Notícias de mercado
Notícias de Mercado
Redação
Publicado em 01/10/2011 - 09h50
SEMINÁRIO DA MEYER SOUND REÚNE TÉCNICOS NO RIO
Entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, foi realizado no Rio de Janeiro o seminário Desenho de Sistemas, primeiro da Meyer Sound na capital carioca e ponto de partida de uma série de ações que o IATEC irá trazer ao Brasil ao longo dos próximos anos.
O curso, que contou com o apoio das empresas Hoffman e Mac Audio, sede do evento, teve carga de 40 horas e foi ministrado pelo mexicano Oscar Barrientos, instrutor sênior da Meyer Sound e expert em produtos da empresa americana, da qual é funcionário desde 2003.
"O principal objetivo desta ação é ensinar as principais bases teóricas para aqueles que pretendem trabalhar com sistemas de sonorização, seja para instalações fixas ou móveis", destacou ele, que em 2000 obteve o certificado do SIM II (sistema de medições acústicas desenvolvido pela Meyer Sound), referência em termos de equipamento de análise de áudio.
Para diversos participantes, o fato de o seminário internacional ter sido ministrado em espanhol, e não em inglês, foi um ponto positivo. Também chamou a atenção a didática do instrutor, que evitou que determinados termos técnicos se perdessem ao adaptá-los para um "portunhol" de fácil compreensão.
Durante a palestra, os cerca de 40 participantes - a maioria técnicos de empresas - tiveram a oportunidade de fazer perguntas e de acessar um vasto material para consulta, incluindo apresentações, textos e fotos. Indo além da teoria, Barrientos, que também é responsável pelo desenho e instalação de sistemas de sonorização, trabalhou durante o curso com diversos modelos de caixas, microfones de medição e com os softwares Galileu e Mapp On Line, entre outros itens que otimizaram a transmissão de seus conhecimentos.
O IATEC já confirmou para o dia 14 de novembro o início de um novo curso, o Treinamento Oficial em Smaart, que acontecerá na unidade Centro da instituição. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em www.iatec.com.br, onde também podem ser obtidas mais informações sobre a ação.
(Renato Muñoz)
PROSHOWS ANUNCIA ACORDO COM A EAW
Após recentemente assinar parcerias com três importantes nomes do áudio profissional - Midas, Klark Teknik e Powersoft -, a gaúcha ProShows, que também traz ao Brasil marcas como Numark, Behringer e Novation, revelou que a partir de outubro irá distribuir os produtos da EAW, uma das maiores fabricantes de sistemas profissionais de sonorização do mundo. "Com a EAW, passamos agora oferecer uma solução completa para sistemas de áudio de alta performance", destacou Vladimir de Souza, presidente da ProShows.
Pertencente ao grupo Loud Technologies Inc., a EAW tem hoje seu nome vinculado a renomados artistas, como o grupo de heavy metal Iron Maiden, que utiliza em sua atual turnê mundial, Final Frontier, o line array KF760 e os subgraves SB1002. As bandas Red Hot Chili Peppers, Linkin Park e REM são outras que atualmente contam com equipamentos da fabricante, que também está por trás da sonorização de importantes centros esportivos mundiais, como os americanos Yankee Stadium e Madison Square Garden, além dos estádios de futebol Camp Nou, do Barcelona, e San Siro, do Milan.
BAIANOS VENCEM FESTIVAL PROMOVIDO PELA YAMAHA
A banda baiana Quarteto de Cinco foi a grande vencedora da primeira edição do Yamaha Brazilian Beat, festival brasileiro de bandas independentes que tem como objetivo revelar novos talentos e apoiar a musicalização.
O festival, realizado em agosto no Carioca Clube, em São Paulo, foi promovido pela Yamaha Musical do Brasil e contou com um júri formado por músicos como Rafael Bittencourt, Edu Falaschi, Derico, Renato Rocha, Tico Sta. Cruz, Tuco Marcondes e Frejat. Nele, o grupo vencedor deixou para trás outros nomes promissores, como Fleeting Circus (RJ), Colorphonic (PR), Kiara Rocks (SP) e Distintos Filhos (DF).
Formado em Salvador no ano de 2007, o Quarteto de Cinco desde então já realizou mais de 100 apresentações na cidade, incluindo um show no Festival de Verão de Salvador deste ano. Com a vitória no Yamaha Brazilian Beat, o grupo, que recentemente se apresentou na Expomusic, ganhou a chance de ir ainda mais longe: no dia 14 de novembro, os baianos estarão na Coréia do Sul representando o Brasil no Yamaha Asian Beat, um dos maiores concursos de bandas do mundo.
TERRA LANÇA APLICATIVO LET'S ROCK SONORA
Rock, metal, grunge: em cada década, uma febre musical. E para descobrir qual delas faz a cabeça dos usuários do Facebook, o Terra anunciou o lançamento do Let's Rock Sonora, um aplicativo para a rede social que identifica e compartilha com os amigos o subgênero roqueiro que o usuário mais gosta.
A ação, assinada pela DM9, tem uma dinâmica lúdica: entre mais de 60 ícones musicais das décadas de 1950 a 2000, o dono do perfil seleciona aqueles com os quais mais se identifica. Após o cruzamento destes dados, o resultado será publicado em seu mural, indicando qual é a sua década e estilo de rock favoritos. Os internautas também serão direcionados para uma rádio criada exclusivamente para esta ação no Sonora, o serviço de música digital do Terra. Foram criadas seis rádios exclusivas, correspondentes aos seis resultados possíveis, que podem ser ouvidas gratuitamente.
O Sonora conta hoje com mais 400 mil assinantes pagantes no Brasil e nos cinco países onde está presente. Além deste grupo, cinco milhões de internautas escutam o Sonora mensalmente utilizando o modelo gratuito, através de streaming. Graças a acordos firmados com 70 das principais gravadoras do mundo, entre as quais estão Universal Music, Sony Music, Warner Music, EMI Music e Walt Disney Records, o Sonora possui um acervo com mais de três milhões de músicas.
ABEMÚSICA APOSTA NO CRESCIMENTO DO MERCADO
Impulsionada pelo avanço da economia brasileira, a indústria da música no país vem registrando crescimento anual acima da casa dos 10% nos últimos anos, de acordo com a Associação Brasileira da Música (Abemúsica). Segundo a instituição, os "bons ventos" indicam que 2011 chegará ao fim com o mercado movimentando um total da ordem de R$ 700 milhões.
Grande parte dos negócios anuais da área é fechada ou encaminhada durante a Expomusic, maior evento do setor na América Latina (confira a cobertura completa da 28ª edição da feira, realizada entre os dias 21 e 25 de setembro, na AM&T 242, em novembro). Apenas em 2010, mais de 50 mil visitantes passaram por seus corredores e estandes. Entre eles, consumidores finais e representantes de empresas baseadas em todos os continentes do planeta.
De acordo com Synésio Batista da Costa, presidente da Abemúsica, a expectativa é a de que a indústria - também alimentada pela aprovação da lei 11.769, que institui o ensino musical obrigatório nas escolas do país - movimente R$ 1,5 bilhão nos próximos cinco anos.