RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Internacional
Devagar e Sempre - Parte II
113a Convenção Internacional da AES reflete a situação da indústria
Lígia Diniz
Publicado em 01/12/2002 - 00h00
Electro-Voice
A EV levou lançamentos na linha de microfones RE, com o modelo RE510, um supercardióide de mão. Também foi lançado o novo CDR-1000, rack com receptor duplo, que complementa o sistema de microfone sem fio RE-1 UHF e inclui inovações como o ClearScan, seleção automática de canais, Sound Check Screen e freqüências com até 950 canais. Ainda no estande da Electro-Voice estava à mostra o novo sistema sem fio de microfones de teste, o RTM-1000, para uso em análises de áudio, permitindo ao engenheiro testar diferentes pontos da sala sem precisar deslocar o equipamento de medida.
www.electrovoice.com

Shure
A fabricante americana de microfones mostrou na AES o condensador SM86, o mais novo microfone da famosa linha SM desde 1992. O cardióide traz uma resposta de freqüência de 50Hz a 18kHz e, como os outros da linha, foi projetado para voz ao vivo, trazendo integrados uma tela de proteção dupla e filtro anti-pop. Outra novidade da Shure é a adição de três novos modelos à linha KSM, de condensadores para instrumentos. O KSM141 pode ser usado como cardióide ou omnidirecional (o usuário seleciona através de uma chave), tendo ainda um filtro de três posições (0, 15 e 25dB) para baixas freqüências, que limita o ruído de fundo. O KSM137 é a versão exclusivamente cardióide do 141, sendo indicado para o uso em violões, overheads e hi-hats. Por fim, o KSM109, cardióide, é o mais barato dos três. Ele oferece resposta de freqüência de 20Hz a 20kHz e é equipado com uma chave de atenuação (15dB) para acomodar fontes com altos SPLs.
www.shure.com
 
Linha KSM, da Shure

Telefunken
Um dos produtos mais badalados da AES foi o relançamento do clássico microfone valvulado Ela-M 251, que está sendo produzido agora pela Telefunken USA, de acordo com as especificações originais alemãs, feito a mão e será vendido nos Estados Unidos por mais de US$10 mil.
www.telefunkenusa.com


PRÉ E PERIFÉRICOS


CraneSong
O mais novo produto da Crane é o IBIS, um equalizador de quatro bandas, com freqüências selecionáveis de 32Hz a 22.35 kHz. O controle de largura de banda também pode ser ajustado de 0,1 a 4 oitavas por banda. O filtro low-cut pode ser selecionado de 20 a 150Hz com slopes de 12dB ou 24dB.
www.cranesong.com

dbx
Uma nova série de equalizadores gráficos foi lançada este ano em Los Angeles pela dbx, com preços mais acessíveis. A 2-series tem Q constante, faixas de reforço/corte selecionáveis entre ±6 e ±12 dB., transformador toroidal interno e resposta de freqüência de 10Hz a 50kHz. Os equalizadores estão dispo-níveis em 31 bandas duplas, 15 bandas duplas e 31 bandas simples. Outra novidade da dbx foi o lança-mento do DriveRack 260, sistema de equalização e controle de falantes.
www.dbxpro.com

Earthworks
O destaque da Earthworks foi sua linha de pré-amplificadores, com o 1021, 1022 e 1024, que utilizam a tecnologia de distorção zero. Com um, dois e quatro canais respectivamente, o 1021, o 1022 e o 1024 têm resposta de freqüência de 2Hz a 100kHz em 0.1 dB.
www.earthworksaudio.com

