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Revista Luz & Cena
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Yamaha 01X
A integração completa do estúdio
Miguel Ratton
Publicado em 01/12/2004 - 00h00
divulgação
 (divulgação)
Ninguém pode negar a posição de liderança que a Yamaha possui no segmento de mesas de mixagem digitais. Há vários anos, ela vem ampliando cada vez mais essa linha de equipamentos, introduzindo não só novos modelos mas também aprimorando os recursos já disponíveis.
Com o crescimento do mercado de equipamentos para gravação digital, a Yamaha começou a desenvolver também produtos para integração de ambientes de estúdio. O primeiro passo para isso foi dado com a criação de uma tecnologia de alto desempenho para a transferência de áudio digital e MIDI, que é a mLAN (veja artigos publicados nas edições de setembro e outubro de 2003). Agora é a vez dos produtos que aproveitam essa tecnologia, e o primeiro deles é a 01X, objeto da análise deste artigo.
Batizada pela Yamaha com o nome de "Digital Mixing Studio", a 01X reúne, basicamente, três equipamentos em um só: interface de áudio e de MIDI, mixer digital, e controlador remoto. A 01X não é um gravador digital autônomo, pois para gravar e reproduzir áudio precisa estar conectada a um computador equipado com software de gravação - e a Yamaha fornece junto um ótimo software para isso. Entretanto, mesmo sem estar conectada a um computador, a 01X pode funcio-nar como mixer digital, com todos os seus processamentos internos de efeitos. Isso torna o produto muito interessante para o músico que se apresenta ao vivo e também possui um estúdio de gravação.

Visão geral

Comparada com outros produtos mais modernos, o visual da 01X é até discreto, mantendo a mesma aparência das mesas digitais da série "0". Ela possui uma estrutura metálica, com acaba-mento em plástico nas laterais, e a cor predominante é o cinza metálico. Do lado esquerdo do painel ficam os 8 botões de ajuste de ganho das entradas analógicas, o visor LCD (iluminado), 8 botões rotativos (encoders que giram "sem-fim") para ajuste de pan (e parâmetros de edição), 18 teclas para ligar/desligar canais, e os 9 faders motorizados. Na parte da direita ficam as teclas de seleção de função, seleção de equalização, processamento de dinâmica e efeitos, seleção de "layer" de controle, as teclas de controle de janelas do software, e finalmente os controles de transporte do software de gravação, incluindo um dial de "jog/scrub", recurso essencial no proces-so de gravação e edição.
A borda inclinada na frente do painel proporciona conforto para o usuário, e os controles, de uma forma geral, são bem posicionados e organizados de maneira funcional. Algumas teclas, como as de seleção de layer de controle, têm dupla função, e por isso o usuário no princípio pode se confundir um pouco. Por outro lado, quem já está acostumado com o conceito de layers e bancos de faders nas mesas digitais se sente perfeitamente à vontade no uso dos controles.
Obviamente, para que um produto possa ter um preço acessível sempre é preciso cortar o custo em algum recurso. No caso da 01X, um dos itens economizados foi no visor que, em vez dos recursos gráficos das mesas digitais da Yamaha, possui apenas duas linhas de informações. Isso, no entanto, não chega a comprometer a operacionalidade, pois na maioria dos casos a 01X vai funcionar junto com um computador, e o usuário certamente focalizará a sua atenção para a tela do monitor. Nesse aspecto o sistema é perfeito, pois o controle remoto atua com eficiência e perfeição (falaremos sobre isso mais adiante).
Todas as conexões estão no painel traseiro da 01X. São oito entradas analógicas (conversores de 24 bits / 96 kHz), todas com pré-amplificador para microfone e ajuste de ganho, podendo ser usadas tanto para microfone quanto para sinais de linha. As duas primeiras entradas possuem conector XLR e alimentação "phantom" (a alimentação de ambas é ligada por uma só chave). As outras seis entradas possuem conector J10 balanceado, e a entrada 8 possui um conector alterna-tivo, não balanceado e de alta impedância, para se ligar diretamente à 01X uma guitarra ou baixo elétrico. Nas entradas 1 e 2, seria interessante que a Yamaha tivesse usado conector XLR do tipo "bivalente", com um J10 no centro do XLR, pois permitiria uma flexibilidade ainda maior nas conexões dentro do estúdio. Na mesma linha dos conectores de entrada estão os quatro conecto-res de saída de áudio analógico, do tipo J10 não balanceados: dois para a saída principal (Stere-o/Aux) e dois para a saída de monitoração. Ainda na mesma linha está a saída estéreo para fone de ouvido. As saídas analógicas da 01X também usam conversores de 24 bits / 96 kHz. Apesar das conexões serem no painel traseiro, para a facilidade do usuário as identificações dos conecto-res de entrada e saída estão escritas na borda do painel, de forma bastante visível.

