RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Aquário
Fábrica Estúdios
Bruno Bauzer
Publicado em 05/03/2012 - 21h41
Ana Rosa Passos
 (Ana Rosa Passos)
Quando, em fevereiro de 2003, a Áudio Música & Tecnologia visitou o bairro da Várzea, em Recife, encontrou um estúdio que ainda despontava como produtora iniciante. Hoje, o Fábrica é uma referência em qualidade no nordeste e dispõe de toda a estrutura necessária para desenvolver simultaneamente diversos projetos.

O estúdio surgiu da vontade que quatro sócios tinham de possuírem um local para gravar que não tratasse música contemporânea alternativa com preconceito. "Sempre que íamos gravar não éramos 'entendidos' pelos técnicos e estúdios da cidade. Todos os estúdio na época [1998/1999] já deixavam as baterias cabeadas, às vezes só com triggers. Gravar guitarra era um sofrimento, pois os técnicos não deixavam a gente microfonar. Achavam que som de guitarra era na linha, e assim por diante", nos conta Pablo Lopes, um dos quatro sócios fundadores.

Embora já tenha havido um investimento de cerca de R$ 600 mil no estúdio ao longo de seus 13 anos de existência, Pablo acredita que o maior "recurso" do lugar é sua equipe. "Desde o começo, investimos em equipe própria. Contamos com dois dos mais experientes técnicos de gravações do Nordeste, que são Marcilio Moura e Chris Lemgrueber. Também já passaram por aqui diversos nomes da engenharia de som nacional, como Marcelo Sabóia, Renato Godoy, Buguinha Dub, Missionário José e Antonio Pinto, entre outros", destaca.

O projeto acústico contou com a contribuição dos quatro sócios. "Na época, a gente queria um local que tivesse sonoridades diferentes em cada parte das salas de gravação. Então, utilizamos pedras, bastante madeira e os materiais de isolamento e tratamento acústico comuns. Em 2010, construímos uma nova sala técnica, cujo layout foi criado por mim e o projeto foi desenvolvido por Luizinho Referência. Nessa nova técnica utilizamos o modelo 'box in the box', inspirado no projeto da estúdio A, do Classic Master", afirmou Lopes.

FABRICANDO QUALIDADE

São três estúdios independentes e totalmente diferentes dos de nove anos atrás. O Estúdio A, com técnica recém-inaugurada de excelente acústica e três salas de gravação (a principal delas com 50 m²) e uma sala de controle (20m²). Opera com o sistema Pro Tools HD2, com 128 canais de áudio e gravação em 64 simultâneos. Seu uso é direcionado primordialmente para gravações de bandas e artistas, além da produção de trilhas para cinema, programas de internet e gravação de DVD ao vivo em estúdio. O Estúdio B é um sala de (25 m² para a produção de jingles, spots e trilhas do Buzzina, viés publicitário do Fábrica, enquanto no Estúdio Mix (sala de 16 m²) é feita pós-produção e finalização, com sistema Pro Tools HD2, para mixagens de CDs, DVDs, programas de TV e edição de som para cinema em formato 5.1 (surround) e 2.0 (estéreo).

Há, ainda, a unidade móvel, que realiza captação do áudio de apresentações em teatros, shows ao vivo, festivais e outros espaços e é equipada com sistema Pro Tools HD3, somando 96 canais simultâneos, com console Venue Mix Rack de 56 canais, mais 48 canais de pré-amplificadores externos, multicabo/split reference e monitoração ativa KRK.



O estúdio também conta com a sala de edição 2K (que tem área de 8 m², conta com uma ilha de edição de vídeo 2K e possui monitoração profissional de vídeo LCD JVC) e com uma sala de autoração blu-ray/DVD (com 8 m² e destinada à autoração de blu-ray/DVD homologada pela Sony DADC).

Os serviços oferecidos pelo Fábrica foram bastante ampliados desde 2003. Hoje, o estúdio disponibiliza gravação, edição, mixagem e masterização em 2.0 e 5.1, incluindo gravações externas até 96 canais, transmissões ao vivo para a TV, autoração de blu-ray e DVD, edição de vídeo até 2K e broadcast audiovisual (transmissão para TV de eventos esportivos e artísticos).

Entre os equipamentos disponíveis, Pablo tem seus favoritos. "O microfone Telefunken AK-47, que é a sonoridade de voz dos trabalhos do Fábrica; o Summing Mixer Neve 8816, que serve para ajudar numa miragem 'fora da caixa', e compressor Empirical Labs Distressor, que deixa tudo mais 'gordo'", lista Pablo.

Além da produção de áudio, o Fábrica também atua na produção de vídeo desde 2010. São duas ilhas com o que há de mais moderno em hardware e software para edição, finalização e correção de cor de imagem. A unidade móvel de vídeo tem infraestrutura para captação e transmissão de imagens e som ao vivo, como shows, eventos esportivos e grandes festas populares como o Galo da Madrugada e o carnaval do Recife. Entre os principais trabalhos já realizados estão transmissões da Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e transmissão para telão do show do Iron Maiden, além do evento de vale-tudo IFC.

ALCANÇANDO OUTRAS MÍDIAS

O estúdio também possui expertise em áudio para televisão. Produções da Globo Nordeste, como o especial do show da banda Scorpions em Recife, o Festival de Verão, o Frevança (com Ivete Sangalo e Orquestra de Frevo do Maestro Spok ) e o São João da Capitá tiveram captação, pós-producão e finalização de áudio realizadas pelo Fábrica. Shows de Simone, Elba Ramalho, Nação Zumbi e Quinteto Violado foram captados pelo estúdio e vão virar, além de DVD, especial da Rede Globo NE.