Klark-Teknik
A Klark-Teknik apresentou o seu novo equalizador digital com dois canais, o Helix DN9340. As principais funções do lançamento são o equalizador gráfico duplo de 31 bandas com cinco modos de operação selecionáveis, o equalizador paramétrico duplo de 12 bandas, equalizador dinâmico, quatro filtros configuráveis por canal e delay configurável de até um segundo por canal. O equalizador dinâmico é chamado Threshold Dependent Dynamic e é uma criação da KT e possibilita ao usuário selecionar uma freqüência, aplicar o Q e programar os níveis para aquela freqüência. Para os usuário das mesas Midas Heritage ou Legend, o DN9340 traz vantagens, podendo ser, depois de conectado e programado, ativado como uma função solo na mesa.
www.klarkteknik.com

Lexicon
A Lexicon lançou um novo processador estéreo. O MPX550 é um reverb com dois canais, processamento em 24 bits, com entrada e saída analógicas balanceadas e digitais S/PDIF. O MPX550 oferece 255 presets (além de 64 que a serem definidos pelo usuário) com programas de reverb em true stereo tradicionais e programas que combinam dois efeitos independentes, além de oferecer compressão digital em quatro configurações diferentes. O processador inclui ainda outros efeitos, como Ambience, Plate, Detu-ne, Delay de 5.5 segundos e Echo. Outras novidades da Lexicon incluem a versão estéreo do Lexicon 960L, denominada 960LS, e a opção de software Logic7 UpMix, que faz parte da versão 4 do software da Lexicon e está disponível a todos os usuários registrados do 960L. O Logic7 permite a criação de sinais digitais de surround a partir de fontes estéreo.
www.lexicon.com

 
Reverb MPX550, da Lexicon

M-Audio
O Tampa é um pré-amplificador para microfones e instrumentos, com uma nova tecnologia chamada Temporal Harmonic Aligment, que promete dar um som de válvula à tecnologia de transistor. O Tampa vem ainda com saída digital direta.
www.m-audio.com

Millenia
A Millenia mostrou na AES um protótipo do novo direct box Twin Direct, mais um membro da família Twin Topology. O Twin Direct oferece três opções de impedância - 1/2, 2 e 20 megohms - e escolha entre estágio de entrada a válvula ou a transistor.
www.milleniamedia.com

tc electronic
A tc electronic ocupou uma sala onde fez a demonstração de seus produtos, com algumas novidades. O carro-chefe foi o P2 Level Pilot, um processador para pós-produção e broadcast. O P2 inclui um compressor de cinco bandas, modo DXP e limitador Brickwall, que usa up-sampling, processamento em 48 bits e constantes de tempo adaptáveis para reduzir níveis de pico e distorção em intersample.
Outro lançamento foi a plataforma Reverb 6000 - Halls of Fame, com reverb 6.1. As funções especiais ficam por conta da adaptação ao formato multicanal, com simulador de ambiente de seis canais. Além disso, o Reverb 6000 oferece a opção entre modos de alta resolução e sons característicos, originais dos primeiros reverbs digitais. O "Halls of Fame" do nome se deve a presets criados por nomes famosos na indústria do áudio.
www.tcelectronic.com
 
P2 Level Pilot, da tc

Gravação e Masterização


Apogee
A novidade da Apogee para a feira foi a notícia de que os produtos mais recentes da Yamaha - como as consoles digitais DM2000 e 02R96 - já são compatíveis com suas placas de conversão AP8 YGDAI, com sample rate de até 96kHz.
www.apogeedigital.com

BIAS
O novo plug-in da BIAS, Sound Soap, como diz o nome, limpa o áudio (soap quer dizer sabão em inglês), removendo ruídos desnecessários de praticamente qualquer formato de mídia, e opera em Mac ou PC.
www.bias-inc.com

Cakewalk
A Cakewalk estava com a versão 2.1 do Sonar, disponível para download para os usuários do programa em sua versão 2.0. As mudanças incluem suporte para OMFI e Broadcast Wave, Windows Media 9 e Mackie Control.
www.cakewalk.com

