D.A.S. Audio substitui suas séries de monitores ativos
A espanhola D.A.S. Audio anunciou na feira ISE, em Amsterdã, Holanda, a substituição das suas séries de monitores ativos SM e SML pela nova Road Series, que abrange dois modelos: Road 12A e Road 15A (foto), com falantes de 12 e 15 polegadas, respectivamente. Segundo a fabricante, por essas novas caixas serem menores e mais discretas, elas ajudam a eliminar a obstrução visual entre plateia e artista causada por caixas altas e largas.
Os novos modelos são produzidos com madeira de bétula e contam com acabamento em pintura Iso-Flex de longa duração. Possuem LEDs indicadores de sinal e clip em locais de fácil visualização, além de conectores localizados embaixo do painel frontal, o que evita desconexões acidentais, e duas opções de equalização.
Além disso, utilizam o que há de mais moderno em amplificação Classe D, fornecendo 550W para as frequências graves e 220W para as agudas. O processamento do sinal fica inteiramente no domínio digital, com processadores avançados que incluem filtros FIR, capazes de manter a constância na resposta de fase.
www.dasaudio.com
www.decomac.com.br
Apogee lança novos acessórios para gravação
A Jam é a nova interface da Apogee para gravação de instrumentos com facilidade de operação e alta qualidade sonora diretamente em iPods, iPads e Macs. Especialmente desenvolvido para guitarras e baixos, ela possui apenas um botão, o de ganho, e utiliza uma conversão analógico-digital de 24 bits/44.1kHz.
Ela também possui um LED multicolorido para indicar sinal e pico, e um limiter suave na entrada para otimizar os níveis de gravação. O equipamento pode ser utilizado em conjunto com o GarageBand nos dispositivos móveis e com qualquer software que utilize tecnologia Core Audio no Mac, dispensando, inclusive, alimentação externa, pois a energia necessária é transmitida pelo próprio cabo que carrega o áudio digital.
Associado ao lançamento, a empresa também anuncia o lançamento do Mike, um microfone para iPods, iPads e Macs que completa o time de gravação portátil da Apogee e que pega carona nas mesmas características e atrativos da Jam.
www.apogeedigital.com
www.quanta.com.br
Korg aposta na portabilidade com a NanoSERIES2
A nova linha de controladores USB-MIDI da Korg chega ao mercado apresentando três equipamentos que valem ser conferidos: nanoKEY2, nanoPAD2 e nanoKONTROL2 (foto). Enquanto o primeiro cumpre a função de teclado, o segundo atua como drum machine e o terceiro controla DAWs, softwares e plug-ins.
O nanoKEY2 contém 25 teclas sensíveis ao toque, além de controles de sustain, oitavas, pitch e mod. O nanoPAD2, por sua vez, conta com 16 pads, um touchpad X-Y e botões de mudança de cena. Já o nanoKONTROL2 possui diversos botões, knobs e faders para o controle de oito tracks, além de botões de transporte, entre outros.
Os três lançamentos estão disponíveis nas cores branca e preta e são alimentados via USB. Leves, cada um pesa menos de 300 gramas.
www.korg.com
www.pridemusic.com.br
Novo kit de bateria da CAD
A CAD acaba de lançar o novo kit de microfones para bateria e percussão Touring7 (foto), composto por um D12 de diafragma grande, quatro TSM411 dinâmicos e dois GXL1200, condensadores de cápsula pequena.
O D12 é um microfone dinâmico cardióide de cápsula grande indicado para uso junto a amplificadores de baixo, bumbo e surdos, com resposta de frequências de 50Hz a 16kHz. Já o TSM411 é um microfone dinâmico supercardióide com resposta de frequências de 100Hz a 15kHz, voltado para o uso com metais, amplificadores de guitarra e baixo, caixas e tons. Por último, o GXL1200 é um microfone a condensador cardióide com resposta de 30Hz a 20kHz, recomendado para coros, orquestras, instrumentos acústicos, cordas, piano, overheads, chimbal e efeitos percussivos.
Fazem ainda parte do kit quatro suportes pequenos e discretos para os TSM411 e uma case de metal para transporte e armazenamento.
www.cadaudio.com
www.uminstrumentos.com.br
Venom: novo sintetizador da M-Audio
A M-Audio une o calor dos teclados vintage com a modernidade do processamento digital neste novo sintetizador analógico virtual, o Venom, que pode ser usado, inclusive, como uma interface de áudio e MIDI com duas entradas e duas saídas em 24 bits/44.1kHz.