O Fábrica também se enveredou pelas ondas do rádio a partir de uma parceira com a Oi FM. O estúdio produzia semanalmente o programa Oi Novo Som, transmitido ao vivo pelo site www.oinovosom.com.br. Toda terça-feira, o Fábrica recebia uma banda nova diferente que tinha uma tarde no Estúdio A pra registrar suas melhores canções em qualidade digital de áudio e vídeo.

Base de criação de diversos CDs e DVDs de grandes nomes do Nordeste e do Brasil, é grande a lista dos projetos que passaram por lá. "Difícil citar nomes com uma quantidade tão grande de projetos. Já fizemos mais de 180 CDs, 30 DVDs, 30 programas de TVs e diversas trilhas sonoras para cinema e publicidade. Entre alguns destaques estão álbuns do Mombojó, Naná Vasconcelos e Junior Barreto e DVDs de nomes como Simone, Elba Ramalho, Dominguinhos, Nação Zumbi e até do Scorpions", conta o sócio.

Para o cinema, foram gravadas no Fábrica as trilhas dos longas metragens Amarelo Manga e Baixio das Bestas, ambos do diretor Cláudio Assis; Espelho D'água, de Marcus Vinícius César; e O Coco, a Roda, o Pneu e o Farol, de Mariana Brennand, além do documentário Paraná Puca, de Jura Capela.


EXEMPLO A SER SEGUIDO

Contudo, segundo o sócio, tão importantes quanto os 13 anos que passaram são os que estão por vir. E o Fábrica Estúdios, de acordo com seus diretores, pretende continuar investindo em tecnologia e estrutura. "No momento, estamos desenvolvendo o projeto da primeira unidade móvel de transmissão e gravação audiovisual em Full HD no Norte e Nordeste. Também temos investimentos programados na área de áudio para alguns periféricos e microfones", adianta Lopes, citando, ainda, os projetos atualmente em andamento no estúdio.



"O segundo CD da Orquestra Contemporânea de Olinda, produzido por Arto e com engenharia de Renato Godoy; o segundo da banda Fim de Feira; o álbum de estreia do compositor Tagore e o DVD Alcymar Monteiro e Orquestra Ciranca Cidada", lista ele. "Além disso, o estúdio foi o responsável pela transmissão ao vivo, para a TV Globo, de todos os programas do carnaval de Recife deste ano", conclui, orgulhoso.

ESTÚDIO A

Sistema
Pro Tools HD 2 Accel - Ver. 9
Interface Lynx Aurora 16
Interface Digidesign 96 I/O
Interface Motu MIDI Timepiece
Computador MacPro Octa
Monitores de vídeo 17" (2)

Pré-amplificadores
Avalon SVT 737 SP (1 canal com compressor) (2)
Vintech Dual 72 (2 canais)
Solid State Logic VHD (4 canais)
DBX 586 (1 canal com compressor)
M-Audio Octane (8 canais cada) (2)
Aphex Tubussence (2 canais cada) (2)

Compressores
DBX 160 (1 canal cada) (4)
Empirical Labs Distressor
DBX 166 (2 canais)
Behringer Composer (2 canais)

Microfones
AKG C414 XLS e C414 B XL II (2)
Neumann TLM-103
Blue Dragonfly
Audio-Technica 4033/SE e 4040
AKG E-200 (2), C-3000 e D-112
Rode NT5 (2)
Oktva MK12 (2)
Sennheiser ME66, e609 (2) e MK4
Audix I5, D1, D2 e D4
SHURE SM-57 (6) e SM-58 (3)
Mic Samson Drum Kit (8)

Console: Neve 8816 Summing Mixer

Monitoração
Tannoy System 1200
Yamaha NS-10
KRK Rockit8

Amplificadores de referência
Crest Audio VS 450 (Tannoy)
Alesis RA-100 (NS-10)


ESTÚDIO MIX

Sistema
Pro Tools HD 2 Accel - Ver. 9
Interface Digidesign 96 I/O
Interface Motu MIDI Timepiece
HDs Glyph 120 GB cada (6)
Power Mac G5 dual 2 GHz 4 GB RAM
Monitores de vídeo 22" (2)
TV LCD 26"
Conversor vídeo DV Sistema Backup AIT 1

Pré-amplificadores: M-Audio Octane

Console: Surround Volume Controller SPL

Monitoração 5.1 e 2.0
KRK Rokit Powered RP8
Subwoofer KRK


UNIDADE MÓVEL

Sistema
Pro Tools HD III - Ver. 9 - Até 96 canais simultâneos
Interfaces Digidesign 96 I/O (2) e 96i I/O
Interface Digidesign 16224
MacPro Octa
Monitores de vídeo 22" (2)
TV 22" LCD
Interface Motu MIDI Timepiece (sync)

Pré-amplificadores: M-Audio Octane (8 canais cada) (6)

Consoles
Digidesign Venue Mix Rack (56 canais)
Yamaha 01v

Monitoração: KRK Rockit RP8

Amplificador de fone: Samson

Multicabo/Spliter: 36 canais, com 40 metros cada (2)

Microfones: Shotgun Audio-Technica AT8030b (2)

Gravadores (todas as salas)
Adat XT Alesis
Akai GX 280DSS1/4"
CDR 870 Philips
MDS Sony JE 510
K7 Tascam 202 MK III
DAT Tascam DA-30 MK II
BR-8 Boss
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.