RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Novos produtos
Novos Produtos
Redação
Publicado em 24/03/2013 - 12h26
divulgação
 (divulgação)
Caixa acústica Samson Auro D415 já no Brasil

Projetada com foco em portabilidade, design e, claro, sonoridade, a nova linha de caixas ativas Auro, da Samson, combina leveza e engenharia meticulosa. Contando com duas alças ergonômicas e construção sólida de polipropileno, as caixas são fáceis de transportar e oferecem alta durabilidade mesmo sob as mais diversas condições de "estrada".

Com 400 watts de potência, o mais recente modelo da linha a chegar ao país, Auro D415, conta com woofer de 12" de baixa frequência estendida e driver de compressão de 1,35" em titânio. É indicada pela fabricante para áudio profissional e artistas que necessitam de uma solução eficiente para aplicações fixas ou performances itinerantes, em ambientes abertos ou fechados, como clubes, academias, bares, restaurantes, eventos esportivos, festas ou cultos.

Ainda de acordo com a fabricante, o modelo, a exemplo dos demais itens da série, permite graves fortes, articulados, com agudos brilhantes, gerando, como resultado final, um som equilibrado e expressivo. Além disso, o processamento Optimax, exclusivo, garante que as caixas Auro operem em altos volumes sem sacrificar os graves. A entrada de linha de ¼" e a entrada de microfone XLR, juntamente com controle de volume e equalizador de duas bandas, combinam as capacidades profissionais com facilidade de uso. A caixa possui orifício de encaixe para suporte e também pode ser posicionada no chão em dois ângulos diferentes para operar como monitor.

www.samsontech.com
www.equipo.com.br



Røde lança microfone de lapela para iPad e iPhone



A Pinnacle Broadcast, distribuidora autorizada da Røde Microphones no Brasil, apresentou ao mercado nacional o smartLav, um microfone de lapela que pode ser usado com qualquer dispositivo Apple iOS. Ele pode ser usado tanto em iPhones quanto em iPads ou em iPods Touch, sendo capaz de, por exemplo, gravar diálogos em um set de filmagem, em casamentos, em reuniões de igrejas ou palestras, oferecendo uma boa relação custo-benefício.

O smartLav, que usa uma cápsula de condensador omnidirecional (captando, assim, em 360 graus), "casa bem" com os apps Røde Rec porque estes contam com funções otimizadas de equalização para o modelo de microfone em questão e permitem uma monitoração adequada do sinal, sendo possível, inclusive, enviar as gravações diretamente para o SoundCloud ou Dropbox. Os registros podem ser feitos em 16 bits, a 48 kHz, em estéreo ou mono, nos formatos WAV, AIFF, AAC, Apple Lossless e FLAC, isso para citar alguns.

www.rodemic.com
www.pinnaclebroadcast.com



Novo mixer Phonic AM 442D USB


Nos dias de hoje, a instantaneidade na hora de gravar é mais valorizada do que nunca, e isso vale tanto para a demo de um banda (temporariamente?) amadora de rock quanto para quem faz podcasts, vinhetas, trilhas ou até para quem prepara o preview de um futuro CD profissional. Registrar ideias atualmente é bem mais fácil do que antes, e o mercado é constantemente abastecido por itens voltados para esta tarefa, como o mixer AM442D USB, novo membro da linha AM USB, da Phonic, e mais uma opção para um trabalho de qualidade.

O principal diferencial entre o produto, bem como os demais novos integrantes da família (os modelos AM642D USB e AM 844D USB), e aqueles da linha que foram lançados anteriormente está, justamente, na interface de gravação estéreo USB, que faz com que os mixers sirvam perfeitamente para a gravação de sessões de ensaio e de jams em estúdios, barzinhos e casas noturnas. Isso tudo sem as preocupações comuns quando se utilizada um setup complexo de gravação.

O AM 442D USB possui quatro canais (mic/line), quatro canais estéreo, equalizador de três bandas com sweep nos médios nos canais mic/line e processador de efeitos digital de 32/40 bits, com 100 programas. Oferece, ainda, a função de compressor, também integrada aos canais mono, para suavizar os vocais e baterias. Possui alimentação phantom de +48 V e pesa apenas 4,2 kg.

www.phonic.com
www.equipo.com.br



K-array apresenta a caixa flexível KAN200 Anakonda


Em formato de linha e flexível, a K-array lança a KAN200 Anakonda, uma caixa acústica com uma forma diferente para atender às necessidades de quem precisa colocar som em lugares estreitos e de difícil acesso. Ela foi projetada para ser usada onde uma caixa de som tradicional não teria possibilidade de ser instalada, mas onde boa inteligibilidade, confiabilidade e um design elegante são obrigatórios.

Sua resposta de frequência é de 150 Hz - 18 kHz, +/- 6 dB, com cada elemento tendo uma capacidade de 150 W (300 W de potência máxima). A sensibilidade é de até 102 dB de pico e o produto possui conectores Speakon. Cada unidade pesa 1,4 kg e pode ser usada em conjunto com os subwoofers da K-array para formar um sistema de configuração inusitada, com o qual é possível sonorizar os mais variados ambientes, como igrejas, salas de convenção, parques de diversão e outros locais onde caixas tradicionais encontrariam dificuldade. Considerando a leveza e flexibilidade do produto, pode-se deduzir que são facilmente integrados a estruturas existentes.

Cada módulo KAN200 mede dois metros de comprimento e é composto por oito drivers de neodímio, mas pode ser aumentado com a adição de mais módulos, alcançando um máximo de 16 elementos em linha e totalizando 32 metros de extensão.

www.k-array.com
www.gobos.com.br



Para testar suas válvulas



A Orange Amplification anunciou recentemente o lançamento de uma tecnologia pioneira para encontrar, testar e avaliar válvulas - o Orange DIVO VT1000 Valve Tester. Considerado revolucionário, o produto, adianta a empresa, ajudará todo guitarrista, empresa de aluguel de equipamentos, fabricantes de válvulas, técnico de guitarra e loja de instrumentos de todo o planeta no objetivo de controlar melhor o funcionamento deste item tão importante e delicado que é a válvula.