Também no painel traseiro, abaixo das conexões analógicas de áudio, estão as duas portas Firewire, para conexão com o computador e/ou rede mLAN, a chave para ligar/desligar a alimenta-ção "phantom" das entradas XLR, as conexões de entrada e de saída digital S/PDIF estéreo (RCA), duas entradas para pedal de controle (conector J10), duas entradas e duas saídas MIDI, e finalmente a conexão da fonte de alimentação e a chave de ligar/desligar o equipamento. Embora a Yamaha tenha adotado uma fonte de alimentação externa, felizmente ela não é do tipo que fica presa na parede, mas sim daquelas que possuem um cabo com tomada. Além disso, para evitar que o plug da fonte se solte da 01X, existe uma presilha de segurança.
Junto com a 01X vêm dois CD-ROMs com drivers e softwares, um cabo Firewire, e os manuais de instalação e operação, em inglês. A Yamaha do Brasil está fornecendo as traduções completas desses manuais em CD-ROM, em arquivo padrão PDF.

Instalação

Para que a 01X possa funcionar em conjunto com um computador, primeiramente é necessário que este possua uma porta Firewire (IEEE1394) disponível. Os Mac atuais já vêm com essa interface, mas o mesmo não acontece com a maioria dos PCs. Entretanto, isso não chega a ser um problema, pois uma placa de interface Firewire é relativamente barata e fácil de se encontrar em lojas de informática. Em nossos testes foi usado um computador PC, no qual foi instalada uma placa Firewire "genérica" que custou cerca de R$ 100. O Windows XP possui suporte nativo à interface IEEE1394, de maneira que ao ser instalada, a placa de interface foi devidamente detec-tada e configurada.
A instalação do driver mLAN no computador também é um procedimento tranqüilo, semelhante à instalação de qualquer outro driver. Os testes foram feitos com a versão 1.0 do driver que veio com o equipamento, mas a Yamaha já disponibilizou na Internet uma versão mais recente, provavelmente com correções e melhorias. O driver mLAN se instala acoplado à interface IEEE1394, de forma que se houver mais de uma instalada no computador, o usuário deve esco-lher qual delas será usada para a conexão mLAN.
O computador PC que a Yamaha recomenda para trabalhar com o driver mLAN é um Pentium 4 de 2,2 GHz, com 512 MB de memória RAM e sistema Windows XP (Professional ou Home). No caso do Macintosh, o recomendado é um G3 ou G4 de 900 MHz, com 512 MB de RAM e sistema OS 9.2 (o novo driver para Mac já suporta o OSX).


