RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Aquário
Base A
Fernando Barros
Publicado em 24/05/2011 - 00h00
divulgação
 (divulgação)
O estúdio Base A, localizado na Tijuca, bairro da Zona Norte da Rio de Janeiro, tem como sócios o DJ e produtor Leandro Neurose e o também DJ, produtor e técnico de áudio Marcelo "Marcky" Rain. Marcky conta que os dois uniram suas forças e experiências no mercado profissional para "montar um espaço agradável e descontraído para fazer e respirar música".

A ideia de abrir um estúdio surgiu quando Leandro, em 2003, comprou um casarão datado da década de 1930, com paredes maciças de 50 centímetros de espessura, característica que seria crucial para o isolamento das salas mais tarde. Leandro resolveu, então, depois de estudar e consultar vasto material disponível na internet, manter a sala com uma enorme parede de pedras, outra de tijolos e mais uma de concreto, a fim de torná-la viva acusticamente. "Nossa preocupação maior foi com a acústica da sala. Queríamos deixá-la viva e optamos por um teto regulável e biombos laterais para redução do espaço, o que nos permite ter flexibilidade no grau de reverberação de cada produção", explica Marcky.

Com a chegada de Rain, no final de 2010, o estúdio trilhou novos caminhos e hoje é umas das salas de maior destaque na região, tanto em gravações quanto em ensaios. "Sempre atendemos artistas exigentes e com alto padrão de qualidade. Eles vão do gospel ao sertanejo, do pop ao rock e do samba ao metal", afirma o técnico, que também oferece serviços de locução, sonorização e locação de equipamentos de áudio. "Todo artista é especial em nossa casa, seja no ensaio, na gravação, na mixagem, na masterização ou na produção. Está tudo ligado em um único lugar, uma base", completa.


 Investimento em patrimônio
 
 
Da esquerda para a direita, os sócios Leandro Neurose e Marcelo "Marcky" Rain

Marcky revela que o investimento de mais de 500 mil reais em patrimônio do estúdio cria um diferencial importante no mercado de áudio. "Por exemplo, a nossa sala A, com seus 27 metros quadrados e quase cinco metros de pé direito, torna perfeita a gravação de voz, guitarra e, principalmente, bateria, lembrando estúdios da Europa e EUA".

Segundo Marcky, a sala técnica com paredes de pedra, madeira e tijolos consegue, além de um som bastante agradável, oferecer conforto para os profissionais, que muitas vezes permanecem horas trabalhando no mesmo local.

CRÉDITO: Divulgação
 
Amplificadores Meteoro, Hartke, Marshall e Fender integram o "arsenal" do estúdio

O estúdio B, com 17 metros quadrados e três metros de pé direito, conta com uma sala anexa de quatro metros quadrados, para gravação de voz, e, ainda, com uma técnica de dez metros quadrados. "Esta sala foi desenvolvida justamente visando o mercado audiovisual", explica o técnico, que pretende, nos próximos meses, investir em trabalhos de dublagem e mixagem em sistemas 7.1.

O estúdio, que em todas as salas conta com o sistema Pro Tools 9, tem, em seu "arsenal", 20 pré-amplificadores e 30 microfones. "Sete destes microfones são especiais para voz", destaca Rain. O backline conta ainda com três baterias vintage e mais de 10 amplificadores com uma variedade grande de timbres. Os cabeamentos ficaram por conta do próprio Marcky Rain, que utilizou materiais das marcas Hosa e Monster. Além dos estúdios, o local ainda oferece uma sala de estar e galeria de arte com instrumentos e discos raros autografados.


Intercâmbio de conhecimento

CRÉDITO: Divulgação

 
Estúdio A: sala principal tem 27 metros quadrados

Pelo Base A já passaram artistas como Gabriel O Pensador, a cantora Rosanah Fienngo, o produtor sertanejo Tadeu Santiago e o grupo de rock Possessonica, entre outros.

Marcky Rain considera que o mercado de áudio profissional está saturado de pessoas que efetivamente não sabem o que estão fazendo, e que isso tem um impacto direto na qualidade dos trabalhos musicais subsequentes. "Nós sempre tentamos nos destacar com um esforço diário de aperfeiçoamento e estudo teórico, sem deixar de ouvir muita música de todos os gêneros".

Inspirado na filosofia que fomentou a criação da Cia. dos Técnicos, há alguns anos, Marcky destaca a importância do intercâmbio de conhecimento com seus colegas de profissão. "Eles, que são sempre bem-vindos no nosso estúdio, ajudam a transformar o local em um pólo da nova geração de técnicos. Em comum, estamos todos sempre em busca de uma sonoridade perfeita", encerra.

Lista de equipamentos


Apple Power Mac G4 Dual 1.25 GHz Console Mackie 32.8.2
PC com processador Intel i5
3 ADAT
Digi-002

Prés:
Api
Avalon 737 SP
Phonic T8100
Focusrite Isa e Trackmaster
Presonus Digimax
Presonus Studio Channel
Pod XT

Nord Rack 2x
Korg SDD

Monitores:
KRK RP8
NS-10

Microfones:
Blue - Bluebird
AKG C 4000
AKG C 3000
Par de Rode NT5
Rode NT1
Sennheiser Me6
MXL 2003
MXL 2-990
MXL 2-991
6 Shure SM 58
1 Shure SM 58 beta
4 Shure SM 57
2 Behringer B2
4 Sansom CO2
1 cad e100

Amplificadores:
Marshall JCM 900
Marshall Valvestate 2000
Marshall Valvestate 8080
Mesa Boogie Studio Calibre DC2
Fender Powerchorus
Fender 212
Orange Crush
Hartke 2500
Hartke 2000
Meteoro Vulcano

Caixas Ativas:
6 Selenium 1202 A
2 JBL EON 15

Baterias:
Tama Grand Star
Odery Custom Handmade
Pearl Export

Técnica B

Console Alesis 16 canais
Computador PC 1.5 Placa Gadget Labs
Alesis RA 100
Event 20/20 monitores
DEQ Ultracurve 24/96
Microverb
Digitech GSP 21
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.