13º Vale Drum Festival reúne novos talentos da música em São Paulo
Foi realizado no dia 19 de agosto a 13ª edição do Vale Drum Festival, no município de Cachoeira Paulista, em São Paulo. Promovido pelo Instituto Musical Claudio Abreu, o projeto musical e educativo contou com workshows de Darcy Marolla, que mostrou sua habilidade tocando em sistema Play Along, de Diego Pereira, vencedor do Festival de Bateristas em 2008, e do guitarrista Alexandre Freitas, que apresentou um tema de seu novo CD solo. O evento contou também com a apresentação de seu idealizador, Cláudio Abreu, que apresentou temas instrumentais cheios de improviso ao lado dos baixistas Cae de Melo (RJ) e Israel Nogueira (RJ), do guitarrista Alexandre Freitas (Lorena/SP) e do percussionista Guri (Cachoeira Paulista/SP).
Os músicos também fizeram parte da comissão julgadora do 8º Festival Juvenil de Bateristas do Vale do Paraíba, que teve Jhow, de Lorena (SP), como vencedor. Já o 18º Festival de Bateristas do Vale do Paraíba foi vencido por Bruno Hernandes, de São Paulo. O evento também marcou o lançamento do Vale Bass Groove, com workshow dos baixistas Juninho Braga, de São Paulo, Cae de Mello e Israel Nogueira.
Encerrando o evento, Emilio Martins e Cacau Jones realizaram um duo de bateria e percussão com técnicas e ritmos variados.
134ª Convenção da AES será realizada em Roma
A 134ª Convenção da Sociedade de Engenharia de Áudio (AES) será realizada entre os dias 4 e 7 de maio de 2013, em Roma, na Itália. O evento reunirá engenheiros de áudio de todo o mundo para falar sobre as últimas novidades nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e aplicações do áudio.
A convenção, que acontece pela primeira vez na capital italiana, acontecerá no novo centro de conferência Roma Eventi Fontana di Trevi. Localizado em um palácio neoclássico construído por Guido Barluzzi em 1930, o local conta com 15 salas e comporta mais de mil pessoas. A conferência será presidida por Umberto Zanghieri, vice-presidente da AES na região sul da Europa.
Antes, a 133ª edição do evento vai acontecer entre os dias 26 e 29 de outubro de 2012, no Moscone Center, centro de convenções localizado em San Francisco, Estados Unidos.
Simon Blackwood é nomeado diretor de desenvolvimento de negócios da DiGiCo
O diretor geral da Turbosound, Simon Blackwood, agora faz parte da equipe da DiGiCo, como diretor de desenvolvimento de negócios. O cargo, criado recentemente, tem como objetivo a expansão da empresa.
"É ótimo poder dar as boas-vindas ao Simon na equipe DiGiCo", disse o diretor James Gordon. "Ele trará uma nova dimensão à nossa base de conhecimento e será fundamental para nos levar a atuar em nova áreas. É uma honra gerenciar uma companhia em que pessoas inteligentes querem trabalhar e estamos muito satisfeitos por Simon fazer parte disso", acrescentou.
Simon, por sua vez, afirmou ser um antigo fã da empresa. "Admiro o pioneirismo da equipe da DiGiCo na evolução da mixagem digital profissional. No passado eu a considerava como uma concorrente forte e criativa. Agora eu me sinto privilegiado de fazer parte da equipe em um momento tão excitante."
Music China 2012 acontece em outubro
A Music China, uma das maiores feiras de instrumentos musicais e acessórios do mundo, acontece este mês, entre os dias 11 e 14 de outubro, em Xangai. O evento terá, nesta edição, 11 pavilhões internacionais e espera receber mais de 52.000 visitantes de 97 países.
O gerente geral da Messe Frankfurt Shangai, Evan Sha, comentou os números. "Além de contarmos com os pavilhões internacionais este ano, mais de 1.400 expositores de 30 países e regiões se inscreveram para o evento. Um espaço recorde de exposição, com 85.000 metros quadrados, comprova que a Music China é a plataforma de lançamento para novos produtos e tecnologia na Ásia."