Conexões no painel traseiro

Nos primeiros testes, abusei da boa vontade e utilizei um velho Athlon de 900 MHz, com 256 MB de RAM, e Windows XP Home. Funcionou com muitas restrições, permitindo apenas testar a funcionalidade do sistema. Depois passei para um Athlon XP 2600+ com 512 Mb de RAM (mas com a mesma placa IEEE1394), onde então pude colocar tudo em perfeito funcionamento. Todas as verificações mencionadas nesta análise foram feitas neste computador.
O usuário pode configurar os recursos do driver mLAN de acordo com suas necessidades e possibilidades, indicando os números de canais de áudio de entrada e de saída. Isso permite limitar o "peso" da operação do driver sobre o computador e seu sistema operacional. No PC, o driver pode funcionar como ASIO, WDM+ASIO, e WDM. O modo de operação deve ser escolhido de acordo com os softwares que serão usados. Por exemplo, a versão 8 do Media Player do Windows não tem suporte para ASIO, portanto, você não conseguirá usá-lo com a 01X se não configurar o driver mLAN para o modo WDM ou WDM+ASIO. Nos testes, o driver ASIO me pareceu relativamente melhor, pois não apresentou qualquer problema de instabilidade, como ocorreu algumas vezes com o WDM (possivelmente corrigido na nova versão). Além disso, a latência obtida com o driver ASIO foi excelente.
O driver mLAN pode ser desativado pelo usuário quando precisar de mais recursos do computador e não o estiver usando com a 01X. A ativação e desativação do driver pode ser feita rapidamente por meio do respectivo ícone, que fica na barra de tarefas, sem ser preciso entrar no Painel de Controle do Windows.
Uma vez estabelecida a conexão mLAN entre o computador e a 01X, os softwares de áudio e MIDI poderão acessar as "conexões virtuais", que estarão disponibilizadas para eles como dispositivos de entrada e de saída. No estado atual, pode-se transferir 18 canais de áudio (24 bits/44.1 kHz) do computador para a 01X, e 24 canais de áudio (24 bits/44.1 kHz) da 01X para o computador (essa capacidade fica reduzida à metade quando se trabalha em 96 kHz). Fisicamente, essas transferências são feitas através do cabo Firewire.

Você provavelmente deve estar questionando a utilidade de se poder transferir 24 canais de áudio para o computador se a 01X só possui 8 entradas de áudio. A resposta é simples: mLAN. Embora a 01X só possua de fato 8 entradas analógicas, ela pode receber mais canais de áudio, em formato digital, vindos de outra interface que suporte a tecnologia mLAN. Um exemplo é a interfa-ce i88X, que é um rack com 8 entradas e 8 saídas analógicas, e que pode ser conectada via mLAN à 01X, ampliando assim sua capacidade de entradas e saídas analógicas.
Além dos canais de áudio, a conexão mLAN entre o computador e a 01X permite a transferência de MIDI, contendo ao todo cinco portas MIDI virtuais de entrada e de saída: a porta 1 é reservada para os comandos de controle remoto, as portas 2 e 3 correspondem às conexões físicas da 01X (MIDI In/Out A e MIDI In/Out B), e as demais são para usos específicos dos softwares de edição da Yamaha (01X Studio Manager e Multi Part Editor for Motif).