Cedar
No estande da Cedar a novidade era o plug-in para redução de ruído e restauração de áudio Cambridge, totalmente automatizado, escalável até oito canais e capaz de processar áudio de 96kHz em tempo real. O software inclui DeClickle (de-clicker/de-crackler), NR-4 (de-hisser), EQ, analisador de espectro, deBuzz e deClip.
www.cedaraudio.com

DigiDesign
Com um dos maiores e mais disputados estandes da AES, onde o usuário podia testar diversos plug-ins em diferentes workstations. Mas a maior atração ficou por conta da prévia do Pro Tools 6, que deve estar disponível este mês nos EUA e no início de 2003 por aqui. O novo software traz a adaptação do HD ao Mac OS X, com nova interface e novidades na mixagem, armazenamento e nas funções de MIDI. Entre as novidades da nova versão, aparece o Digibase, um utilitário de navegação semelhante ao Explorer do Windows ou ao Finder do Mac, capaz de facilitar a organização de arquivos em sessões complexas. A área de MIDI foi reforçada com a inclusão do Groove Quantizer, que permite melhorar o feeling das levadas.
www.digidesign.com

JLCooper
A californiana JL Cooper, que andava meio sumida, veio este ano com uma mini-novidade. A CS-32 MiniDesk é uma superfície de controle que cabe literalmente na palma da mão e pode ser usada com a maioria dos softwares de áudio, como Pro Tools, Nuendo, X-Track e Logic. São 32 canais que dão acesso à maioria da funções mais usadas destes programas. A idéia é ser usada com notebooks em unida-des portáteis de gravação.
www.jlcooper.com

Mackie
Na área de superfícies de controle, foram dois os lançamentos. A Baby HUI (Human User Interface) trabalha com workstations em PC ou Macintosh, incluindo Pro Tools e MOTU Digital Performer, além da Soundscape 32, da própria Mackie. A interface é baseada em faders motorizados e sensíveis ao toque. São oito canais. O outro lançamento foi a Mackie Control, uma superfície de controle com nove faders sensíveis ao toque, que pode ser usada com Soundscape, Digital Performer, Nuendo e Cubase.
www.mackie.com

Magix
A alemã Magix, nada conhecida por aqui, chamou a atenção de alguns com o Sequoia 7, uma Workstation baseada em Windows que trabalha em 24 bits e 192 kHz, e pode ser usada da gravação à masterização. A DAW suporta plug-ins VST e controles externos como o Mackie Pro Control. Outro produto da empresa é o Samplitude 7.0, para autoração, gravação e edição.
www.samplitude.com

Manifold Labs
Esse foi um dos estandes mais disputados da feira graças ao lançamento do Plugzilla, um processador de feitos que roda praticamente qualquer plug-in VST (Steinberg). São quatro canais de 96kHz/24 bits com entrada e saída analógica XLR e SPDIF.
www.plugzilla.com
 
Plugzilla, da Manifold

Native Instruments
A Native Instruments segue como uma das marcas mais populares de sintetizadores virtuais. Na AES, não foram muitas as novidades, mas mesmo assim o estande esteve sempre cheio. Um dos lançamentos foi a versão 2.0 do software Traktor DJ Studio, agora disponível para Macintosh OSX, e incluindo algumas novas funções, como macros de scratch livremente programáveis, que permite ao DJ pré-programar como serão os scratchs das faixas. Outra novidades são a Reaktor Electronic Instruments, com sete novos instrumentos, especiais para música eletrônica, e o série Sound Line de CD-ROMs com samples e presets de sintetizador para uso com os sofwares da NI. Também estavam lá a versão 1.1 do sampler Kontakt para Mac e PC e o a última versão do synth anlógico virtual Pro-53.
www.native-instruments.com