O produto, bem compacto e fácil de usar, é completamente automático, capaz de realizar uma grande quantidade de testes rapidamente e com bastante precisão. Os benefícios de sua utilização são, de acordo com a Orange, claros, sendo o principal os usuários receberem um verdadeiro relatório da "saúde" de suas válvulas, passando a saber se estão bem, mal ou desgastadas.

A unidade do VT1000 tem um soquete de oito pinos e dois de nove pinos para diferentes tipos de válvulas. Basta inserir no socket correto a válvula a ser testada, escolher o tipo de válvula a partir de uma lista e apertar "OK". Os resultados são apresentados por meio de LEDs e compreendem uma vasta gama de indicações de defeito que poderiam causar dano a outros componentes. Em aproximadamente dois minutos, o VT1000 conclui uma série de testes que incluem filamento (curto-circuito, circuito aberto e tolerância), isolamento do catodo (fuga e curto-circuito), ganhos de voltagem e de potência, teste da grade, emissor, entre muitos outros. As válvulas que podem ser testadas no VT1000 são as seguintes: EL34/6CA7, EL34L, 6L6, 6V6/6v6GTA, KT66, KT77, KT88, 6550, 5881, EL84/6BQ5, ECC81/12AT7, ECC82/12AU7, ECC83/12AX7, ECC99 e 12BH7.

www.orangeamps.com
www.royalmusic.com.br



Fone AfterShokz transmite sons através dos ossos do rosto



O fone AfterShokz chamou a atenção do público da CES 2013 e levou um prêmio de inovação durante o evento, que aconteceu em janeiro deste ano em Las Vegas. O equipamento utiliza o princípio da condução de som usando os ossos, ficando posicionado à frente da orelha. Enquanto os ouvidos ficam livres, recebendo também o som do ambiente, as vibrações chegam pela mandíbula e se espalham pelos ossos do rosto. Ainda assim, não há quem garanta que o fone e sua tecnologia sejam menos nocivos do que os fones de ouvido tradicionais.

O conceito, que foi criado no início dos anos 2000 com o objetivo de ser usado pelos militares dos EUA, só agora chega às ruas e às mãos do grande público. Por cerca de 100 dólares é possível adquirir o equipamento e ter a experiência, que, pelo menos neste primeiro modelo, segundo a empresa, não oferece um som totalmente puro, "de audiófilo". Mas, pela curiosidade, vale checar. Afinal, não é todo dia que é possível escutar suas músicas favoritas sem usar diretamente os ouvidos.

www.aftershokz.com



Novo app para controle total do Cubase



Usuários do Cubase já podem adquirir o aplicativo Cubase iC Pro, mais recente ferramenta para uso em equipamentos iOS que permite o controle remoto do Cubase 7 via wi-fi. Sucessora da versão Cubase iC, a Pro oferece total controle e gerenciamento do sistema DAW por meio de iPhones 4, 4S ou 5, iPod Touch de quinta geração ou iPad 2, 3 ou 4. Por meio do app, é possível acessar recursos de grande importância, como retorno em tempo real da sessão em curso, com precisão nos medidores dos canais de gravação e mix.

A nova versão conta com três janelas-base, sendo a primeira referente ao trabalho em andamento, a segunda, a da mesa de mixagem (até quatro canais podem ser vistos no iPhone e até oito podem ser conferidos no iPad), enquanto a terceira é a janela que permite a criação de comandos Macro no Cubase, o que permite ir de um lado a outro na DAW a partir do controlador remoto, que vem de fábrica com 100 presets de macros ou comandos de atalhos.

"O Cubase iC Pro é o controlador remoto ideal para controlar o Cubase por wi-fi durante uma gravação em que não há ninguém próximo ao computador para apertar as teclas", afirma o diretor de marketing de produto da Steinberg, Carlos Mendoza Rohde, acrescentando que o app vai além disso. "Com ele instalado no iPhone é possível criar e controlar até quatro mixagens de fones, andar pela janela do projeto e controlar funções de transporte, além de se poder trabalhar com teclas de comando e macros de forma intuitiva". O aplicativo já está disponível para download (pago) na App Store.

www.steinberg.net



Yamaha apresenta novas unidades de rack de palco


Para complementar as unidades de palco Rio3224-D e Rio1608-D I/O, chegam agora às prateleiras as unidades de rack Ri8-D e Ro8-D da Yamaha, com 1U, que aumentam as opções de configuração dos sistemas e tornam possível colocar mais entradas e mais saídas onde for preciso. A alta qualidade de áudio dos sistemas CL Series é garantida graças a estas unidades de expansão Ri8-D e Ro8-D, respectivamente de oito entradas e oito saídas.

De acordo com a fabricante, os componentes selecionados, a forma de construção e a disposição das placas de circuito são alguns itens que receberam atenção em cada detalhe, passando por rigorosos testes de controle de qualidade em todas as etapas de avaliação de funcionamento/desempenho. Segundo a Yamaha, o resultado são sistemas com uma qualidade de som natural e bem musical.

Os racks podem ser configurados remotamente ou através de interruptores de painel, sendo possível ativar a alimentação de 48 V nos canais em que isso for preciso, criar sistemas encadeados de múltiplas unidades, definir modos redundantes... Há conectores Neutrik no painel frontal, ao passo que no painel traseiro o usuário encontra conexões de rede Dante.

www.yamaha.com
www.yamaha.com.br
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.