O Mixer Digital

Os recursos de mixagem da 01X seguem os mesmos conceitos adotados pela Yamaha em sua já conhecida linha de mesas digitais. A 01X possui 28 canais de mixagem, sendo 8 alocados às entradas analógicas, 16 às entradas "virtuais" via mLAN e mais 2 canais estéreo, que podem ser alocados à entrada digital S/PDIF ou às saídas dos efeitos internos, por exemplo.
Em cada um dos 28 canais de mixagem pode-se selecionar fase, ajustar atenuação/ganho, aplicar um tipo de processamento de dinâmica (compressor, gate, etc), e configurar uma equalização paramétrica (4 bandas totalmente ajustáveis). Há uma grande flexibilidade para se endereçar entradas para canais de mixagem, através do recurso de Input Patch, que permite, por exemplo, rotear uma entrada analógica para dois canais de entrada do mixer digital para então aplicar processamentos diferentes em cada um. Além disso, os sinais dos canais de mixagem 1 a 24 podem ser endereçados diretamente (direct out) para as saídas mLAN 1 a 24, uma facilidade extremamente útil quando se grava várias entradas simultâneas no software de gravação. A 01X ainda possui 8 barramentos (buses), também com roteamento bastante flexível: Aux 1 a 4, Stereo-bus e Rec-bus. O usuário também pode endereçar canais para saídas, por meio do recurso Output Patch). As mandadas dos canais para os barramentos Aux podem ser tiradas pré ou pós fader. As configurações de endereçamentos de sinais, canais e barramentos feitas pelo usuário podem ser armazenadas na memória da 01X, com 32 registros para configurações de Input Patch e 32 para configurações de Output Patch. Dessa forma, pode-se ter várias opções diferentes na memória e escolher a mais adequada instantaneamente.
O equalizador paramétrico disponível em cada canal do mixer possui 4 bandas (Low, Low-Mid, High-Mid e High), com ajustes de largura de banda, freqüência central e ganho. As bandas Low e High também podem operar como hi-pass/lo-shelving e lo-pass/hi-shelving, respectivamente. A 01X possui uma biblioteca com 200 configurações diferentes de EQ, cada uma indicada para uma determinada situação. Da mesma forma, o processador de dinâmica disponível para cada canal do mixer também pode ser totalmente ajustável (parâmetros: Threshold, Ratio, Attack, Release, Gain, e Knee), e há também uma biblioteca de opções diferentes, com 128 registros. Os registros pré-programados das bibliotecas são uma mão na roda para o usuário, que na maioria dos casos já encontrará ajustes apropriados.
A 01X também memoriza cenas completas de mixagem, que podem estar associadas a registros de roteamento, EQ e processamento de dinâmica. Quem já trabalha com mesas digitais sabe o quanto esse recurso é útil. E para quem quiser um sinal de referência, a 01X também pode gerar senóide ou ruído branco, com nível ajustável.
Seguindo o conceito de outras mesas digitais, a 01X também adota o recurso de "camadas" (layers), onde cada camada contém 8 canais. O visor da 01X normalmente mostra os valores de um determinado tipo de parâmetro para um grupo de oito canais de cada vez, mas o usuário pode, a qualquer momento, visualizar os detalhes de um único canal usando a função "Selected Chan-nel". O visor pode mostrar o nível do sinal de cada canal horizontalmente, ou os níveis dos sinais dos canais esquerdo e direito do barramento estéreo principal.
A navegação através das páginas de funções no visor pode ser feita pelas teclas de setas e também pressionando-se seguidas vezes a tecla da função desejada. No início, esse procedimen-to fica um pouco confuso por causa do grande número de recursos e funções disponíveis no equipamento, mas depois que se acostuma fica realmente prático.
Toda a configuração dos recursos da 01X pode ser efetuada a partir do computador em que ela está conectada, usando para isso o software Studio Manager, fornecido com o equipamento. Com ele o usuário não só pode fazer os ajustes das funções de mixagem da 01X pelo computador, visualizando os parâmetros graficamente na tela, mas também pode salvar as configurações da 01X no disco rígido do computador, para maior segurança.
Existem dois processadores de efeitos na 01X, que podem ser usados pelos diversos canais de mixagem (quando se opera com taxa de amostragem de 88,2 ou 96 kHz, somente um processador de efeitos pode ser usado). É possível aplicar um processador exclusivamente a um canal (Insert) ou usá-lo como mandada-retorno. A flexibilidade para isso é muito grande. A biblioteca de efeitos oferece 43 tipos diferentes, e o usuário pode editar qualquer um deles e salvar em 85 registros adicionais de memória. Dentre os efeitos disponíveis estão os básicos (reverbs, delays, chorus, flanger, pitch transpose, etc), e mais um simulador de amps para guitarra, distorção, rotary spea-ker, e alguns outros também bastante interessantes. Os algoritmos de efeitos são derivados dos processadores SPX e DSPs das mesas digitais da Yamaha, e o processamento é efetuado em 32 bits. Provavelmente por questões de custo, não foram incluídos recursos para mixagem de sur-round.

