RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Em tempo real
Alemão
Fernando Barros
Publicado em 24/05/2011 - 00h00
ALEMÃO

Crédito: Divulgação
 


Cristiano Aloe Botafogo, também conhecido como Kiko, German, Deutsch e, principalmente, Alemão, trilhou um caminho incerto até chegar na produção de áudio profissional. "Acho que sou um grande curioso e sou muito feliz porque tive o privilégio de experimentar várias coisas na vida. Hoje sou, ao mesmo tempo, músico, tradutor, narrador e produtor com formação em jornalismo. E sou empresário também", conta o carioca, um dos sócios da produtora Audio Edition.

"Na adolescência, a certeza era a de que queria ser músico", recorda ele, que gravava suas composições e aprendia cada vez mais sobre equipamentos nas suas bandas de colégio. Mais tarde, Alemão trabalhou desenvolvendo trilhas para espetáculos de dança e cinema. "Então, há alguns anos, comecei a descobrir o universo do audiolivro, que nos Estados Unidos já responde por 10% do mercado editorial", afirma. "As produções realizadas aqui têm sido feitas com mais pompa do que o mercado pode absorver, com muita trilha sonora, muita produção gráfica, o que as torna mais caras", destaca ele, acrescentando que nos EUA a maioria dos audiolivros não possui trilha, e que o narrador leva a gravação sozinho do começo ao fim.

Em 2010, Alemão e seu sócio Guilherme Hodge abriram a produtora Audio Edition. "Aqui, tentamos fazer com que nossas produções de audiolivros sejam boas e baratas. Senão, o mercado não se desenvolve", aposta. Focados em narrações, firmaram parceria com a editora Caki Books, mas não deixaram de diversificar a produção, gravando tudo o que for possível em sua cabine de quatro metros quadrados. "Entre os trabalhos musicais, tivemos aqui o instrutor de ioga Antônio Prates, em um projeto de um CD de mantras em pop rock, e também o grupo de músicos compositores do projeto Encontros para Compor, que gravam jingles, trilhas e dublagens. Já passaram pela nossa sala sanfonas, cavaquinhos e praticamente toda uma escola de samba. Mas um por um, obviamente", brinca.

Bate-Bola

Pré-amplificador: Fiquei muito surpreso com o som da Mesa Boogie em linha

Processador de efeito: Zoom G2.1Nu, mas gosto muito do Amplitube e do que se tem feito para vocalistas

Monitor: Roland MA-15 ou a sinceridade dos meus Sony MDR-7506, mas o som do carro é sempre a prova final (risos)

Microfone: Gosto do corpo que os da AKG geram, mas o custo-benefício que encontrei na Marshall Electronics me agrada bastante

Plataforma de gravação: Tracktion, da Mackie

Software: Para masterizar, Twistedwave ou Sound Forge

Produtor brasileiro: Fritz von Runte

Produtor estrangeiro: George Martin e Quincy Jones

Melhor gravação em que trabalhou: Caramelo Apaixonado, um audiolivro infantil em que toquei todos os instrumentos. Foi uma delícia.

No estúdio, gosto de: Bom humor e ar-condicionado!

O melhor do meu trabalho é: A leveza e inteligência de todos com quem trabalho

Sonho de consumo profissional: Não cabe aqui e nem na minha carteira

Planos para o futuro: Produzir muitos audiolivros, participar de produções musicais, dublagens, jingles... E sempre aprender muito.

Recado para os iniciantes: Quem sou eu para aconselhar, mas vá lá: fuce e experimente!
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.