Ivan Aragão Cunha é como ele foi batizado, mas no mundo do som só dá Batatinha, apelido adquirido, claro, graças às semelhanças que viram entre o técnico de PA do Só Pra Contrariar e o simpático e divertido personagem do desenho do Manda Chuva.
Aos 55 anos, ele volta no tempo para nos falar sobre as origens de seu interesse pelo áudio, que estão em seu sangue. "Não tive outra opção (risos). Meu pai era técnico de gravacão da companhia cinematográfica Vera Cruz, em São Bernardo do Campo. Só dei continuidade", diz ele, acrescentando que sua história se parece com a de outros nomes da área, como Marcelo Oliveira e Marcos e Marcelo Sabóia. "Por influência de meu pai, sempre estive no meio, mas meu primeiro registro profissional em carteira foi em 1976, como sonoplasta em um restaurante", destaca Batatinha.
De lá pra cá, o técnico passou por diversas empresas: Tukasom, Poladian Produções, Troupe, Dama Xoc, Imaginasom, Sound 2000, Lugphil, Torau Equipamentos, JMA, Audio Solutions e Sunshine Eventos. Atualmente comanda sua própria empresa, a BackstageExpress.
A lista de artistas com os quais Batatinha até hoje trabalhou também é bem vasta, e inclui não apenas nomes de diferentes gêneros, mas também os de verdadeiras lendas: Rádio Táxi, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Banda G.U.E.T.O, Inocentes, Ultraje a Rigor, Zero, Camisa de Vênus, Marcelo Nova, Raul Seixas, Grupo Sereno, Grupo Rumo, Premeditando o Breque, Clube do Balanço, Fabio Jr., Wando, Amizade Sincera, Beto Barbosa, Bruno e Marrone, Banda Black Rio, Só Pra Contrariar e Alexandre Pires, com quem está, ao todo, há 20 anos.
Para Batatinha, o segredo para ser um bom profissional passa por ter caráter e bons valores. "Infelizmente, no nosso país são coisas consideradas utópicas, mas creio ser possível", afirma ele. "Fora a dedicação, a busca por atualização e fazer o maior número possível de cursos, se capacitando a cada dia mais."
Quando o assunto é planos para o futuro, Batatinha reforça a vontade de querer se aperfeiçoar e de investir em sua empresa. "Como meu trabalho e hobby são os mesmos, quero poder estudar, fazer treinamentos em outros segmentos da área de sonorização, como sound design, e dedicar mais tempo à BackstageExpress, que nasceu de um sonho meu e do Paulo Braguetto e da nossa ideia de amparar bandas e quem mais precisar no meio, oferecendo um suporte diferenciado."
BATE-BOLA
Console: Tive a honra de ser o primeiro a viajar com a DiGiCo SD8 no Brasil, e hoje viajo com a Avid Venue S3L-X. Estou gostando muito. É um conceito novo de console, muito compacto, mas não pequeno, pois oferece 64 canais e tem uma sonoridade incrível.
Microfone: Dificil dizer um, pois para cada aplicação existe um que se sai melhor. No estúdio gosto do AKG 414 exatamente por ser um coringa. Mas reforço que depende muito do instrumento ou voz.
Equipamento: Aquele que me proporcione fazer meu trabalho com a maior qualidade e confiabilidade
Periférico: Muitos vão rir, mas o meu preferido é o gerenciador de energia. Se ele não atuar quando precisa, nenhum dos outros vai funcionar. Gostaria, inclusive, de aproveitar para parabenizar a Pentacústica pelo seu trabalho. É uma empresa nacional que conseguiu se tornar unanimidade.
In-ear: Sennheiser SR 2000 IEM
Monitor de chão: D&B MAX2
Última grande novidade lançada no mercado: Se formos falar em consoles, sem dúvida é a Avid Venue S6 L, mas no geral creio que são os microfones sem fio com transmissão digital, dentre os quais destaco o Sennheiser D1.
Casa de shows no Brasil: Os Citibank Hall em São Paulo e no Rio de Janeiro e o Chevrolet Hall, em Recife
Melhor companheiro de estrada: Não só na estrada como em toda nossa vida - Deus
Melhor sistema de som: Atualmente duas empresas se destacam - a d&b Audiotechnik e a L-Acoustic
Processador: Mesmo estando já fora de linha, o Dolby Lake LP4D12. Se bem que agora, com os amplificadores com DSP, provavelmente serão extintos.
Plug-in: Avid Space
SPL alto ou baixo? Por que? Nem alto, nem baixo. Música não é para agredir, mas também tem que empolgar. Uma média de 98 dBs acho confortável e envolvente.
Melhor posicionamento da house mix: Centralizada é ideal pra você ter uma melhor referência, mas se conseguir, na passagem de som, dar uma volta pela área do evento, se assustará com o que vai ouvir.
Unidade móvel de gravação: Destaco o Epah, a Mix2Go e a R3 Estúdio Móvel
Técnico inspiração: Com certeza o Sr. Agnelo Lima da Cunha, meu pai. Mas há vários, inclusive bem mais novos na idade e na profissão. Um que vou citar, inclusive por ter ficado um tempo fazendo outras coisas e resolveu voltar para a estrada, é o Carlos Savalla.
Sonho na profissão: Poder viajar com o equipamento completo para todos os shows e fazer uma tour, e não shows, como diz o Walter Silva, que é algo que só os grandes nomes da música mundial conseguem.
Sonho na profissão: Poder viajar com o equipamento completo para todos os shows e fazer uma tour, e não shows, como diz o Walter Silva, que é algo que só os grandes nomes da música mundial conseguem.