Sonar
Configurações do Preferences do Sonar X1 (Parte 1)
Luciano Alves
Publicado em 01/11/2011 - 07h42
INTRODUÇÃO
Nas versões antigas do Sonar (até a 8.5), as configurações ficavam espalhadas em diversos locais do menu principal. Para simplificar os ajustes de diversos parâmetros importantes, no Sonar X1 as mesmas foram reunidas em apenas um local: Preferences (preferências). Para abrir esta janela, tecle P.
Já que muitas opções de configuração mudaram de lugar, os antigos usuários ficam um pouco perdidos e os novos sequer tentam melhorar as condições gerais de funcionamento do software por não entenderem ao que se referem as seções disponibilizadas. Não há como escapar dos ajustes das configurações. O Sonar, assim como qualquer software de áudio e MIDI, precisa passar por diversos aperfeiçoamentos em sua configuração para que se adeque perfeitamente ao computador, aos periféricos, à placa de áudio/MIDI, ao teclado master, às superfícies de controle etc. Se você utilizar as configurações padronizadas que já vêm no programa, estará perdendo o melhor do Sonar, que é a capacidade de ser ajustado ao melhor estado possível em relação à plataforma na qual está instalado.
No entanto, para regulá-lo da melhor forma, é necessário entender para o que serve cada parâmetro do Preferences. E este é, exatamente, o foco das próximas edições da seção Sonar, a partir deste número. Pela complexidade do assunto, acredito que serão necessárias entre cinco e seis partes, portanto, fique atento e não perca as próximas AM&T. Se você seguir as explicações e testar as dicas que fornecerei, o seu Sonar X1 ficará tinindo e pronto para qualquer tipo de trabalho, simples ou complicado, leve ou pesado.
CONTEÚDO DO PREFERENCES
Ao teclar P, abre-se a janela das preferências de configurações. Repare que os tópicos foram muito bem divididos em categorias, de forma bem lógica. Você sabe muito bem que sou um grande incentivador da técnica "fuçar para aprender", mas se você já está utilizando o Sonar X1 para os trabalhos diários, não modifique as regulagens aleatoriamente. Alguns parâmetros podem tanto melhorar quanto piorar o rendimento geral. Para que todas as opções do Preferences sejam mostradas, marque o Advanced (avançado), que se encontra abaixo da janela, à esquerda do botão Ok. No Preferences podemos regular os parâmetros pertinentes a seções muito importantes, tais como:
Audio - ajustes da interface instalada e do tipo de driver a ser utilizado
MIDI - ajustes da interface, dos instrumentos etc.
File - localização dos arquivos de trabalho, regulagens do Bit Depth etc.
Project - diversos itens importantes relacionados a cada projeto (gravação, metrônomo etc.)
Customization - comportamento das edições, cores, atalhos etc.
A princípio, o Preferences pode parecer incompreensível, mas com calma você passará a entender a finalidade de cada item. Passemos, então, à primeira seção.
Preferences/Audio
É aqui que ajustamos diversas opções importantes relacionadas à gravação e ao playback do áudio no Sonar X1.
Devices
Dispositivos. Esta seção apresenta duas colunas contendo a lista dos drivers de áudio instalados no sistema. Se os drivers foram instalados corretamente, o Sonar os detecta automaticamente. Se você comprou uma interface nova, o primeiro passo é instalar o driver ASIO que veio em um CDR juntamente com o periférico ou acessar o site do fabricante, baixar e instalar o driver mais recente. Após este procedimento, é necessário conectar a interface na porta USB, firewire ou em um slot PCI. Assim, quando você ligar a interface, a mesma procurará o driver instalado. Por sua vez, o Sonar "cata" o driver recém instalado quando você o instrui a usar o ASIO através do Preferences/Audio/Driver Settings. Assim, uma lista completa aparece no Devices e você não precisa mexer em nada.
Caso o computador tenha duas interfaces de áudio habilitadas, você poderá selecionar quais entradas e saídas serão utilizadas, atentando para os nomes e os respectivos números das entradas e saídas. Por exemplo, utilizo uma M-Audio 1010 LT (PCI) e uma Octa Capture Roland (USB) no estúdio. No total, tenho 16 entradas e 16 saídas a escolher. Assim, é possível gravar diversos instrumentos simultaneamente e endereçar saídas estéreo para várias finalidades (efeitos, fones separados etc.).
É importante que você entenda a linguagem da lista dos drivers disponíveis, pois os nomes desta lista aparecerão nas pistas de áudio (Input), no barramento Master (Output) e nas saídas das pistas auxiliares e de fones. Por exemplo, se você tem uma interface M-Audio 2496 e deseja gravar um teclado em estéreo, deverá selecionar a entrada correta (Stereo M-Audio Delta ASIO Analog In 1) na lista que aparece ao clicar no botão Input da pista em que vai gravar. O nome do driver exprime a sua aplicação: gravar em estéreo usando o driver ASIO da interface M-Audio Delta, primeiro par de entradas analógicas disponíveis.
Na área Output Devices (dispositivo de saída), habilite somente as que serão utilizadas. Normalmente é necessário escolher um par de saídas básico para ligar os monitores do estúdio diretamente (sem passar por um mixer físico), outro para mandada de fones de ouvido e mais um para algum processador de áudio físico (compressor, reverber, metrônomo etc.). Para acessar estas saídas, selecione-as nos barramentos Master, Auxiliar e Efx que você deverá criar no Bus Pane (área dos barramentos) do Sonar. Esta área é a que fica logo abaixo da área das pistas.
O box Use Friendly Names to Represent Audio Drivers (usar nomes amigáveis para representar os drivers de áudio) da janela Devices pode ser usado para renomear o driver de forma que faça mais sentido. Por exemplo, você pode mudar o nome para Entrada de áudio 1. Assim, exatamente com estas palavras, o driver será mostrado no campo do Input das pistas de áudio. Para renomear, basta clicar com o botão esquerdo do mouse sobre o nome original do driver. Para que o novo nome entre em ação nas pistas do Sonar, marque o box do Use Friendly Names. Esta opção é global, ou seja, passa a funcionar em todos os projetos.
O box Show Mono Outputs (mostrar as saídas de forma monofônica) proporciona o endereçamento das pistas ou dos barramentos auxiliares para saídas individuais (mono), além dos pares estéreo. Quando este box é marcado, as pistas passam a apresentar saídas mono separadas. Uma ótima aplicação desta opção é quando se deseja mixar um projeto do Sonar (contendo várias pistas estéreo) em canais separados (mono) de um mixer físico. Assim, a porção esquerda de uma pista vai para um canal do mixer e a da direita para outro. A partir daí, no mixer físico, pode-se regular em qual posição do panorâmico ficará cada informação sonora.
No próximo mês, mais detalhes dos recursos do Prefences.
Boas gravações e sequenciamentos.
Luciano alves é tecladista, compositor e autor do livro Fazendo Música no Computador. Fundou, em 2003, a escola de música e tecnologia cTmLa ? centro de Tecnologia musical Luciano alves (www.ctmla.com.br), que dispõe de seis salas de aula e um
estúdio.