RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Evento
Broadcast & Cable 2012
Evento leva ao público paulista novidades em microfones e consoles, entre outros produtos para broadcast
Rodrigo Sabatinelli
Publicado em 01/10/2012 - 00h00

São Paulo, 21 de agosto de 2012. Por volta das 11 horas da manhã, no Centro de Exposições Imigrantes, deu-se início à 21ª edição da Broadcast & Cable, maior evento destinado às tecnologias para produção de TV, rádio, cinema e novas mídias da América Latina.

Nos estandes que preencheram os corredores da feira, grande parte dos expositores demonstrou de softwares para edição e produção de efeitos visuais a câmeras digitais, passando por equipamentos de iluminação e estruturas de movimento. No entanto, algumas empresas, como Pride Music, Eurobrás, Quanta AV-Pro, CV Áudio e Pinnacle Broadcast, entre outras, levaram para o evento novidades do ramo de áudio profissional.

Nos auditórios anexos à feira foram realizadas, como de costume, as plenárias do Congresso SET. Criado em 1988 pela Sociedade de Engenharia de Televisão, o congresso contou com a participação de importantes nomes do setor, como Alexandre Sano, da SET e do SBT, que ministrou palestra sobre critérios técnicos, metodologias e prazos de implementações e sanções estabelecidos para o loudness, e Rodrigo Meirelles, da TV Globo, que falou sobre inovações e ferramentas de processamento.

NOS ESTANDES, MICROFONES PARA CAPTAÇÃO EM ESTÚDIOS E EXTERNAS...

Durante os três dias de evento, circularam pelos corredores do Centro de Exposições Imigrantes um grande número de profissionais do áudio, que, na ocasião, tiveram contato com as novidades levadas pelas fabricantes e também distribuidoras de produtos do setor. No estande da Pride Music, por exemplo, o especialista de Pro Áudio da empresa, Jon Lopes, demonstrou diversos microfones da Shure, uma das marcas que a empresa representa no Brasil. Dentre eles, estiveram o VP89M, sua versão menor, VP89S, e o pequeno shotgun VP82, além do VP64A, definido por Jon como "um poderoso omnidirecional, indicado para uso em reportagens, que facilita a vida dos entrevistadores, geralmente preocupados em passar o microfone ao entrevistado".

No estande da Pinnacle Broadcast, que há mais de 10 anos atua nos mercados de vídeo, broadcast e streaming, Bruno Nogueira, da Røde, destacou as qualidades de diversos itens, como o VideoMic Pro, que, segundo ele, tem sensibilidade maior e chave de atenuação e é indicado para uso em câmeras DSLR. Bruno também falou sobre o Stereo VideoMic Pro e o VideoMic. "O primeiro conta com duas cápsulas internas, para registro em estéreo, duas opções de ajuste de nível e filtro de corte de graves. Já o VideoMic trabalha com bateria de 9 volts e tem um atenuador de -10 dB, entre outras funções", destacou, apontando, ainda, o shotgun NTG-2 como um dos destaques da empresa na feira. "Ele pode ser montado em acessórios como o famoso 'peludão', um redutor de interferências externas."




No estande da Eurobrás, que durante a Broadcast comemorava 50 anos de tradição, Ranieri Lopes Pinheiro demonstrou alguns dos microfones da Sennheiser, marca que a empresa distribui no Brasil há 40 anos. Dentre os modelos apresentados por ele, destaque para o MKH 8060 e MKH 8070, dois shotguns bastante usados em novelas, gravações externas e filmes de Hollywood. "O 8060 e o 8070 são similares ao antigo 416, no entanto, ambos contam com importantes diferenças, como atenuadores de ruídos e a possibilidade de operação em modo digital", afirmou.


Na CV Audio, que há dez anos atende ao mercado de áudio profissional, o diretor de marketing Ricardo Kawasaki demonstrou uma série de headsets, earsets e lapelas das marcas Country Man e Voice Technologies, representadas pela empresa com sede em São Paulo. Dentre os destaques, Kawasaki falou do H6, da Country Man. "Trata-se de um headset com haste para cabeça que tem, como diferencial, a evolução da cápsula E6. Está disponível em quatro cores e também tem quatro variações de sensibilidade", destacou Ricardo.



...E TAMBÉM TRANSMISSORES, RECEPTORES E HEADSETS

Se microfones chamaram a atenção do público, sistemas sem fio e headphones também não passaram em branco diante dos presentes. Na Eurobrás, o novo plug-on da linha Evolution, SKP 300, o novo fone HD 380 Pro e o sistema de transmissão wireless EK 2000 foram os destaques.

