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Revista Luz & Cena
Conexão Londres
Visitando a Sonic Distribution
Um olhar sobre os produtos que passam agora a ser distribuídos pela companhia
Ricardo Gomes
Publicado em 02/01/2012 - 10h45
Divulgação
O monitores sE Munro Egg 150 apresentam um inusitado formato oval (Divulgação)
O monitores sE Munro Egg 150 apresentam um inusitado formato oval
No fim de outubro, fui a Hitchin, na Inglaterra, fazer uma visita à Sonic Distribuition, distribuidora de marcas como Apogee, sE Electronics, Waves, entre outras, no Reino Unido. A empresa promovia um evento para apresentar dois produtos: o sistema de monitoramento sE Munro Egg 150 e a interface da Apogee Symphony I/O.

SE MUNRO EGG 150

As palestras ocorreram no estúdio da Sonic e a primeira parte foi sobre o sistema de monitores. James Young, diretor da empresa, explicou o princípio por trás desse curioso formato e enalteceu algumas qualidades do produto, como a "ótima definição no baixo", de acordo com suas próprias palavras. James colocou as caixas em funcionamento, tocando clássicos em vários estilos. O produto apresentou boa claridade e uma ótima imagem em estéreo.

Mas o que mais chamou a atenção foi o conceito de caixas em formato oval, projetado por Andy Munro, James Young e Siwei Zou. A ideia é eliminar ressonâncias internas através de um formato em que não há superfícies paralelas, permitindo, assim, uma resposta mais flat, especialmente nas frequências mais graves.

O sistema, que é projetado para monitoração nearfield, inclui um amplificador/unidade de controle com um painel simples e de fácil entendimento, com volume principal, volume auxiliar, source (volume principal ou auxiliar) e mid eq, que permite um leve ganho nas frequências médias. Além disso, há um indicador LED para proteger o sistema quando submetido a volumes muito altos - evitando o uso de qualquer tipo de processamento (como o uso do limiter) que possa dar uma falsa impressão para quem está mixando.

Mais informações sobre o produto podem ser encontradas no site da sE Electronics (www.seelectronics.com). 


APOGEE SYMPHONY I/O

Entretanto, a grande atração do evento e o maior motivo para que os visitantes estivessem lá era a interface Symphony I/O. Apresentada por Patrick Greppi, representante da Apogee, o produto traz a mais nova geração de conversores da marca (conhecida pela qualidade destes itens), além de várias outras novidades.

A interface apresenta diferentes formas de conectividade, como placas PCI, USB, Ethernet e outros formatos digitais; e compatibilidade com Logic, Pro Tools HD, Pro Tools LE e qualquer aplicação em Core Audio.



Questionado sobre a escolha da conexão em USB 2 em vez de Firewire ou Thunderbolt, Patrick explicou. "Em termos de protocolos e conectividades de baixa velocidade, o USB 2 é muito estável hoje em dia, e a conexão USB está disponível em qualquer Mac. Thunderbolt não pode ser comparada com USB 2 ou Firewire. É um outro nível de conectividade. Nós estamos trabalhando para incluir conexão Thunderbolt na Symphony I/O no futuro, independentemente do método de conexão USB já existente. A porta USB também é usada para permitir ajustes no software Maestro quando em modo Stand Alone ou Pro Tools HD. Além disso, a conexão USB também é usada para atualizações de firmware". afirmou.



Como em outros produtos da Apogee, o controle dos parâmetros é feito por meio do software Maestro. Agora na sua segunda versão, desenvolvida para o Symphony I/O, ele vem com um novo design e apresenta algumas funções adaptadas ao novo produto, como a escolha da AIM (Audio Interface Mode) e ajuste dos pré-amps de microfone. Porém, diferentemente da versão antiga, o Maestro 2 conserva o último ajuste e não permite salvar diferentes sets.


SISTEMA DE MÓDULOS E PRÉ-AMPS DE MIC

Uma das principais características do produto é o sistema de módulos que dá grande flexibilidade para quem está construindo seu estúdio (pode-se adquirir os módulos de acordo com a necessidade) e para a própria Apogee, que pode desenvolver novas versões no futuro de acordo com o que pede o mercado. Como afirmou Patrick durante a palestra, "a beleza da Symphony I/O está no fato de que podemos criar novos módulos baseado no feedback dos usuários". Em um mundo tão dinâmico como o da tecnologia de áudio, ter um grau de flexibilidade é sempre uma vantagem importante.

Cada unidade possui espaço para dois módulos, que apresentam diferentes inputs e outputs, podendo se obter até 32 canais I/O por unidade. Hoje existem cinco módulos disponíveis. São eles:

- 8 Analog I/O + 8 AES I/O
- 8 Analog I/O + 8 Optical I/O
- 16 Analog IN + 16 Optical OUT
- 16 Analog OUT + 16 Optical IN
- 8 Mic Pre Amp



Este último módulo possui 8 pré-amps para microfones controlados digitalmente (ganho de 85 dB) que, para serem utilizados, precisam estar em conjunto com qualquer módulo 8 Analog I/O ou 16 Analog IN.

AUDIO INTERFACE MODE (AIM)

Outra importante funcionalidade enfatizada na palestra foi a Audio Interface Mode (AIM). O produto funciona em 4 modos:

- Symphony (conexão: placa Symphony 64 PCIe)
- Pro Tools HD (conexão: placa Pro Tools HD PCI)
- USB (conexão: USB 2.0)
- Stand Alone (conexão: analógica ou digital com interface I/O)

A grande vantagem do AIM é a possibilidade de mudar de um modo para outro facilmente, sem a necessidade de hardware adicional. Basta escolher o novo modo no painel da interface e mudar o cabo. Uma boa vantagem, por exemplo, pra quem gosta de trabalhar com Logic e Pro Tools HD e precisa mudar de um para outro com agilidade.

Vale lembrar que a interface foi desenvolvida com enfoque para uso em computadores Mac. "Conexão direta e o software Maestro são somente para Mac. Entretanto, você poderia usá-la no modo Stand Alone, conectada digitalmente a um PC (somente áudio). Ainda assim, o usuário precisaria de um Mac para mudar os settings no Maestro, caso precisasse fazer mudanças no seu set up", explica Patrick.

Outro ponto levantado foi sobre a compatibilidade com Pro Tools HDX. "Nós iremos testar a placa HDX PCI assim que estiver disponível no mercado e informaremos o resultado a nossos clientes. No momento, o que eu posso dizer é que a Apogee tem um grande histórico de compatibilidade com o formato Pro Tools HD em todas as nossas interfaces high end", concluiu Patrick.

Mais informações sobre o produto podem ser encontradas no site da Apogee: www.apogeedigital.com

Ricardo Gomes é guitarrista, produtor e sound designer. Atualmente mora em Londres, onde concluiu um mestrado em produção de áudio pela universidade de Westminster.Procura combinar arte e técnica, inspiração e transpiração, Brasil e Inglaterra. Site: www.rgxproductions.com
 
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