RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Primeira Vista
Processador DN 9848 da Klark-Teknik
Tudo na Mão
Paulo Mills
Publicado em 01/11/2002 - 00h00
divulgação
 (divulgação)
Engana-se quem acha que estão nos estúdios de gravação os mais completos engenheiros de áudio. A sonorização de um show ou evento passa, em tempo real, por todas as etapas de uma produção fonográfica de estúdio. A captação do som do palco (microfonação), a mixagem e o ajuste dos compressores/limitadores da saída da mesa (masterização) se eqüivalem - em termos de princípios técnicos e equipamentos - aos procedimentos para uma produção fonográfica em estúdio. Entretanto, alguns aspectos de uma sonorização são exclusividade do setor como, por exemplo, o alinhamento do PA e configuração de crossovers e delays. É nesse nicho que a Klark-Teknik investe ao lançar no mercado o processador DN9848: uma ótima ferramenta para lapidar o som de qualquer espetáculo.

O DN9848 é um sistema de gerenciamento digital de crossovers e alto-falantes altamente configurável. Ele contém quatro entradas e oito saídas, todas analógicas e balanceadas. Entre as opções de roteamento, o usuário pode escolher, para cada canal de saída, uma das seguintes fontes:
- Entrada A;
- Entrada B;
- Entrada C;
- Entrada D;
- Entradas A e B somadas com atenuações de 3 dB;
- Entradas C e D somadas com atenuações de 3 dB;
- Entradas A, B, C e D somadas com atenuações de 6 dB.
Embora utilize um processador totalmente digital, o DN9848 mantém o mesmo padrão de funcionamento e a mesma qualidade sonora das unidades analógicas de alta qualidade, segundo a Klark-Teknik. As possibilidades de alterar roteamentos e programar/memorizar delays já são diferenciais bastante interessantes. Além disso, os filtros precisos, os compressores e limitadores, o controle de ganho e os equalizadores nos canais de entrada ou de saída, completam o leque de ferramentas do aparelho.

Os Canais de Saída

Cada canal de saída oferece filtros passa-altas e passa-baixas configuráveis para definir as características do crossover, assim como seis estágios de equalização paramétrica que podem ser usados para compensar características do sistema ou mesmo das caixas acústicas utilizadas. Os delays de saída podem atrasar até 300ms, para alimentar torres de repetição locadas a uma distância de até 100 metros do PA principal. Controle de ganho, chave mute e um limitador de picos também estão em cada um dos oito canais de saída, que possuem seções de correção de fase que se referem às freqüências de corte dos respectivos filtros passa-baixas e são ajustáveis em passos de cinco graus, indo de 0 a 180o. As possibilidade de filtragem do crossover são várias, conforme tabela.

Tipo Número de dB/ oitava
Passa-Altas 12 ou 24
Butterworth 6, 12, 18, 24, 36 ou 48
Linkwitz-Riley 12 ou 24
Bessel 12, 18, 24, 36 ou 48

Memórias

As memórias para armazenamento e consulta das configurações mais comuns são distribuídas entre seis User, 32 do sistema e 99 de fábrica. As memórias do sistema são destinadas às configurações já definidas e salvas, enquanto as seis do usuário servem para comparar possibilidades diversas antes de se definir os ajustes ideais. Os presets de fábrica incluem ajustes de crossovers para os sistemas de alto-falantes Electro-Voice mais comuns e também de outros fabricantes.

Especificações Técnicas

Os ganhos dos canais de entrada são ajustáveis em passos de 0,1 dB entre -40 dB e +10 dB, além da posição off.
Os equalizadores paramétricos atuam entre 20Hz e 20kHz, com 21 posições para cada oitava, podendo gerar +6dB ou -18dB numa largura de banda entre 3 e 0,08 oitavas. O incremento dos equalizadores é também de 0,1 dB.
Os compressores oferecem threshold entre -10dB e +21dB com incrementos de 0,1dB. O tempo de ataque varia de 40µs até 100ms, o release de 10ms a 2s, a taxa entre 1:1 e 1:5 e o knee entre hard e soft.
Nos canais de saída, os seis equalizadores paramétricos atuam entre 20Hz e 20kHz, com 21 posições para cada oitava, podendo gerar +12 ou -12dB numa largura de banda entre 3 e 0,08 oitavas, em incremento também de 0,1dB.
Os equalizadores 1 e 6 têm como diferencial a possibilidade de atuarem como shelf (respectivamente, de graves e de agudos) com slope de 6dB/oitava ou 12dB/oitava.
Além disso, a reversão de fase e o limiter look ahead são os complementos do processamento de saída. O ganho das saídas são ajustáveis entre -40dB e +12dB.

Conclusão

Com um espaço de rack, o DN9848 pode ser uma verdadeira mão-na-roda para sonorizações das mais diversas dimensões. O fluxograma acima ilustra a quantidade de ferramentas disponíveis e mostra o poder de processamento do aparelho.
Quem quiser mais informações deve entrar no site www.klarkteknik.com, ou em contato com a Libor (11) 3104-8339.

Paulo Mills é engenheiro, produtor musical e sócio do Estúdio Mills no Rio de Janeiro
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.