Empresas da Bélgica, República Checa, França, Alemanha, Itália, Escandinávia, Espanha, Taiwan, Holanda, Reino Unido e Japão poderão mostrar seus produtos nesses espaços especiais. A estreia do pavilhão japonês contará com 29 empresas e fabricantes de instrumentos musicais e faz parte de uma estratégia da Organização de Comércio Externo do Japão para entrar no mercado chinês.
Considerado o evento asiático da alemã Musikmesse, a Music China é organizada por uma parceria entre China Music Instrument Association (CMIA), Intex Shanghai e Messe Frankfurt. Mais informações podem ser obtidas em www.musikmesse-china.com
Universidade inicia pesquisa sobre efeitos da música na audição
A Universidade de Nottingham, no Reino Unido, está recrutando voluntários para participar de um estudo que irá avaliar os efeitos da música na audição. A pesquisa é um projeto do Instituto Nacional para Pesquisa da Saúde (NIHR, sigla em inglês) e é pioneira no exame aprofundado sobre a exposição à música alta.
Ainda que pareça óbvio, um levantamento recente mostrou que o público não tem consciência sobre os danos que a exposição a altos volumes de música podem causar aos ouvidos. "Até o momento, não há evidências científicas suficientes que confirmam ou descartam o perigo da música para a perda auditiva. Os resultados deste estudo não ajudarão apenas a responder se a exposição à música é prejudicial, mas o quanto isso é prejudicial. Isso vai nos permitir começar a definir melhor os limites seguros de escuta", afirma Robert Mackinnon, doutorando que lidera o estudo
Para realizar o estudo, os pesquisadores pretendem encontrar dois mil voluntários, entre 30 e 65 anos, que se encaixem na geração de antigos ouvintes. Além disso, é preferível que essas pessoas trabalhem em lugares silenciosos, afastando, assim, fatores alternativos da perda de audição. O teste será feito através de um site, onde os voluntários responderão a um questionário que pretende coletar dados, para saber como e por quanto tempo eles tiveram sua audição exposta à música alta. Depois eles farão um teste que mede a capacidade para ouvir una série de números, com barulho ao fundo. Os resultados serão divulgados após a devida análise dos resultados.
SEMINÁRIO DA SSL NO RIO DE JANEIRO ATRAI GRANDE PÚBLICO
No último dia 28 de agosto, a Universidade Estácio de Sá, campus Centro, no Rio de Janeiro, foi palco de um seminário gratuito da Solid State Logic que atraiu um público de cerca de 70 pessoas, dentre as quais estavam muitos estudantes do curso de Produção Fonográfica da própria UNESA, que tem o produtor Mayrton Bahia como coordenador.
Promovido em parceria pela escola ProClass, pela revenda autorizada Music Mall e pela Just Pro Audio, ditribuidora exclusiva da marca no Brasil, o encontro foi apresentado por Fadi Hayek, gerente de vendar nacionais da SSL, com tradução de Conrado Ruther (engenheiro de gravação, produtor musical e integrador de estúdios). O seminário discutiu o fluxo de trabalho e os fatores que afetam o ambiente de um estúdio, e entre os slides que misturavam informação com o bom humor de Hayek (o chefe Peter Gabriel, dono da companhia, foi alvo de algumas brincadeiras) e as perguntas feitas pelo público, foram examinados diversos setups de estúdios. Assim, os participantes puderam ver como o trabalho de cada um pode ser mais criativo e produtivo, chegando a um melhor resultado final.
Entre os tópicos abordados no evento, destaque para mixagem in-the-box versus mixagem externa e uma pergunta: "a latência zero é possível em uma workstation nativa?". Em entrevista após o evento, Fadi Hayek destacou sentir, até hoje, certa pureza na música brasileira, e afirmou que deseja que a SSL contribua para mantê-la dessa forma. "Vocês são apaixonados pela música, e nosso dever é permitir que atuem com ainda mais qualidade em seus trabalhos", observou. Rodrigo Meirelles, sócio-diretor da ProClass, ressaltou a importância do evento e decretou: "compartilhar conhecimento nunca é demais".