Sadie
A Sadie foi uma das companhias que se destacaram no lançamento de produtos projetados para acompa-nhar os novos formatos de áudio de alta-resolução. A marca uma nova linha workstations, a Series 5, adaptada às tecnologias PCM e DSD, com maior capacidade de processamento e suporte para plug-ins DirectX. São quatro modelos: DSD8, DSD2, PCM4 e PCM8. A DSD8 (oito canais) e a DSD2 (dois canais) são plataformas para masterização que suportam todos os formatos de alta-resolução, com processamento em 64 bits. A PCM4 entra no lugar da RADiA, sendo o modelo mais acessível da nova linha, com quatro canais, enquanto a PCM8 segue a linha, mas com oito canais.
www.sadie.com

Sony
A Sony anunciou alguns novos plug-ins da Oxford para os sistemas das linhas TDM e Powercore, mas eles só estarão disponíveis a partir de janeiro. O Inflator, para masterização, promete mais pressão na finalização sem achatamento audível de picos.
www.sonyproaudio.com

SPL
Carro-chefe da fabricante alemã, a MMC1 foi um das destaques na área de masterização. Embora tenha sido lançada no final do ano passado, a console e centro de comando estéreo/surround ainda chamou a atenção de muitos visitantes. Totalmente analógica, a MMC1 é uma mesa de oito canais, compatível com os formatos DVD-Audio e Super Audio CD, que pode ser utilizada para masterização em estéreo, 5.1, 6.1 e 7.1. Ainda na área de masterização, a SPL mostrou também seu equalizador analógico PQ, que oferece equalização com Q proporcional ou constante, selecionável por banda.
www.soundperformancelab.com

Tascam
A Tascam lançou o SX-1, uma plataforma digital que inclui mixer 5.1, seqüenciador MIDI e gravador de hard disk, tudo integrado ao sistema de controle de monitoração surround DS-M7.1.
www.tascam.com

Steinberg
A alemã levou a Los Angeles a versão 2.0 do Nuendo, workstation para Windows 2000/XP e Mac OS X. O novo software foi projetado para trabalhar com surround. Todas as entradas, pistas de áudio, grupos e saídas oferecem até 12 canais, preparados para trabalhar em 5.1, 7.1 ou até 10.2. Outras mudanças incluem a possibilidade de personalizar as configurações das entradas e saídas em multi-canais. Além disso, diversos buses de entrada e saída podem ser utilizados ao mesmo tempo, em qualquer configuração - mono, estéreo ou surround - e o usuário pode ainda simular diferentes ambientes de monitoração.
www.steinberg.com

TC Works
A TC lançou na AES o Assimilator, um plug-in de processamento para Powercore que analisa a curva de equalização de qualquer mixagem de referência e transporta para o material com que o usuário pretende trabalhar. O processamento é feito pelo Powercore, deixando a CPU do Mac ou PC livre para outras atividades.
www.tcworks.de

Universal Audio
A parceria entre Mackie e Universal levou à AES a nova versão da placa UAD-1 com saída e entrada ADAT. Batizada de UAD-8 I/0, a placa traz uma interface ótica para ADAT que suporta sample rates de 44.1kHz a 192 kHz, sem necessidade de placa PCI para PCs. Foi lançada também a versão 3.0 do softwa-re para a placa UAD-1, com suporte para múltiplas placas. A Universal Audio anunciou também os novos Powered Plug-ins.
www.uaudio.com

Waves
A israelense acabou de fazer dez anos e lançou alguns novos produtos. O 360o Surround Toolkit é um conjunto de ferramentas para sistemas Pro Tools HD e Mix (baseados em Mac). O Restoration agora já está disponível para HD e a coleção Renaissance agora funciona na Digi 002, além de ter sido lançada a versão 3.6 de toda linha de produtos para a linha Pro Tools.
www.waves.com

Yamaha
A Yamaha lançou a workstation AW16G, para uso em estúdio ou gravação ao vivo. A DAW inclui gravador de 16 pistas em hard disk e efeitos para voz e guitarra, além de um gravador de CD. A AW16G grava até oito pistas simultâneas de 16 bits.
www.yamaha.com/proaudio


