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Revista Luz & Cena
Aquário
Epah Estúdios
Complexo de estúdios se torna referência em produção audiovisual e broadcast
Fernando Barros
Publicado em 01/10/2011 - 09h25
Marcio Teixeira
 (Marcio Teixeira)
O Epah surgiu da parceria do gerente técnico Marcelo Freitas e do empresário Marcio Schnaidman durante um simples almoço de sábado. "Eu trabalhava como baterista da banda Reveillon, de propriedade de Marcio. Começamos a conversar sobre áudio e também sobre as possibilidades de expansão no mercado musical", relembra Marcelo.

Em 2009, após 10 anos de trabalho conjunto, a dupla - que se tornou um trio com a chegada do diretor geral Ivor Schnaidman - transformou em realidade a ideia de criar um estúdio. Mas, para isso, contaram com a ajuda do engenheiro acústico Carlos Duttweller. "Ele prontamente se dispôs a criar o ambiente total do Epah Estúdios, o que não era um desafio muito fácil, pois o projeto exigia a construção de um mezanino com estrutura metálica onde seriam comportadas as salas no piso superior", recorda Marcelo. Com o projeto em mãos, foram seis meses de obras até a instalação dos equipamentos.

O gerente conta que, hoje, depois de um ano e meio no mercado, o Epah diversificou a sua atuação, e além de oferecer estúdios de gravação, ensaio e masterização, tem ainda uma unidade móvel de áudio, envolvida em projetos que vão desde a gravação de DVDs até a transmissão de shows, como os do U2, em São Paulo, passando por eventos esportivos, como a transmissão de jogos de futebol pela Globosat em 5.1 e HD.

Segundo Marcelo, a novidade para este semestre é um sistema de PA, monitores e infra-estrutura de backline para eventos de médio porte. Estão incluídos no "pacote" fones in-ear, microfones com e sem fio - inclusive novos modelos Sennheiser fornecidos pela Quanta AV-Pro - e headsets. "Nosso investimento nunca parou desde o início das atividades, pois sempre temos em mente a necessidade de inovar e de atender à demanda de nossos clientes", revela o gerente.

COMPLEXO E DIVERSIFICADO

Pelos estúdios "fixos" do Epah passam artistas de uma ampla variedade de estilos: do sertanejo ao gospel, como explica Freitas. "Não temos uma identidade fixa. Trabalhamos com estilos dos mais variados, mas oferecendo uma estrutura técnica adequada a cada tipo de trabalho. Por exemplo, quando gravamos gospel, temos nas seções um técnico e um produtor que atuam com esse estilo em específico. Possuímos parcerias com muitos técnicos e produtores do mercado fonográfico", destaca.

Apesar da variedade de gêneros gravados no Epah, a presença maior é do sertanejo. Por lá, recentemente passaram nomes como Christian e Cristiano, Matheus Minas e Leandro e Sodré e Alexandre. "Estamos finalizando o DVD da dupla Wagner e Rodrigo, de São Paulo, e há pouco fizemos, indoor, em nosso estúdio, o DVD de Ronaldo Filho - filho do grandioso Ronaldo Viola - e Araguaia. Os estúdios sempre se alternam entre gravações e ensaios, como os das mais recentes turnês de Guto e Nando e Marcelo Viola e Ricardo", afirma, orgulhoso.

A área total do complexo se divide em um galpão para a armazenagem de equipamento móvel, garagem para a unidade móvel de áudio, um escritório com recepção, sala de artistas com TV/DVD e internet, área de alimentação e uma sala de edição de vídeo, além dos estúdios propriamente ditos. Ao todo, o Epah ocupa uma área de aproximadamente 680 metros quadrados. "Temos uma sala de mixagem com aproximadamente 20 metros quarados, uma sala de gravação com 32 metros quadrados, outra, mais ampla, de 60 metros quadrados, com estrutura de laje H16." Há, ainda, uma sala de masterização em 5.1 e 2.0 e mixagem 2.0 com 20 metros quadrados e uma sala de edição de vídeo de 15 metros quadrados.

