atenuação de 18dB por oitava. Além desses, as mesas também possuem um filtro AC Line EMIFIL, que imprime a mesma atenuação só que no cabo de alimentação AC. Veja abaixo a distribuição dos filtros nas mesas:
Os Equalizadores
Os canais mono e estéreo diferem-se, principalmente, com relação aos equalizadores. Enquanto os equalizadores dos canais mono oferecem o controle de médios semi-paramétrico, os canais estéreo têm duas freqüências fixas nesta faixa de atuação. Os controles para os canais mono são: agudos (±15 dB em 12kHz), médios (±15 dB com varredura entre 100 Hz e 10kHz) e graves (±15 dB em 80Hz). Já os canais estéreo oferecem controle de agudos em 10kHz (±15 dB), controle de médios-agudos em 2,5kHz (±15 dB), controle de médios-graves em 800Hz (±15 dB) e controle de graves em 100Hz (±15 dB);
Conclusão
Com um projeto simples e funcional, a Ciclotron conseguiu produzir uma mesa de operação bastante amigável e com recursos suficientes para uma sonorização de pequeno a médio porte. Some a isso um importante diferencial: imunidade contra interferências de radiofreqüência. Juntando essas peças, chega-se a um produto 100 % nacional pronto para competir com qualquer similar internacional.
Visite
www.ciclotron.com.br para obter mais informações, ou entre em contato com a empresa pelo telefone (14) 3642-2000.
Paulo Mills é engenheiro, produtor musical e sócio do estúdio Mills.