Baseado no sistema line-array antecessor X-Line, a ElectroVoice lança o novo XLC - uma espécie de irmão caçula. Trata-se de um mini line-array - mais compacto - específico para ambientes que sejam pequenos demais para um sistema de Line-Array convencional e grande demais para prescindir deste tipo de solução. São alvo deste produto as pequenas casas de espetáculo, todas as instalações esportivas, igrejas e outros locais de médio porte.
O Conceito do Sistema
O sistema XLC foi desenvolvido com a proposta de ter múltiplas utilizações. Tendo isso em vista, a empresa já preparou o equipamento para comercialização em duas versões: para instalações fixas e turnês. Apesar de a diferença ser pequena, sendo notada apenas no sistema de montagem, o objetivo da EV foi oferecer variações entre a robustez de encaixes reforçados e a leveza de peças simples. Outra vantagem apresentada pela empresa é a possibilidade de as caixas serem montadas por apenas uma pessoa, uma vez que cada uma delas pesa em torno de 50 kg.
As unidades do sistema são três gabinetes denominados XLC127, XLC127+ e XLC 118.
O XLC 127 é uma caixa de três vias que utiliza alto-falante de baixas freqüências (LF) de 12", dois transdutores para freqüências médias (MF) de 6,5", dispostos de forma a gerar frentes de onda planas com 120º de cobertura horizontal, e também dois transdutores para as freqüências altas (HF) que emitem uma frente de onda em 120º através de um novo gerador de ondas planas verticais. O sistema pode ser usado acoplado a um amplificador triamp ou a um biamp utilizando duas vias e um sofisticado sistema de divisão de freqüências passivo de médias e altas.
A versão plus (XLC 127+) possui as mesmas características listadas acima, com uma única diferença: os drivers de freqüências altas deste modelo são de 3" (3 polegadas ou 76mm) enquanto os anteriores são de 2" (2 polegadas ou 51mm).
Para prover o ouvinte com sub-graves sólidos, a EV desenvolveu também o XLC 118, dotado de um alto-falante de 18". Outra facilidade do produto é o software que o acompanha, tanto para dimensionamento quanto para especificação do posicionamento das caixas. Com esse programa, o usuário pode definir a configuração mais apropriada do array, os ângulos entre as caixas e outras especificações críticas.
Radiografia das Caixas
- XLC 127
É uma caixa acústica de três vias com ângulo de cobertura horizontal de 120o e cobertura vertical de 7o. O sistema inclui um alto-falante DL12ST de 12 polegadas (para freqüências baixas), dois alto-falantes DM65 de 6,5 polegadas (para freqüências médias) e dois drivers DH2T-16 de 2 polegadas. O XLC possui um crossover ajustável que opera com duas ou três vias, de acordo com o amplificador empregado. Assim como os outros dois modelos da série, o XLC 127 utiliza um gabinete trapezoidal de 8o entre as faces superior e inferior e a estrutura de encaixe padrão XLC 8o, em suas duas laterais.
-XLC 127+
É uma caixa acústica de três vias com ângulo de cobertura horizontal de 120o e cobertura vertical de 7o. O sistema inclui um alto-falante DL12ST de 12 polegadas (para freqüências baixas), dois alto-falantes DM65 de 6,5 polegadas (para freqüências médias) e dois drivers ND6-16 de 3 polegadas.
-XLC 118
É uma caixa acústica para emitir sub-graves através de um único alto-falante de 18 polegadas, o EVX180B. O XLC 118 utiliza um gabinete trapezoidal de 12o entre a face superior e a inferior, além da estrutura de encaixe padrão XLC 12o, em suas duas laterais.
Conclusão
Do ponto de vista do mercado, o XLC 127 vem preencher uma lacuna importante: os eventos de médio porte que necessitam de um projeto cuidadoso de cobertura de platéia. É muito comum que orçamentos menores não permitam a contratação de uma correta sonorização em um espaço complexo, como teatros por exemplo. Nesses casos, a existência de um sistema de line array, já com software incluído, pode dar a um engenheiro novato a chance de realizar um excelente trabalho, com caixas de primeira e um software gratuito e amadurecido a tiracolo.
Visite
www.electrovoice.com ou
www.pridemusic.com.br para obter mais informações, ou ligue para a Pride (11) 6975-2711.
Paulo Mills é engenheiro, produtor musical e sócio do estúdio Mills.