O engenheiro Carlos Duttweller e sua equipe, incluindo o pessoal da alvenaria, marcenaria, tapeçaria e acústica, construíram o Epah do zero. "O material empregado na acústica do foi dimensionado de várias formas, até porque tínhamos um desafio de manter toda essa estrutura sem muitas vibrações em cima de um mezanino de aço", conta Marcelo. A necessidade de atender aos mais diversos estilos musicais levou a decisão de manter as salas vivas e com muito nível de desprendimento da estrutura metálica. Por esse motivo foram utilizados muitos materiais antivibração, incluindo EVAs, manta asfáltica, material absorvente, pisos laminados especiais importados e MDF no piso. Para as paredes foram empregados gesso acartonado em parede dupla e com dupla camada, lã de rocha, tecido ortofônico e muita madeira.

"Nosso cabeamento foi estudado minuciosamente devido às dimensões e interligações das salas. Eu, o técnico de master Carlinhos J, da CJ Mastering, e mais a equipe do Epah cuidamos de todos os detalhes do projeto para facilitar a posterior manutenção", afirma ele, que optou por cabos principais da marca Mogami, de 32 vias, patchbays Switchcraft e Audio Accessories e conectores Neutrik e Amphenol.

ESTÚDIO SOBRE RODAS

A unidade móvel do Epah, hoje já reformada, era a mesma unidade de áudio da antiga ARP, formada na época por grandes técnicos, entre eles, Roberto Marques, Zorro, Coto e Carlinhos Freitas. "Quando o Epah adquiriu a unidade, trouxe na bagagem novos equipamentos e também alguns clássicos, como as quatro mesas O2R, da Yamaha. Hoje contamos com a Venue Profile Avid e mais uma Mix Rack Avid", conta Marcelo.

Dotada ainda de um sistema HD Native de 64 canais HDX, a UM é requisitada para gravações de DVDs, transmissões de TV e internet. Entre os DVDs, alguns dos que valem destaque são os mais recentes de Fernando e Sorocaba e Maria Cecília e Rodolfo, além de Registro, d'O Rappa, gravado na Rocinha. Produções como o especial do SBT Histórias e Canções, apresentado por Roberto Justus, Festa 20 Anos MTV no Rio de Janeiro, Luau MTV Verão e Quinta Categoria Verão, dentre outros, também foram trabalhos feitos com a unidade móvel.

"Atualmente, nossa UM está transmitindo ao vivo o Acesso e gravando o Grêmio Recreativo, comandado pelo Arnaldo Antunes, ambos programas da MTV. Também transmitiu os jogos do Campeonato Carioca e irá atuar ao longo do Brasileirão 2011", revela.

A base da unidade é um caminhão Ford Cargo 1215 adaptado, com suspensão a ar controlada, sistema de no-break geral e bypass com 5 kVA e autonomia de 30 minutos. O baú atual já existia antes, mas passou por constantes renovações para atender às atualizações dos equipamentos. "Ele foi construído especialmente para ser uma unidade móvel de áudio, então temos painéis analógicos e digitais para o áudio, e painel de energia com controladores e medidores de tensão, amperagem e ciclagem, o que oferece segurança em todos os sentidos."

A parte interna da unidade foi projetada para funcionar como um estúdio fixo, sofrendo algumas adaptações de acústica e estrutura que não estavam no projeto original concebido por Roberto Marques, Zorro, Carlinhos Freitas e Coto. Os materiais empregados são basicamente isopor para o tratamento térmico, lã de vidro para a acústica, madeira, tecido e carpete ortofônico em todo o ambiente. "Pretendemos implantar um novo baú. O objetivo é contarmos com uma sala ainda mais ampla, com sistema de amortecimento nos racks suspensos", afirma Marcelo.

