RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Notícias de mercado
Noticias de Mercado
Redação
Publicado em 07/04/2013 - 21h30
Community fornece equipamento de áudio para Expo Center Norte

O Expo Center Norte, um dos centros de exposições mais versáteis e completos da América Latina, recebeu recentemente um novo sistema de sonorização com caixas R-Series, da Community.

O sistema de som original do local, que foi inaugurado em São Paulo em 1993 e conta com uma área de 98 mil metros quadrados, era ininteligível e participantes dos eventos tinham dificuldade para ouvir anúncios importantes, o que se tornou uma preocupação para os gestores do espaço, que hospeda feiras, convenções e eventos corporativos.

Um novo projeto de sonorização foi encomendado à Soundvision, que propôs a instalação de um alto-falante R.5HP em um dos salões. "Nós pensamos imediatamente nos R-Series da Community devido à saída, à diretividade e à inteligibilidade que eles fornecem", explica Antonio Tadeu Torquato, diretor-geral da Soundvision. Depois de testar o desempenho do alto-falante, os gerentes do Expo Center Norte aprovaram e autorizaram a instalação completa do novo sistema.

O projeto final para as salas de exposição incluiu 44 alto-falantes R.5HPT de 12 polegadas. Já o sistema de falantes de três vias com transdutores coaxiais do R.5 HP contribuíram para a alta sensibilidade e a clareza necessárias para ambientes ruidosos e reverberantes, além de sua cor acinzentada ter tornado o sistema visualmente discreto. Os alto-falantes são alimentados por amplificadores Crown CTs 4200 e controlados pelo sistema IDX, da Harman.

Shure vence prêmios da indústria

A Shure começou 2013 sendo reconhecida no mercado por seu trabalho em inovação e desenvolvimento de produtos e soluções em áudio, desenvolvido ao longo dos anos. A marca, distribuída no Brasil pela Pride Music, venceu importantes prêmios, como a PAR Excelence, em que leitores da revista Pro Audio Review votam online. Nesta premiação, o ULX-D ganhou na categoria "Melhor Sistema de Microfone sem Fio".

Já o prêmio Reader's Choice Awards 2013, concedido pela Prosoundweb, a Shure foi vencedora em três categorias: com o PSM 1000 como "Melhor Sistema de Monitoramento In-ear", KSM9HS como "Melhor Microfone Condensador para Atuação" e o sistema Axient (foto) como "Melhor Sistema de Microfone sem Fio".

Por último, o sistema Axient foi novamente eleito o melhor na categoria de "Tecnologia Wireless" na TEC Awards. A premiação anual é organizada pela TEC Foundation durante a feira NAMM e os vencedores são escolhidos por um painel de membros de diferentes organizações e sites do setor.

Rio Music Conference chega à sua quinta edição


Durante os dias 1 e 2 de fevereiro aconteceu a 5ª edição do Rio Music Conference (RMC), no Rio de Janeiro. A feira de negócios foi realizada no Pestana Rio Atlântica Hotel, em Copacabana, e discutiu o papel relevante da indústria criativa na economia e na cultura do Brasil e do mundo.

"A música é um trabalho essencialmente criativo. Os avanços tecnológicos permitiram que um DJ do Rio faça música com um produtor em Dubai, por exemplo. A indústria criativa da música é inclusiva, agregadora, não-poluente, ou seja, está de acordo com os preceitos fundamentais das indústrias responsáveis do século 21", aponta Claudio da Rocha Miranda Filho, um dos organizadores do RMC.

Durante a conferência, empresas e profissionais de vários setores ligados à música e ao entretenimento puderam aproveitar o momento para fazer negócios, e em "fazer negócios" inclui-se conhecer os principais players do Brasil e do mundo, além de comprar e vender produtos, informações ou serviços. Empresas como Pioneer, D.Edge, Privilege, Aimec, Geo Eventos, Mixcloud e Resident Advisor estiveram presentes. Outra parceira da edição deste ano foi a Endeavor, que comandou uma sala dedicada exclusivamente ao empreendedorismo na indústria criativa.

Já o festival, que encerrou o RMC, aconteceu durante o carnaval, entre os dias 8 e 12 de fevereiro, na Marina da Glória. O evento contou com apresentações de alguns dos maiores astros da música eletrônica mundial, como Tiesto, Fatboy Slim, Richie Hawtin, Bob Sinclair e Erick Morillo, e os brasileiros Rodrigo Vieira, Roger Lyra, Memê, Mary Olivetti, Ask2Quit e Mauricio Lopes.

Philips vende segmentos de áudio e vídeo à empresa japonesa

Parece que o segmento de áudio e vídeo já não rende tanto para a Philips. A empresa anunciou no dia 29 de janeiro um acordo de 150 milhões de euros (US$ 202 milhões) para vender parte de seu negócio à japonesa Funai Electric. Com a transação, a marca deixa de operar nestes segmentos e passa seu foco para negócios de eletrodomésticos, saúde e iluminação, apontados como mais rentáveis.

