RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Primeira Vista
Neumann KH 810
Subwoofer para estúdio
Alexandre Cegalla
Publicado em 04/03/2012 - 22h31
Divulgação
 (Divulgação)
Tradicional fabricante de alguns dos microfones mais famosos e usados em todos os tempos, a Neumann lança no mercado o subwoofer ativo KH 810. Compatível com todos os formatos, de mono até o sistema 7.1 HD, o KH 810 é um subwoofer do tipo bass reflex com dois dutos frontais concebido para complementar a extensa linha de monitores de estúdio fabricados pela Neumann. O subwoofer conta com oito canais de surround com conexões XLR, equalizador paramétrico, controle independente de graves para canais dianteiros e traseiros, crossovers de quarta ordem, além do design moderno. Quanto às suas dimensões, tem 36 cm de altura, 33 cm de largura e 64,5 cm de profundidade, com peso de 26 quilos. De acordo com o fabricante do produto, os graves podem chegar a até 18 Hz.

Além das conexões analógicas XLR, o painel traseiro do KH 810 conta com uma chave de input ground lift, uma conexão do controle remoto, quatro chaves para ligar/desligar, gerenciamento de graves, gerenciamento de graves dos canais traseiros, controle de volume e um sinal de teste. Além do botão de volume, o KH 810 oferece uma chave que controla o nível de pressão sonora (SPL) a ser gerado a um metro de distância do aparelho, para um nível de 0 dBu. A chave permite as opções de 100 dB SPL ou 114 dB SPL. Outra função disponível no painel traseiro é a da fase, que conta com chave seletora de 0º ou -180º e um botão com as opções de 0º, -45º. -90º e -135º.

O equalizador paramétrico, por sua vez, permite adaptar a resposta de frequência do KH 810 à acústica da sala e tem os controles de ganho (-12 dBs a +4 dBs), largura de banda (Q), frequência e nível de corte de graves em 40 Hz. O seletor de frequência vai de 20 Hz a 120Hz, permitindo um ajuste preciso numa ampla faixa dos graves. O processador de canal LFE tem quatro modos: LFE para subwoofer e esquerda/direita; LFE para subwoofer até 80 Hz; LFE para subwoofer até 120 Hz e LFE para subwoofer sem filtro - este último para subwoofers ligados em série (daisy chain) e sistemas externos de processamento de sinal. No painel traseiro também fica a chave para ligar e desligar o sub, e, ainda, um seletor de voltagem (100-120 V ou 220-240 V).

Além de todas essas conexões e controles, o KH 810 possui um limiter eletrônico embutido, que garante a proteção do driver do amplificador em caso de clipping do sinal. Sempre que isso acontecer, um LED irá acender no painel de trás. Além disso, graças ao baixo nível de distorção, o KH 810 torna possível que o par principal de monitores reproduza o áudio num volume mais alto. Por fim, vale salientar que o mecanismo de controle remoto permite ao usuário operar o subwoofer a uma distância maior do que normalmente seria possível, além de evitar o incômodo de se ter mais um cabo correndo pela sala. Com todos esses atrativos, o Neumann KH 810 é uma boa opção para engenheiros de som e produtores musicais que precisem de um subwoofer versátil, que permita diferentes ajustes para situações diversas e que seja capaz de reproduzir graves com peso e definição.

www.neumann.com
www.quanta.com.br
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.