Os softwares da 01X

Além do Studio Manager, o equipamento vem com outros softwares de extrema utilidade. Quem já usa algum software de gravação, poderá continuar a fazê-lo junto com a 01X, sobretudo se for um daqueles softwares mais populares, pois a 01X pode operar plenamente com o Cubase, Sonar, Logic e Digital Performer, oferecendo total suporte como interface e dispositivo de controle remoto.

Como alternativa aos softwares de gravação já existentes no mercado a Yamaha oferece o SQ01, um gravador de áudio e MIDI bastante completo, similar aos demais produtos do gênero. Ele permite gravar e reproduzir múltiplas pistas de áudio e de MIDI, e tanto o seu ambiente operacio-nal quanto os recursos de edição se assemelham bastante aos do Sonar. A tela principal do SQ01 é a janela de pistas, onde o usuário pode aplicar zoom para ampliar a visualização (vertical e horizontalmente) do conteúdo das pistas. O SQ01 já vem com vários plug-ins de efeitos da própria Yamaha mas pode receber plug-ins VST adicionais e sintetizadores virtuais, e também permite automação da mixagem e do controle dos plug-ins. Existem ainda janelas de consoles de mixagem de áudio e de MIDI, gráfico de piano-roll (com diversos detalhes de visualização), e lista de eventos. O SQ01 também tem suporte a sincronização (MIDI, MTC, MMC), importa e exporta áudio em formato WAV e, obviamente, funciona muito bem sob o controle dos faders e demais botões da 01X. Apesar do texto de ajuda (Help) extremamente sucinto, o SQ01 é relativamente intuitivo, sobretudo para quem já tem experiência com algum software de gravação.
Para a edição de arquivos de áudio é fornecido outro produto junto com a 01X, que é o TWE, um software já antigo que vem sendo fornecido com os samplers da Yamaha há alguns anos. A interface gráfica do TWE é muito simples e, infelizmente, ele não tem suporte a driver ASIO. Portanto, se você tiver optado por esse formato de driver não poderá ouvir as edições no TWE. Mas como ele funciona como um plug-in no SQ01, quem usar o driver ASIO poderá editar e ouvir a edição no próprio SQ01. O TWE pode receber e transmitir trechos de áudio para um sampler da Yamaha, desde que este esteja conectado ao computador por meio de uma porta SCSI (transferência S-MIDI).


O software SQ01, gravador de áudio e MIDI, é oferecido pela Yamaha

Para aqueles que já usam outros softwares de gravação multipista, certamente o maior valor agregado à 01X são os plug-ins de processamento. A Yamaha fornece quatro deles, todos compa-tíveis com o padrão VST. O Vocal Rack integra seis recursos: equalizador de três bandas (para-métrico nos médios), de-esser (para eliminar sibilâncias na voz), delay, harmonic enhancer, gate e compressor. Todos eles possuem parâmetros ajustáveis, e ainda há uma chave de inversão de fase e um filtro de corte de graves (HPF). O Pitch Fix é um corretor de afinação que pode atuar baseado na tonalidade da música ou de forma cromática. Ele oferece vários recursos para o acerto da afinação, inclusive com preservação da formante da voz. O Channel Module é um plug-in que reproduz em software os mesmos recursos de processamento de dinâmica (compressor, gate) e EQ paramétrico que estão disponíveis nos canais de mixagem da 01X. Este plug-in pode, inclusive, abrir arquivos de bibliotecas da 01X que tenham sido salvas pelo Studio Manager. O Final Master é um processador de dinâmica discriminado por bandas de freqüência, podendo-se ajustar independentemente a compressão, limitação ou soft-clip em cada uma das três bandas. Todos esses plug-ins da Yamaha já vêm com vários registros de configurações pré-programadas, e o usuário também pode criar e salvar seus próprios ajustes.

