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SuperTap Delay
Muito além da repetição sonora
O SuperTap Delay é um produto extremamente versátil que permite ao usuário ir muito além de uma simples repetição de um som. Ao total, é possível regular até seis delays com equalização independente, com feedback e modulação numa interface que permite ajustes de forma muito interessante. Neste artigo veremos um pouco mais sobre cada setor deste plug-in.
AJUSTANDO A POSIÇÃO NO ESPAÇO
Como dito anteriormente, é possível ter até seis delays, representados pelos círculos coloridos no gráfico do lado esquerdo superior da figura 1. A seta da imagem representa o sinal original/direto, e, ao clicar e arrastar qualquer um dos círculos, o usuário pode configurar o ganho ou panorama do delay em questão. Quanto mais para cima, maior o ganho. Esquerda e direita representam a posição do delay no espaço estereofônico.
Repare que os controles "gain" e "rotate" logo abaixo do gráfico estão alterados em conjunto com o mesmo, pois representam a mesma informação. Uma vantagem destes controles é poder digitar um valor específico com um duplo click.
AJUSTANDO A UNIDADE DE MEDIDA DE TEMPO BÁSICA
O SuperTap necessita de um "ponto de partida" para funcionar, pois todas as repetições são interações de um mesmo valor inicial. O mais comum é ajustar este valor de acordo com o andamento da música em questão. Caso a música tenha sido gravada com um click ou tenha sido alinhada com o grid e andamento do DAW (Pro Tools, Cubase, Sonar, Logic Pro etc.), basta mudar da opção "manual" para "auto" no parâmetro "sync", indicado na figura 2. Caso negativo, o jeito é deixar em manual e digitar diretamente no campo "BPM" o andamento aproximado.
Agora, a função mais interessante do SuperTap Delay, na minha opinião, é o uso do TapPad. Se o "mode" estiver regulado para "Tempo", como na figura 2, ele funciona como um Tap Tempo convencional, que define um andamento de acordo com os clicks no mouse. Porém, se estiver regulado para "Pattern", o usuário pode fazer um "tap" de um padrão rítmico e alcançar imediatamente o que deseja sem regular absolutamente nada mais. Experimente e repare que, diferentemente da primeira opção, a cada click/tap um delay é ajustado imediatamente abaixo.
ENTENDENDO O GRID E REGULANDO O ATRASO
Até este momento não regulamos o eco/delay em si. Isto porque primeiro precisamos regular o Grid, que interage diretamente com os ecos, que, na realidade, são valores relativos à unidade de medida do Grid. Ou seja, primeiro o usuário regula o grid (figura 3) para apenas depois regular o atraso de cada delay. E o cálculo será feito como o da tabela na figura 4. Ou seja, quanto mais o controle do delay estiver para a direita, maior será o atraso.
Caso o usuário queira ajustar o atraso livremente, basta desmarcar a opção "Snap", à esquerda do Grid, e, por último, também é possível visualizar as informações em milisegundos com o controle à direita do Grid. Com os atrasos definidos, pode-se aumentar a quantidade de repetições de cada um deles ajustando o parâmetro feedback.
EQUALIZANDO ECOS
No lado direito da interface temos uma sessão independente de equalização que permite ao usuário fazer com que cada eco tenha um timbre diferente do outro. Uma abordagem muito utilizada deste recurso é ativar um filtro passa-baixa para que as frequências mais altas (agudos) dos ecos sejam suavizadas.
INTERAGINDO COM AFINAÇÃO
O SuperTap também possui uma sessão de modulação que altera a afinação do material sonoro. Uma das ideias com este recurso é criar uma sutil diferença entre os ecos, a fim de enriquecer ainda mais a composição deles, mas é um recurso que, se usado com valores mais expressivos, abre mil e uma possibilidades. Para um iniciante, a melhor maneira de explorá-lo é usando os presets e observando como a modulação foi regulada.
Na modulação, temos dois parâmetros básicos que funcionam de maneira similar com outros efeitos, como o Chorus, Flanger e Phaser. "Rate" é a velocidade desta modulação/oscilação da afinação, e o "Depth" regula o quão agressivo deve ser esta mudança de afinação.
CONCLUSÃO
Não menospreze o visual mais "antigo" do SuperTap. É um processador de delay muito poderoso que oferece uma interface e uma maneira de regular muito interessante. Serve para criar ecos simples, dobras artificiais em vozes e violão, pode se transformar num Chorus muito denso, e a relação do Grid com o BPM da sessão faz dele um excelente candidato para trabalhar com música eletrônica ou qualquer outro estilo de música em que os ecos sincronizados com elementos sonoros sejam explorados.
Obrigado pela leitura, e não deixe de enviar suas sugestões para os próximos artigos.
Abraços!
Cristiano Moura é produtor musical e instrutor certificado da Avid. Atualmente leciona cursos oficiais em Pro Tools e treinamentos em mixagem na Proclass. Para envio de comentários, dúvidas e sugestões de assuntos para os próximos artigos, entre em contato pelo e-mail:
cmoura@proclass.com.br.