Já na Pride Music, as vedetes foram o transmissor bodypack FP1, o plug-on XLR FP3, com conexão para microfones que trabalham com pilha, e os novos headsets da linha BRH, como o BRH440M e o BRH441M, todos da Shure. "Os headsets, indicadíssimos para broadcast, têm como diferenciais a possibilidade de seus microfones serem 'mutados' com um simples deslocamento de suas hastes para cima", observou o especialista Jon Lopes.

Produtos Shure também foram destaque no estande da CV Audio, onde Ricardo Kawasaki demonstrou os novos receptores da marca, como o UR5, desenvolvido para uso de operadores de vídeo, e o plug-on R3, compatível com frequências UHF R, além das varas de boom da König & Meyer, entre outros produtos.

Na TelePonto, empresa especializada em telecomunicações com equipamentos digitais, Antonio Pereira apresentou itens como os headsets PH-1 e PH-2. Os modelos se diferem, basicamente, pelo número de conchas - o PH-1 tem uma e o PH-2 tem duas -, no entanto, ambos contam com um microfone dinâmico com cancelamento de ruído e ajuste contínuo. Além dos headsets, Antonio apresentou produtos da linha RTS, como o MDA-100, um amplificador de distribuição que trabalha com até oito câmeras.


CONSOLES DIGITAIS EM DESTAQUE

Na Libor, Luis Salgueiro, especialista de produtos Harman, mostrou consoles de mixagem de duas das marcas representadas pelo grupo: Soundcraft e Studer. Alguns dos destaques do estande foram a Si Compact 16, mesa compacta da Soundcraft (disponível não apenas na versão de 16 canais, mas também em modelos de 24 e 32), e a Vista 5 M2 22F, da Studer. "A Si Compact tem parâmetros como equalização, compressão e máquinas de efeito e conta, ainda, com conexão com protocolo MADI, enquanto a 5 M2 tem superfície de controle compacta e é de grande utilidade para mixagens em 2.0, 5.1 e 7.1", destacou Luis.


No estande da Yamaha do Brasil, o especialista de produtos da marca Raphael Trindade apresentou, entre outros produtos, o novo mixer digital CL5, um dos três modelos que compõem a linha CL. De acordo com Raphael, que na feira demonstrou a CL5 juntamente ao rack Rio3224-D, de 32 entradas e 24 saídas, sendo 16 analógicas e quatro digitais, "a linha CL é uma espécie de expansão dos antigos consoles da marca e conta com algumas inovações, como, por exemplo, parâmetros desenvolvidos em parceria com Rupert Neve".


No estande da Quanta AV-Pro, que representa a Avid no Brasil no mercado de broadcast, foram apresentados diversos sistemas para broadcast, jornalismo e pós-produção de áudio. Os destaques do espaço, segundo Emerson Jordão, gerente de contas da parte de áudio profissional e live sound da Avid, ficaram por conta dos consoles Venue SC48 Remote, Icon D-Command ES e dos softwares Pro Tools 10 e HDX. "A SC48, por exemplo, é totalmente integrada ao sistema Pro Tools e oferece aos usuários total portabilidade de seus arquivos", enfatizou.


Quem também apresentou um grande console foi Conrado Ruther, especialista de produtos da SSL. Na ocasião, ele demonstrou a C10 HD acompanhada de conversores Alpha Link Live, que contam com oito canais de pré-amplificadores remotamente controlados via meta-dados. Segundo Conrado, a C10 é um console para broadcast com o DNA da SSL. Uma plataforma econômica, dotada da função Dialog Automix, que facilita a vida dos operadores na hora de mixar um programa de debates, por exemplo, onde diversos microfones são usados simultaneamente.

"Com a função, o único controle que precisa ser ajustado é o de priorização dos microfones, deixando, com isso, o operador mais livre para se concentrar na qualidade geral do áudio do programa, em vez de ficar 'caçando' os locutores na mesa", explicou.


CABOS, CONEXÕES E PROCESSADORES

Há mais de 15 anos fornecendo soluções em conectividade para os mercados de broadcast e rede de dados, a Nemal do Brasil apresentou na feira sua nova linha de fibras óticas para uso variado e sua tradicional linha de conectores para áudio e vídeo. Representante comercial da empresa, Carlos Fernando aproveitou a ocasião para fazer uma demonstração de resistência dos cabos óticos e também da linha completa de conversores para áudio e vídeo, entre muitos outros produtos. Dentre os itens, destaque para o conversor de vídeo e áudio SDI para fibra ótica MDFO/SDI VAR, da Flexmedia.