A Philips vem lutando contra a concorrência dos fabricantes asiáticos de eletrônicos, e, em 2012, já havia formado uma joint venture com a TPV, de Hong Kong, para a fabricação de televisores. De acordo com o comunicado, o grupo holandês teve um prejuízo líquido de 355 milhões de euros no quarto trimestre, atribuído a provisões já sinalizadas e encargos.

Namm Show comemora sucesso na edição de 2013


O Namm Show, realizado na Califórnia entre os dias 24 e 27 de janeiro, teve resultados positivos nesta edição de 2013. Produzido pela Associação Nacional dos Comerciantes de Música (Namm, sigla em inglês), o evento é uma oportunidade para acompanhar de perto o lançamento de produtos e fazer contatos profissionais. Durante quatro dias, comerciantes, artistas e profissionais do áudio e iluminação fizeram negócios com cerca de 5 mil marcas.

Nesta edição, o evento registrou um aumento de 4% no número de compradores em relação ao ano passado, apesar da queda de 16% de visitantes que não fazem parte da indústria do áudio. O número foi atribuído às lojas de música a varejo e compradores corporativos, incluindo casas de culto, locais de eventos ao vivo, cassinos e estúdios, que enviam representantes ao evento em busca de novidades e bons negócios. A mistura de profissionais do setor resultou em evento com 93.908 inscritos, no total, uma queda de 2% com relação a 2012. O público do Namm Show conferiu produtos de cerca de 700 marcas, além de estandes de 289 novos expositores.

Vencedores do TEC Awards são anunciados

A cerimônia da 28ª Prêmio de Excelência Técnica e Criatividade (TEC Awards) aconteceu no dia 25 de janeiro, durante o Namm 2013, e apresentou os vencedores de suas 20 categorias técnicas e oito categorias criativas. Realizado desde 1985, o TEC Awards reconhece pessoas, empresas e inovações técnicas do áudio em gravações, apresentações ao vivo, cinema, televisão e vídeo games. Os concorrentes ao prêmio são indicados por um painel de profissionais da indústria e votados pelos membros de várias organizações e sites da indústria do áudio.

Na categoria Realização Criativa, a música Somebody That I Used To Know, de Gotye, foi premiada como melhor single e o Foo Fighters levou dois troféus para casa: o de melhor álbum, com Wasting Light, e melhor produção de som em turnê. A CBS foi reconhecida pela transmissão do 54º Grammy Awards na categoria "Remote Production/Recording or Broadcast". No cinema, a melhor produção de áudio ficou com Batman: O Cavaleiro das Trevas, da Warner Bros. Já na TV, a melhor produção de áudio foi para Breaking Bad, produzido pela AMC. O jogo Journey, da Sony Computer Entertainment, ganhou o prêmio "Interactive Entertainment Sound Production", e o estúdio da Dreamworks, na Califórnia, foi reconhecido na categoria "Studio Design Project".

Entre os vencedores da categoria "Realização Técnica" estavam equipamentos da Waves Audio, Apogee Eletronics, Universal Audio, Native Instruments, Sennheiser e Avid, distribuídas no Brasil pela Quanta.

CEAATEC em destaque na Oficina de Música de Curitiba



A Oficina de Música de Curitiba, evento que reúne músicos, alunos e professores de várias regiões do Brasil e do exterior e que proporciona, além do ensino-aprendizagem, a troca de experiências musicais, teve sua 31ª Edição realizada entre os dias 9 e 29 de janeiro. Nela, o CEAATEC (Centro de Estudos em Áudio, Acústica e Tecnologias) apresentou, em conjunto com a ProShows, seus cursos, serviços e produtos e contribuiu com o Workshop Áudio Live P.A. - Especial Músicos. Os assuntos abordados foram conceitos que envolvem física e eletricidade, equipamentos, profissionais, relação músico-técnico e técnicas de microfonação. Durante o workshop, realizado com o apoio da loja Lumix Luz & Áudio, os presentes concorreram a uma guitarra Washburn WR154 e a duas edições da Áudio Música & Tecnologia, parceira do CEAATEC.

"Os workshops situam os expectadores com relação aos assuntos propostos, oportunizando conhecimento e experiência para adequar suas escolhas em relação a produtos e cursos", destacou Melissa Mozer, coordenadora do cursos do CEAATEC. Ela revelou, ainda, que a partir deste mês de março será divulgado, no site www.ceaatecpr.com.br, o calendário de eventos da instituição que serão realizados no primeiro semestre. Mais informações e imagens podem ser encontradas na fanpage www.facebook.com/ceaatecpr.
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.