Editorial
Surround ao vivo, AES Brasil Expo e mais
Márcio Teixeira
Publicado em 06/06/2013 - 17h17
Pode não ser a afirmação mais original do mundo, mas, sim, o ano está voando. E voando chegou o mês de maio, que traz consigo a tão aguardada AES Brasil Expo. O evento, que acontece entre os dias 7 e 9 no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo, reunirá vários dos maiores representantes e fabricantes de produtos dos setores de áudio profissional, vídeo e iluminação de todo o planeta. E, claro, juntamente à exposição haverá o 11º Congresso de Engenharia de Áudio da AES Brasil, onde nomes de peso discutirão conceitos e ideias referentes a temas relevantes para a comunidade.
Para que você chegue lá já sabendo bastante sobre destaques e lançamentos que serão encontrados no evento, apresentamos a tradicional prévia destes produtos nesta edição da AM&T. É folhear e se deixar encantar pelas maravilhas que a tecnologia tem propiciado quando o assunto é áudio profissional.
Nossa matéria principal deste mês aborda o surround ao vivo. Nela, você terá acesso direto às histórias e ao conhecimento de gente que trabalha com o esquema surround e sabe muito bem os benefícios e os cuidados extras associados a ele. Vale a pena ler e, assim que possível, conferir ao vivo.
Outra matéria bem interessante é a sobre o novíssimo sistema Norton LS6. Ele, que faria seu debut em um show na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, que acabou por ser cancelado, mesmo assim foi avaliado, e quem ouviu garante que o equipamento merece atenção. Estávamos lá e passamos a você todos os detalhes sobre a novidade.
O teste do Mobile I/O 2882 e do Production Bundle é outro texto imperdível, assim como o é a segunda edição da série Caçando Mitos, de Fábio Henriques, que agora levanta questões e questionamentos sobre o áudio de alta definição. As dicas de Fernando Moura direto de Paris, as novidades do Sonar X2 e X2a e os recursos do C1 também enriquecem sobremaneira o conteúdo desta edição, que ainda faz um mergulho no projeto VHS Logos, de Jarrier Modrow. Nele, o produtor sampleia sons com cheiro de poeira tecnológica e os recontextualiza, criando uma atmosfera retrofuturista das mais interessantes. Imperdível.
Boa leitura!
Marcio Teixeira