Media composer
Transições no Avid Media Composer
Dando os primeiros passos
Quando estamos falando sobre edição de vídeo, uma transição, em poucas palavras, é o que acontece no corte de um vídeo para o outro. É mais do que uma decisão técnica: na verdade, ajuda - e muito - a contar uma história. A transição numa sequência poderia ser muito bem representada pela pontuação e parágrafos em um texto. Do mesmo jeito que usamos a vírgula, ponto final, reticências e parágrafos para dar cadência e separar assuntos num texto, as transições têm este mesmo papel na edição de vídeo.
Neste artigo, vamos explorar os recursos das transições encontradas no Media Composer, e, para simplificar a leitura, vamos chamar, daqui pra frente, de "Vídeo A" o segmento que está à esquerda do corte e de "Vídeo B" o segmento que está à direita do corte.
TRANSIÇÕES RÁPIDAS
Para criar transições simples de maneira prática e rápida, podemos fazer pelo botão Quick Transition (fig.1). Basta selecionar a pista desejada, colocar o cursor próximo de um corte (fig. 2) e pressionar o botão.
A caixa de diálogo é aberta, e podemos, então, começar a fazer nossos ajustes com relação à transição (fig. 3). O primeiro campo apresenta as transições mais convencionais. Neste artigo vamos apenas nos concentrar nos dois principais:
Dissolve: Disparada a transição mais usada. O vídeo A e B são sobrepostos aos poucos, o que serve para suavizar as duas cenas.
Dip to Color: Também muito usada. No meio da transição entre os vídeos A e B a tela fica completamente preenchida por alguma cor (o padrão é preto). Funciona como uma "pausa" na história.
CONFIGURANDO POSIÇÃO
Com relação à configuração referente à posição da transição, temos três maneiras de manipular. A mais intuitiva talvez seja configurar ainda na caixa de diálogo (fig. 3), com a opção "position" indicando onde a transição será colocada.
Temos três opções básicas:
Centered at cut - A opção mais usada, em que a transição se inicia alguns frames antes de encerrar o vídeo A e é concluída alguns frames após a entrada do vídeo B (fig. 4A).
Ending at cut - A transição é iniciada no vídeo A e se estende até o corte. Atenção: o vídeo B não é afetado pelo corte (fig. 4B).
Starting at cut - A transição é iniciada a partir do vídeo B (fig. 4C).
A última opção, "custom", permite especificar quantos frames antes do corte a transição será iniciada. Este valor é especificado através da opção "Start _ frames before cut".
CONFIGURANDO DURAÇÃO
Também de maneira muito intuitiva, no campo "duration" podemos especificar a duração em frames.
A segunda maneira é simplesmente clicando e arrastando no gráfico logo abaixo das opções que representam a transição. É possível arrastar o início e fim para mudar a duração e no meio do retângulo roxo para alterar a posição (fig. 5).
Manipular diretamente na timeline é a terceira maneira. Depois de criar sua transição, talvez seja necessário ajustar um pouco a duração ou a posição. Para fazer isso, bastaria entrar novamente no Quick Transition, porém, as mais recentes versões do Media Composer incorporaram uma nova ferramenta denominada "Transition Manipulation", muito prática e eficiente para estes casos. Para habilitá-la, basta acionar o botão correspondente (fig. 6).
Note que, agora, diferentemente do que é visto nas figuras anteriores, a transição contém pontos no início e no final (fig. 7) que podem ser arrastados com o mouse para mudar a duração. Mais do que isso, é possível clicar no meio da transição e arrastar para mudar a posição.
CONCLUSÃO
Como foi possível conferir, o termo "transição rápida" se aplica muito bem, pois o processo é realmente bem simplificado. No próximo mês vamos avançar um pouco neste assunto e entender mais sobre cada tipo de transição e outras técnicas para aplicação em diversos cortes.
Abraços e até a próxima!
Cristiano Moura é produtor musical e Instrutor Certificado da Avid atualmente leciona cursos oficiais em Pro Tools e Treinamentos em mixagem na Proclass-RJ.