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Revista Luz & Cena
Mercado
Trabalho de escritório
Marcelo Saboia e Guilherme Medeiros abrem as portas do Escritório OnLine, seu mais novo negócio
Rodrigo Sabatinelli
Publicado em 01/12/2013 - 00h00
Os engenheiros Marcelo Saboia e Guilherme Medeiros estão de casa nova, ou melhor, de parceria nova. Trata-se do Escritório OnLine, um site no qual o artista pode contratá-los para a realização personalizada dos serviços de edição [o que inclui afinação de vozes, entre outras funções] e mixagem de faixas avulsas ou CDs e DVDs.

A ideia tem, entre outros objetivos, prestigiar artistas que não têm condição de se deslocar até o Rio de Janeiro para finalizar seus trabalhos e, dessa maneira, poderiam contar com a assinatura de profissionais de grande expressividade no mercado, tais como Saboia e Medeiros.

"Encontramos uma boa forma para viabilizar financeiramente esse tipo de projeto, já que, no Brasil, por ser um país tão grande, os custos de deslocamento são, geralmente, altos. Isso sem falarmos em despesas com hospedagem e alimentação, claro", diz Saboia. "Hoje em dia, muita gente grava seus próprios discos em casa. É algo comum. No entanto, a mixagem ainda é algo que necessita de um know-how mais específico, digamos. E é aí que entramos", completa Medeiros.

A sociedade, na verdade, foi a união do útil ao agradável. Na estrada com Djavan, por conta de sua mais recente turnê, Rua dos Amores, Saboia viu seu antigo escritório ficar ocioso, desperdiçando tempo e espaço. "Djavan tem por costume convocar para o PA o engenheiro responsável pela mixagem do disco que serve de base para a turnê. Sendo assim, por ter gravado seu último trabalho, que me rendeu uma indicação ao Grammy Latino 2013, coube a mim desempenhar este papel", diz Saboia, explicando sua ausência na "antiga casa".

"Marcelo já tinha o escritório. Um dia, me chamou para conhecer o local e me ofereceu para mixar lá alguns pequenos projetos meus. Então levei algumas coisas minhas para lá e começamos a trabalhar juntos", completa Medeiros.

MENOS É MAIS E É IN THE BOX

Para tirar o Escritório do papel, a dupla fez um investimento básico em equipamentos: adquiriu uma plataforma Pro Tools, monitores Tannoy, Yamaha e Neumann, uma Euphonix MC Control, uma interface Apolo Quad e um processador UAD Quad, da Universal Audio. Com este setup enxuto, porém eficiente, tudo é feito no modo in the box, e o que vale mesmo, no caso, é a experiência de cada um.

"Plug-in não trabalha sozinho, por melhor que seja. E embora se trate de uma estação digital de trabalho, o conhecimento do mundo analógico é o que nos leva a conquistar os melhores resultados. Eu tive a sorte de ter trabalhado com grandes engenheiros, como Flávio Senna, Franklin Garrido e Mario Jorge Bruno, num estúdio como a Cia. dos Técnicos, onde aprendi a gravar e mixar no universo analógico e também pude ajudá-los na transição para o digital", disse Medeiros.


E por falar em experiência, segundo os sócios, na nova empreitada o cliente também pode escolher com qual dos dois profissionais irá trabalhar, considerando, para isso, fatores como afinidade musical e profissional, estilos e metodologia de trabalho.

"O cliente pode escolher qualquer um de nós dois, somente ficando preso à agenda do site, que mostra o tempo de disponibilidade de cada um. A ideia, na verdade, é ampliar este leque e oferecer, além do nosso trabalho, o trabalho de outros engenheiros, criando, com isso, uma espécie de 'núcleo de mixagem', composto por profissionais de alta qualidade", conta Saboia, que também tem planos de promover palestras e laboratórios para ampliar o conhecimento daqueles que desejam aprender a mixar com a dupla.

"Há alguns anos, estive em uma edição da AES, realizada em Los Angeles, e lá assisti a palestras ministradas por grandes engenheiros americanos, que explicaram, sem segredo, todos os processos utilizados por eles em gravações e mixagens. Naquele momento, percebi que, com a experiência de alguns, no final, todos podem fazer a diferença. Na verdade, acredito que temos de ensinar o que sabemos para, no futuro, aprendermos com quem ensinamos", completa.


MECANISMO DE IDA E VINDA

O serviço de mixagem online do Escritório funciona da seguinte maneira: o cliente acessa o site www.escritorioonline.mus.br, escolhe com qual engenheiro deseja trabalhar e, em seguida, consulta sua agenda para checar sua disponibilidade. Depois de acertados estes detalhes, o que inclui o orçamento final do trabalho, ele providencia o pagamento e, por fim, envia o material ao profissional contratado.

O material recebido pelo engenheiro começa a ser trabalhado e, no momento em que considerar pronta a mixagem, é enviado de volta ao cliente por serviços online como WeTransfer ou pelo correio, de acordo com a preferência do contratante. No entanto, segundo Medeiros, antes de começar uma mix, é necessário que o cliente alimente o engenheiro com referências que possam ser úteis em seu trabalho. Afinal de contas, são essas referências que irão evitar a produção de um conceito de mixagem muito distante daquele que o cliente imaginou para sua música e, consequentemente, minimizar a necessidade de revisão destas mixagens.

"Esse 'bate-bola' pode ser feito por e-mail ou por conferência. É legal receber referências de outras mixs que já estão no mercado e até uma cópia de monitor para entender a intenção, pois talvez algum efeito da cópia possa ser aproveitado, enfim... Na verdade, nós temos nossa maneira de mixar e sabemos que não devemos 'copiar' referências, afinal de contas, elas são só referências", diz.



Saboia concorda com Medeiros sobre a importância de se ter uma referência como base para a mixagem, no entanto, defende a possibilidade de ir além do que o cliente pensou para o trabalho, oferecendo a ele uma assinatura bastante particular, independente da ideia inicial do projeto.

"O que quero é somar, e não só melhorar a ideia do cliente. Em todos esses anos de trabalho ainda não consegui adivinhar o som de cada um e muito menos o gosto de todos", diz, acrescentando que o cliente tem o direito de solicitar revisões ou recalls, algo a ser negociado com os profissionais.

VIDA FORA DO ESCRITÓRIO

Mas se há vida dentro do Escritório, também há fora dele. Paralelamente ao negócio, Saboia e Medeiros têm participado de importantes trabalhos. Engenheiro de mixagem de DVDs de artistas como Paula Fernandes e Zeca Pagodinho, ambos lançados pela Universal Music, Saboia está de volta à estrada, ou melhor, ao PA. Atualmente é ele o homem por trás do som dos shows do cantor e compositor Djavan.

"Realmente, as coisas mudaram muito [da época em que trabalhava com sonorização ao vivo para hoje]. Não é que estejam mais fáceis, mas estão menos complicadas. No Brasil, atualmente, ir para a estrada é algo bem mais confortável, em todos os sentidos. Hoje temos grandes equipes, grandes músicos, como os que acompanham Djavan, e excelentes equipamentos", diz.

Medeiros também tem se dedicado a projetos interessantes, como os musicais Rock in Rio, O Musical e Elis, A Musical, que está em fase de montagem. De acordo com ele, que no ano passado mixou um show da cantora Taylor Swift para a operadora de telecomunicações GVT e que recentemente mixou o CD do cantor de reggae Armandinho, os musicais são projetos ricos em detalhes, que exigem mixagens extremamente diferentes durante todo o espetáculo. "As experiências neste gênero", afirma, "estão me tirando da zona de conforto".
 
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