Primeira Vista
Behritone
Monitorando sua mix no mundo real
Alexandre Cegalla
Publicado em 04/03/2012 - 22h28
A Behringer acaba de disponibilizar no mercado a linha de minimonitores de estúdio Behritone. Fazem parte da série o C50A e o C5A, ambos ativos, com alto-falantes de 13,3 centímetros de diâmetro e amplificador Class-D com potência de 30 watts. As duas caixas possuem formato de cubo e têm o tamanho total de 16,5 centímetros.
De acordo com o fabricante, as principais diferenças entre os dois modelos seriam a resposta de frequência do C50A, que vai de 90 Hz a 17 kHz (não é informada a resposta de frequência do C5A), e o design vintage do C5A, que é baseado no clássico e extinto minimonitor Auratone, produzido nos anos 1970 e 1980. Mesmo anos após deixar de ser fabricado, o Auratone ainda é mantido e usado em estúdios de grande porte do mundo todo. A caixa do C5A tem visual mais "old school", por assim dizer, com uma espuma removível protegendo o alto-falante e acabamento de madeira laminada. O C50A, por outro lado, conta com um design mais moderno e acabamento brilhoso de verniz de piano.
A própria Behringer afirma que os Behritones são uma homenagem a esse monitor que se tornou mundialmente popular por permitir ao engenheiro de som ter uma ideia de como a sua produção iria soar em aparelhos de som com pouca reprodução de graves (também conhecidos como "bass-challenged"), tais como televisores, rádio-relógios, alto-falantes de computadores, som de automóveis, iPods, entre outros. Como nem todo mundo possui um home system com graves poderosos e cada vez mais gente escuta música em celulares e players de MP3, fica evidente a importância de se ter um alto-falante que lhe mostre como sua mix irá soar "no mundo real".
Tanto o C50A quanto o C5A são construídos em madeira MDF e vêm com um encaixe de 1,5 centímetro de diâmetro na base para fixação em stands de microfone. Caso o usuário prefira posicionar os cubos na própria mesa de trabalho, um pad de neoprene de 6 milímetros de espessura é fornecido a fim de se colocar o aparelho em cima e garantir o isolamento acústico. No painel traseiro, ambos os modelos oferecem controle de volume e entradas XLR e P10 balanceadas, além de uma entrada RCA não-balanceada. O tamanho portátil do C50A e do C5A permite que sejam posicionados com facilidade em qualquer móvel de estúdio.
Outra utilidade para o Behritone é a monitoração da mixagem em mono, que revela mais claramente problemas de cancelamento de fase e comb filtering, por exemplo. Muitos engenheiros de som, além dos pares de alto-falantes principais, costumam usar um monitor geralmente posicionado bem à sua frente, no centro, que serve como referência em mono. Além dos problemas acima mencionados, a checagem da mix em mono lhe permitirá perceber de forma mais precisa como os instrumentos se relacionam entre si, uma vez que eles estão todos "empilhados", e não distribuídos, como aconteceria num panorama estéreo. Verificar a inteligibilidade dos vocais ou confirmar se o baixo ainda está presente são algumas das práticas realizadas com mini-monitores. Portanto, se a sua mix soar bem sendo reproduzida em mono num cubo desses, ela tenderá a soar bem na maioria dos aparelhos de som. Para isso, porém, é importante que ambos os canais esquerdo e direito sejam somados para serem realmente reproduzidos em mono.
www.behringer.com
www.proshows.com.br