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Revista Luz & Cena
Editorial
Sonoridade, qualidade e perfeição
Miguel Ratton
Publicado em 01/10/2012 - 00h00
Apesar da indústria musical lançar novos equipamentos todos os anos, a procura por modelos antigos nunca acaba. Parte deste interesse está na fama dos modelos clássicos e no status dado a quem possui uma raridades dessas. Mas o principal motivo que faz as pessoas pagarem caro por equipamentos "velhos" é mesmo a sonoridade única que só eles conseguem proporcionar.

Isso ocorre principalmente em equipamentos analógicos, cujos circuitos usam componentes montados separadamente e cujas características podem variar de um equipamento para outro do mesmo modelo. É muito parecido com o que acontece com instrumentos acústicos. Em alguns equipamentos híbridos e mesmo naqueles totalmente digitais, mas que utilizam muitos componentes individuais e não apenas microprocessadores, também se notam essas peculiaridades, já que o percurso dos sinais nos circuitos pode sofrer interferências que afetam a sonoridade.

Em algumas gravações antigas, que realizei com sintetizadores que não tenho mais, os instrumentos apresentam uma sonoridade que nunca mais consegui. O fato dos registros terem sido feitos em fita magnética contribuiu para criar distorções (e ruídos!) nos sons daqueles instrumentos. Embora a qualidade tenha sido comprometida, ao se focar a audição nos sons dos instrumentos, percebe-se que eles têm características difíceis de serem obtidas outra vez. Difíceis até de se explicar.

A tecnologia digital evoluiu muito e já consegue recriar muitas dessas anomalias benéficas que aconteciam nos circuitos antigos. A virtualização está chegando a um estágio de sofisticação que faz com que seja cada vez mais difícil distinguir entre o que é produzido por software e o que é produzido pelo equipamento "original", com a vantagem de não se ter aqueles ruídos indesejáveis - que podem até ser adicionados virtualmente também.

Como já afirmei aqui em outras oportunidades, os recursos tecnológicos existem para nos proporcionar uma percepção agradável, e este tem sido o foco daqueles que desenvolvem instrumentos e equipamentos modernos. De maneira incansável, eles seguem em busca da perfeição, da combinação entre aquela sonoridade peculiar e a alta qualidade exigida nos dias de hoje.

Miguel Ratton
 
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