Outros


Neutrik
A Neutrik levou à AES duas novas linhas. A EtherCon é uma série de conectores estilo RJ-45, com receptáculo não protegido, com oito contatos, corrente de 1.5A e capacidade para até 1000V. A outra novidade foi o SpeakOn SPX NL4FX, um sistema de conectores para amplificadores e caixas acústicas, capaz de transmitir a carga de amplificadores de mais de 1000W.
www.neutrik.com

Ultrasone
Entre as curiosidades que chamaram a atenção do público, estavam os headphones da alemã Ultrasone, baseadas na tecnologia S-Logic Natural Surround Sound, que procura produzir um som surround o mais próximo do natural possível. Para isso, os falantes são posicionados de forma não centralizada, ao contrá-rio da maioria dos headphones, que dão a impressão de tocar "dentro da cabeça" do ouvinte, porque têm os falantes direcionados para o canal de audição. Muita gente passou no estande dos alemães e levou o modelo HFI-2000 para casa.
www.ultrasone.de


TEC Awards premia os destaques do áudio internacional


Todo ano, a Mix Foundation for Excellence in Audio aproveita a convenção da AES nos EUA para apresentar os vencedores do prêmio TEC (Technical Excellence & Creativity), que é entregue às empresas e profissionais que mais chamaram a atenção no setor de áudio profissional. Este ano não foi diferente e a cerimônia do 18o TEC Awards foi realizada no dia 07 de outubro.
Além dos 24 prêmios para conquistas técnicas e criativas, a indústria festejou também alguns profissio-nais por sua carreira no áudio. O engenheiro de som Geoff Emerick - responsável "apenas" por gravações históricas dos Beatles - entrou para o Hall da Fama, sendo homenageado por alguns dos mais celebrados engenheiros e produtores da atualidade no EUA, como Al Schmitt, Elliot Scheiner e George Massenburg. Já o músico Robbie Robertson, do grupo The Band, recebeu o prêmio Les Paul, entregue a pessoas ou companhias que contribuíram para a indústria musical.
Confira a seguir todos os vendedores do TEC Awards 2002:
Produtos
Amplificador: Bryston 6B-ST
Pré-amplificador: George Massenburg Labs 2020
Microfone para uso ao vivo: AKG C900
Microfone para estúdio: Neumann M150
Tecnologia sem-fio: Shure ULX
Alto-falante para uso ao vivo: Subwoofer JBL Mpro MP418SP
Monitor para estúdio: Mackie HR-624
Instrumento musical virtual: Reason (Propellerhead)
Processador digital de sinais (hardware): Eventide Eclipse
Processador digital de sinais (software): Waves Restoration Bundle
Gravador: Mackie MDR24/96
Workstation: Digidesign Pro Tools HD
Mesa para uso ao vivo: Midas Venice
Mesa de pequeno formato: Tascam DM-24
Mesa de grande formato: SSL MT Production
Equipamento auxiliar: Headphones Sennheiser HD280
Projetos/Profissionais
Estúdio: Right Track Studio A509 (Nova York) / Janson Design Group
Turnê: U2 / Clair Brothers (engenheiro de P.A.: Joe O'Herlihy)
Gravação ao vivo: Concerto para Nova York (Remote Recording Services / MTV)
Som em cinema: O Senhor dos Anéis - Sociedade do Anel (Sound Designer: David Farmer)
Som em TV: Late Show com David Letterman
Single/faixa: The Space Between (Dave Matthews Band) / Gravação: Karl Derfler; mixagem: Chris Lord-Alge; produtor: Glen Ballard; estúdio: Conway Studios (Los Angeles); masterização: Bob Ludwig
Álbum: The Look of Love (Diana Krall) / Gravação e mixagem: Al Schmitt; produtor: Tommy LiPuma; estúdio: Avatar Studios (Nova York); masterização: Doug Sax e Robert Hadley
Esta matéria foi realizada com a colaboração do engenheiro Paulo Lima, da empresa carioca Ground Control.
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.