Conhecida por seus cabos para áudio e vídeo, a Santo Angelo esteve, neste ano, pela primeira vez na Broadcast & Cable. Para Daniel Bernardes, gerente de desenvolvimento de produtos da empresa, a presença na feira teve como principal objetivo conhecer o mercado para, em breve, 'despejar' nele uma série de produtos específicos. "Todos com o padrão de qualidade Santo Angelo", afirmou.


No estande da Biquad, empresa com 12 anos de mercado de áudio profissional e radiodifusão, a grande atração foi o processador de áudio digital DAP4. Com tecnologia DSP, display touchscreen e software integrado para configuração, o equipamento, de acordo com representantes da empresa, foi o primeiro processador digital a ser fabricado no país, tendo hoje um preço bastante inferior ao dos produtos importados da categoria. Ainda falando em processadores, os que tiveram destaque no estande da Libor foram os TC Electronics.

ENTRETÍTULO: CONGRESSO REÚNE PROFISSIONAIS EM PALESTRAS TÉCNICAS

Como de costume, o Congresso SET trouxe para a Broadcast & Cable uma série de palestras referentes ao mercado de broadcast, sempre com foco na tecnologia empregada no áudio e no vídeo. Entre as palestras que movimentaram o encontro, algumas merecem destaque, como Áudio Sobre Ethernet X MADI, em que Luiz Fausto, da TV Globo, SET e AES, falou sobre as muitas soluções de distribuição de áudio com qualidade reduzida por meio de codecs por redes IP. No entanto, ele deixou claro que ainda é um desafio selecionar soluções para utilizar essas redes de distribuição de maneira profissional.

"Acredito que a infraestrutura de distribuição de áudio nas emissoras deva mudar nos próximos anos, sendo transformada numa rede de dados convencional, o que provavelmente irá simplificar as instalações e reduzir os custos de forma significativa. Já existem diversas propostas nesse sentido, porém, com padrões que não interoperam", disse.

Já Rodrigo Meirelles, também da Rede Globo, em sua palestra Áudio: Inovações em Ferramentas de Processamento, lembrou que a forma de trabalhar do profissional de TV vem mudando consideravelmente no que diz respeito ao avanço da tecnologia. Como exemplo disso, ele citou a consolidação das workstations e a importância do uso de plug-ins como ferramentas de trabalho para mixagens e desenhos sonoros.

"Fico muito feliz por ter a oportunidade de poder estabelecer o diálogo entre fabricantes e profissionais do setor da radiodifusão no que diz respeito aos estudos de caso e aplicações das novas tendências de processamento de áudio. Hoje, vivemos em uma realidade de sistemas digitais de áudio já maduros, utilização de softwares e plug-ins e workflows file-based. Nesse sentido, é fundamental discutir amplamente na SET as possibilidades e ganhos de produtividade que as novas ferramentas trazem ao cotidiano dos profissionais e empresas", disse.



PRÊMIO SET CONTEMPLA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DO ANO

A cada edição da Broadcast & Cable, a SET premia profissionais que, no ano correspondente, se empenharam para desenvolver, com um algo a mais, um produto, um artigo ou uma palestra. O Prêmio SET, como é chamado pelo órgão, é uma iniciativa de incentivo, uma vez que a SET, segundo sua direção, acredita na importância de promover soluções.

Neste ano, os premiados foram:

- Harris, como melhor solução em transmissão e/ou recepção ISDB-TB
- EBC, como melhor solução de interatividade desenvolvida para a televisão digital terrestre baseada em middleware Ginga
- Building 4 Media, como melhor solução de mobilidade em televisão digital
- Avid Latin America, como melhor solução em gerenciamento de conteúdo (MAM) e/ou workflow
- Grass Valley do Brasil, como melhor solução em produção para esportes
- Rede Globo, como melhor solução em integração de novas mídias
- SBT, melhor projeto de inovação tecnológica
- Marcos Lucena, como melhor artigo publicado na Revista da SET
- Luiz Fausto, Edilberto Strauss e Flávio Mello, como melhor apresentação/publicação do ciclo acadêmico científico de 2011
- Carlos Nazareth, como melhor sessão apresentada no SET Congresso 2011


 
Conteúdo aberto a todos os leitores.