Utilizando a 01X com o SONAR

Fiz a maior parte dos testes usando a 01X com o software Sonar (versão Producer 3.11), um dos mais utilizados por músicos e em estúdios de pequeno porte. De uma forma geral, a interação de hardware e software é excelente.
A primeira coisa que se tem que fazer é configurar ambos os "lados". No Sonar, é preciso selecio-nar o tipo de driver que está sendo usado na 01X, que no nosso caso foi o ASIO. Com a versão 1.0 do driver ASIO mLAN, consegui obter a excelente marca de 2 ms de latência. Isso permitiu tocar sintetizadores virtuais (DXi ou VST) sem qualquer atraso perceptível. Também foi possível aplicar plug-ins de efeito de reverb na entrada do sinal, para dar mais conforto (ambiência) a quem canta durante a gravação (como a 01X possui dois processadores internos de efeitos, o usuário pode optar por usar um reverb da própria mesa digital para criar essa ambiência na monitoração, em vez de aplicar um plug-in na entrada do Sonar).
Embora o driver mLAN apareça no Sonar com 32 entradas e 32 saídas de áudio, e 8 portas de entrada e de saída de MIDI, nem todos esses recursos estão disponíveis na operação entre o Sonar e a 01X. Como mencionei acima, na 01X a conexão via mLAN opera com até 24 canais de entrada (01X-PC) e 18 canais de saída (PC-01X) para áudio, e 4 portas de entrada e de saída de MIDI. Na configuração do driver mLAN, o usuário pode definir quantos canais de áudio de fato deseja usar na conexão entre 01X e computador, pois quanto mais canais estiverem habilitados, mais carregado ficará o sistema operacional. Dessa forma, se você sabe que não vai usar mais do que 10 canais de entrada e 8 de saída, pode definir isso no mLAN Auto Connector. É importante ressaltar que a monitoração do sinal da saída estéreo principal do software se dá sempre pelo último par de canais disponível na conexão entre o computador e a 01X, e portanto se você habilitar 6 canais de saída, na verdade só poderá usar 4 (isso não é nada de mais quando se pode usar 18...). Pode-se trabalhar com resolução de 16 ou 24 bits (o driver ASIO mLAN já até prevê suporte para resolução de 32 bits), e taxas de amostragem de 44.1, 48 ou 96 kHz.