Ele possui 49 teclas e vem equipado com 512 timbres individuais e mais 256 em camadas, funções de arpejador, 53 sons de bateria, quatro partes multitimbrais, 41 osciladores, 12 vozes simultâneas de polifonia, 16 opções de modulação, funções de sincronização, ajustes de forma de onda, filtros e ainda três LFOs e três envelopes AHDSR por voz.
Entre os efeitos que possui estão reverb, delay, chorus, flanger e phaser globais, compressão, equalização e distorção (incluindo redução de bits) em cada parte multitimbral, e, ainda, tremolo e autopan via modulação. Ele vem acompanhado de um software específico que permite aos usuários conhecer a fundo todas as funções do sintetizador.
www.m-audio.com
www.quanta.com.br
Novas interfaces da Focusrite
A Focusrite anuncia o lançamento de duas novas interfaces de áudio USB: a Scarlett 8i6 e a Scarlett 18i6 (foto), com oito e 18 entradas, respectivamente, e ambas com seis saídas e qualidade de conversão de 24 bits/96kHz.
A Scarlett 8i6 possui quatro entradas analógicas, sendo duas pré-amplificadas, quatro saídas analógicas e mais uma estéreo para fone de ouvido, entrada e saída estéreo digitais via SPDIF, e, ainda, duas entradas virtuais, que podem receber sinais de áudio de softwares instalados no computador. Já a Scarlett 18i6 conta com oito entradas analógicas, sendo duas pré-amplificadas, duas saídas analógicas e mais uma estéreo para fone de ouvido, entrada e saída digitais estéreo via SPDIF e mais oito entradas digitais via cabo ótico.
Ambas vêm equipadas com um mixer virtual 18 x 6, um pacote de plug-ins exclusivo da série (gate, reverb, compressor e equalizador), o pacote Xcite+, com o software Ableton Live Lite, vários samples e loops e um sintetizador. Ambas funcionam em Windows e Macintosh.
www.focusrite.com
www.quanta.com.br
Sennheiser apresenta novos modelos de microfones
A Sennheiser anunciou recentemente, durante a edição de 2011 da feira ISE, na Holanda, o lançamento de seus novos microfones para montagem em mesas e tetos. Ao todo, cinco novos modelos foram apresentados, além de três acessórios.
Para palestrantes, a empresa está colocando no mercado os modelos gooseneck MEG 14-40-B e MEG 14-40-LB (foto). Ambos utilizam cápsulas KE 10, sendo que o último conta com um anel de LED. Já a sua linha para montagem suspensa conta com os modelos cardióide ME 34 W, supercardióide ME 35 W (também na foto) e shotgun ME 36 W, todos disponíveis nas cores branca e preta. Completando a linha, foram lançados os acessórios MZH 3015 W (gooseneck flexível), MZH 30 W (barra metálica de suspensão) e MZC 30 W (cabo com nove metros de comprimento).
Aproveitando a feira, a empresa informou que seu site oficial (www.sennheiser.com) agora conta com uma nova funcionalidade, chamada Installed Sound Microfone Finder, criada para auxiliar os interessados em seus microfones a encontrar os modelos corretos para cada tipo de situação.
www.sennheiser.com
www.equipo.com.br
JBL lança sistema portátil de PA
A JBL acaba de lançar seu novo sistema de som portátil, o EON 210P, com duas caixas e um mixer amplificado de oito canais com efeitos embutidos, ideal para aplicações em que portabilidade e rapidez de montagem são fundamentais. Cada caixa possui um alto falante de 10" e um driver de compressão de 1,5" com corte de crossover em 2 kHz, além de dispersão horizontal de 100º e vertical de 60º. A amplificação fica a cargo de um amplificador Crown classe D de 300W.
O mixer conta com oito canais, sendo quatro com entradas XLR/P10 combo, dois com entradas estéreo P10 ou RCA e dois com entrada estéreo P2. Os quatro primeiros canais possuem ainda duas bandas de equalização, graves e agudos (+/- 6dB), quatro efeitos (plate, room, large hall e slap delay) e phantom power. Como saídas, o mixer tem as duas amplificadas para as caixas, duas de monitoração P10, duas RCA que podem ser utilizadas junto com um gravador e mais uma P2 para fones. Conta ainda com um controle de volume master e um limiter onboard que evita picos nas saídas.
O sistema todo pesa menos de 15 kg e vem com um estojo para guardar cabos e microfones na traseira de uma das caixas (o mixer vai na traseira da outra), dois cabos para a ligação das caixas ao mixer e um cabo de força.
www.jblpro.com
www.selenium.com.br