INVESTIMENTO E MÃO DE OBRA

Marcelo Freitas considera o mercado de áudio em evidente ascensão, mas em sua opinião ainda falta investimento em mão de obra no país. "Temos muitos profissionais sem qualificação atuando, e nem acho que seja culpa dos mesmos, porque se fizermos um comparativo com os Estados Unidos, veremos que lá existem várias faculdades específicas para a formação de profissionais na área de Engenharia de Áudio e Acústica, ao contrário do que temos aqui." Por outro lado, o gerente dos estúdios reconhece que os fabricantes nacionais, por sua vez, estão a cada dia mais empenhados em produzir equipamentos de qualidade.


No quesito novos investimentos, a direção do Epah pretende apostar ainda mais em unidades móveis. "Os planos a médio prazo são reformar totalmente a estrutura hoje implantada e possivelmente adquirir uma UM menor, mas de muita qualidade. Com a nossa console Venue Mix Rack e dois Pro Tools, ela terá a capacidade de gravar em 56 canais, um principal e um redundante. Com essa nova unidade, também poderemos transmitir áudio em 5.1 para emissoras de TV e internet", completa.

LISTA DE EQUIPAMENTOS

Estúdio de gravação

Pro Tools HD3 com duas interfaces 192 I/O e AD-CARD Input (total input 32 canais simultâneos)
Digidesign D-Command ICON com 24 Faders e 5.1
Apple Mac Pro Octa Core com 3 TB de HD
Rack pak SPL 2710
JBL 5.1 LSR4328P Studio Monitor (com subwoofer LSR4312SP)
JBL 2.0 LSR6332 Studio Monitor
Audio Control Spectrum Analyzer
Blu-Ray DVD
TVs e monitores LCD (técnica e gravação)

Pré-amplificadores:

Manley VOXBOX
Avalon 737 SP (x 2)
HHB Radius 40
Rupert Neve 5012 (x 2)
SSL VHD (x 3)
API 3012 +
Digidesign

Estúdio de masterização

Console Sony DMX-R100 5.1 com Total Recall
Pro Tools HD2 com interface 192 I/O
Apple Mac Pro Quad Core com 3TB HD
Manley SLAM M.U.
T.C. System 6000 com Icon e kit UnWrap
Monitores JBL 5.1 LSR4328P e SubWoofer LSR6332
Blu-Ray DVD
Monitores e TV LCD

Estúdios de ensaio/gravação

Console Yamaha M-3000 40+4ST
Monitoração Antera 3 Sistemas 12'+ driver
PowerPlay HA4700 (x 3)
In-ears PSM-400 Shure (x 4)
Fones Sennheiser MD-202 (x 8)
Fones AKG K-55 (x 2)
Microfones Shure, AKG e Sennheiser
Amplificadores Line6, GK400 e Marshall
Bateria Master Custom Series Pearl e Vision VBX Pearl
Percussão LP Matador
(Sistema interligado ao estúdio de gravação e à unidade móvel de gravação)

Unidade móvel de áudio

Console Venue Profile Mix Rack 48 X 16 canais
Gravação em Pro Tools HD3 com 64 canais HDX
Backup em Pro Tools HD Native 64 canais
Backup em HD gravadores Tascam e Fostex (até 72 canais)
Interface Rosetta 800 Apogee
Interface Digidesign 96I
Sync HD Digidesign com Time Code e Video Reference HD
Dolby Encoder DP-571 para transmissão digital em 5.1+2
Pré-amplificadores Avalon 737 SP (x 2)
Monitoração KRK 7000B
Amplificadores Alesis e Crown
Monitores de vídeo Sony LCD 14"/Sony LCD 26"
Microfones shotgun AKG, Sennheiser, Beyerdynamic e Audio-Technica
Splitter com Fan Out 72 vias (x 2)
Multicabos digitais coaxiais Gepco/Nemal de 4 vias (x 2)
Multicabo analógico Wirlwind 56 vias
Multicabos analógicos Wirlwind 28 vias (x 2)
 
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