Usando a 01X com o software Sonar

Nas pistas de áudio do Sonar, a entrada de sinal via mLAN pode ser selecionada como estéreo, esquerdo ou direito, e o sinal gravado na pista pode ser mandado internamente para os sub-grupos ou master do software, ou externamente para qualquer par de conexão mLAN. Essa enorme quantidade de "canais" de áudio existentes entre o computador e a 01X pode confundir o usuário, pois fisicamente a 01X não possui tantos canais, e ainda por cima todo o áudio passa por um único cabo Firewire. Das quatro portas de MIDI disponíveis para as pistas do Sonar, somente duas são conexões físicas, que correspondem às portas A e B no painel traseiro da 01X. A porta MIDI 1 é reservada para o controle remoto do software a partir da 01X. Parece complicado, mas depois que se entende o funcionamento das conexões virtuais, pode-se operar o Sonar da mesma forma que se faz com as interfaces de áudio e de MIDI ditas convencionais.
Uma das coisas mais interessantes da 01X é que você pode usá-la para mixar e processar o material que está gravado. Isso não só diminui a sobrecarga de processamento do computador, mas também permite ao usuário escolher outra gama de efeitos, além de tudo o que existe sob a forma de plug-ins. O procedimento para isso não chega a ser complicado, pois basta selecionar um canal de saída mLAN como mandada de FX na pista de áudio, e na 01X aplicar um efeito ao canal de mixagem correspondente, retornando então o sinal para uma outra pista do Sonar, onde será gravado o material processado externamente. Além disso, existem os plug-ins da Yamaha que já mencionamos antes, e que podem ser aplicados ao Sonar (a partir da versão 3 ele tem suporte a plug-ins VST, através do VST Adapter, fornecido pela Cakewalk). Da mesma forma que nos demais plug-ins suportados pelo Sonar, também os plug-ins VST fornecidos com a 01X podem ter ajustes de parâmetros automatizados, seguindo o procedimento normal do Sonar para isso.
O controle remoto do Sonar através da 01X é efetuado seguindo o protocolo da Mackie Control. Para isso, na 01X é preciso escolher a opção de controle remoto específica para o Sonar, e então definir no software que a "superfície de controle" a ser usada é compatível com a Mackie Control, através da porta MIDI 1. Uma vez estabelecida essa configuração, imediatamente a 01X recebe os dados do Sonar, ajustando os faders motorizados para as posições respectivas dos faders da Console do Sonar. O processo é bidirecional, de maneira que ao se mover um fader na 01X, o fader correspondente se move na Console do Sonar, e vice-versa. Os nomes das pistas são também automaticamente passados para a 01X, que os abrevia no visor, o que facilita bastante a operação. Infelizmente, não é fornecida documentação sobre as mensagens MIDI de controle remoto, portanto quem quiser se aprofundar nesses detalhes deverá usar um software de monito-ração MIDI (ex: MidiOx) ou consultar a documentação da Mackie Control (o usuário comum dificilmente precisará dessas informações).
Como já foi mencionado, para se controlar todas as pistas com os oito faders da 01X, é adotado o mesmo conceito de camadas das mesas digitais, bastando pressionar uma tecla na 01X para os faders assumirem outro grupo de oito pistas do Sonar. Uma tecla específica traz para os faders as posições dos controles de Aux e Master do Sonar. Depois de algum tempo de uso, esse processo fica bastante eficiente e prático.
Além dos faders, pode-se controlar diretamente pelos canais remotos da 01X os controles de pan e chaves de Mute, Solo e Rec do Sonar. É possível também abrir ou fechar janelas do software, ampliar ou reduzir (zoom), salvar o arquivo da música, desfazer edição, etc., tudo isso usando teclas específicas na 01X. Todo o processo de transporte do material musical no Sonar também pode ser controlado a partir da 01X, também com teclas específicas (Play, Stop, Rec, etc) e mais um dial de scrub. Caso o usuário deseje, as funções de várias teclas podem ser reconfiguradas no Sonar. Depois que você se acostuma a usar a 01X com o Sonar, com as facilidades do controle remoto, não quer saber de outra coisa. Nem dá mais vontade de pegar o mouse.

Conclusões

 Eu diria que a 01X é um equipamento polivalente para um estúdio de pequeno e médio porte, pois possui recursos imensos não só no que se refere à qualidade do áudio, mas também à eficiência e praticidade. Ela integra várias funções do estúdio, de forma complexa, mas sem comprometer a facilidade do uso. Em termos de investimento, pode substituir vários equipamentos, viabilizando a implementação de um estúdio poderoso àqueles que dispõem de um orçamento econômico. Comparada com produtos similares existentes no mercado (embora não haja outro com a mesma quantidade de recursos e potenciais), a 01X certamente é a que oferece a melhor relação cus-to/benefício.
Eu vejo a 01X como uma excelente opção para estúdios de pequeno porte e estúdios de pré-produção, pois ela contém entradas e saídas suficientes para essas aplicações, e ao mesmo tempo traz recursos que facilitam bastante o trabalho do usuário. Isso sem falar na qualidade e confiabilidade da marca.
Por fim, cabe ressaltar o grande potencial de expansão proporcionado pela tecnologia mLAN, que permite ao usuário expandir seu sistema de forma gradual. Nesse aspecto, a 01X, além de ser um excelente equipamento por si só, também introduz um novo conceito de integração de recursos de estúdio.


Miguel Ratton é engenheiro eletrônico e especializado em tecnologia musical. Desde 1996 mantém o site www.music-center.com

 

 

 

 
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