RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Lugar da Verdade
Educação é a solução
Enrico De Paoli
Publicado em 13/08/2015 - 00h00
Essa frase anda na moda. Estamos vivendo problemas graves no país decorrentes da falta dela - a educação. Mas quase sempre que falamos em educação (e sempre que o governo fala), estamos nos referindo à educação acadêmica, quando, na verdade, existem várias formas de ser educado. Desde ter um diploma pendurado na parede a simplesmente ser cortês com pessoas ao redor.

Dentre as várias maneiras de praticar a educação, uma é ser interessado pela informação. E, recentemente, durante um dos meus treinamentos Mix Secrets, me peguei contemplando como aqueles seminários me realizavam pelo fato de ali eu sempre encontrar pessoas interessantes, calmas, e, apesar das suas diferenças, todas tinham algo em comum: o encantamento pelo aprendizado.

Na verdade, a conta é simples: quem realmente quer aprender não está interessado em "pulo do gato", em um truque que permita a eles parecer que são bons no que fazem. As pessoas mais interessantes querem ser realmente boas. Note que terminei a frase no "boas" porque elas não querem ser boas apenas no que fazem - elas querem ser boas em tudo. Boas pessoas.

Bem, neste momento da nossa página aqui, me lembro que há pouco mais de um ano escrevi um artigo para esta nossa última página da Áudio Música & Tecnologia cujo título era "Música não é Formula 1". Ao mesmo tempo em que queremos ser bons (e bons no que fazemos), aprendemos que, melhor do que competir com os outros, é aprender com os outros. Quando percebemos que não adianta ficar dando chutes e que bons resultados não são questão de sorte é que começamos a obtê-los, através da educação.

Posso dizer que, apesar de música ser uma área em que conhecemos pessoas atípicas, algumas totalmente autodidatas, outras mais zen, outras com pouca disciplina acadêmica, foi através da engenharia de música que eu conheci as pessoas mais perfeccionistas, mais caprichosas. As que não se contentam simplesmente em entregar um trabalho e que não medem esforços para conseguir chegar (ou ultrapassar) no que elas pensam ser o melhor possível. E pra quem, como eu, gosta de excelência, isso é um verdadeiro presente da vida.

Encerro nossa última página desse mês parabenizando e agradecendo a todos os perfeccionistas por aí. Todo mundo que não cansa de descobrir novos jeitos, novas ferramentas, novos métodos, todos que viram noites, ou os que acordam cedo (acho que estes são a minoria neste ramo) a fim de chegar a resultados maravilhosos independentemente da exigência do cliente, do artista, da gravadora, do contratante ou de quem for. Ninguém é capaz de exigir mais de um profissional do que ele próprio quando existe o prazer pela excelência. Estudar incansavelmente e praticar as novas informações é o único caminho para nos fazer sermos melhores no que fazemos. Ou simplesmente melhores.

Até mês que vem.

Enrico De Paoli é perfeccionista por natureza e encontrou na engenharia de música o caminho para praticar esta paixão. Engenheiro premiado com dois Grammys, seus créditos vão de Titãs a Ray Charles. Conheça mais sobre ele e sobre seus treinamentos Mix Secrets visitando www.EnricoDePaoli.com.
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.