Sonar
Fit Improvisation
ajuste do metrônomo à execução livre
Nos últimos números estávamos estudando todos os recursos do Piano Roll do Sonar 6. Neste, daremos uma breve parada no Piano Roll para desvendarmos um processo muito importante do Sonar, que tem despertado dúvidas dos alunos: a introdução de um metrônomo e posterior possibilidade de quantização em músicas seqüenciadas ou gravadas livremente (sem tempo rígido).
Imagine que você seqüenciou a execução de um instrumento de base de uma música nova sem se preocupar com o metrônomo. A interpretação está boa e você deseja seqüenciar os demais instrumentos do arranjo. Aí surge um problema muito comum: como tocar os outros instrumentos em sincronismo com a execução do instrumento base sem ter um metrônomo sincronizado? Para solucionar a questão restam duas opções: seqüenciar o instrumento de base novamente, desta vez seguindo o metrônomo, ou aplicar o Fit Improvisation no material já seqüenciado.
Outro problema é que, em uma execução livre de metrônomo, algumas notas acabam ficando erradas ritmicamente e, para consertá-las, seria necessário entrar no Piano Roll e deslocar manualmente cada uma para um local mais correto. Se você aplicar o Fit Improvisation não será necessário apelar para esse processo penoso, já que o quantize pode ser utilizado após o Sonar criar automaticamente um mapa de tempo.
Até aqui, não há muita novidade. Provavelmente você já deve ter usado o Fit Improvisation sobre uma execução livre, seqüenciada via MIDI. A grande revolução está na possibilidade de utilizar o Fit Improvisation sobre material de áudio gravado ou importado pelo Sonar 6.
FIT IMPROVISATION
É o ajuste do metrônomo a uma execução livre, improvisada. Permite seqüenciar sem metrônomo ou tempo fixo e, posteriormente, forçá-lo a acompanhar os tempos. Para utilizar o Fit Improvisation sobre uma execução via MIDI, siga os seguintes passos:
1.Desligue o metrônomo.
2.Seqüencie um piano livremente em uma pista de MIDI.
3.Faça um clone desta pista para uma nova, dispensando a execução do piano.
4.Seqüencie uma nota aguda na nova pista tocando apenas uma em cada cabeça de tempo da execução do piano. Esta passa a ser a pista de referência de tempo. Provavelmente essas notas de referência ficarão um pouco defasadas em relação aos tempos fortes da execução do piano.
5.Para alinhar as notas referenciais, selecione as duas pistas e entre no Piano Roll. Você verá as barras das notas do piano em uma cor diferente das notas de referência. Alinhe as de referência exatamente no início dos tempos fortes do piano. Caso não deseje criar notas de referência executando-as, copie as notas do piano para uma nova pista e apague aquelas que não fazem parte das cabeças de tempo.
6.Marque a pista de referência e em seguida clique no menu Process > Fit Improvisation. A execução livre do piano passa a começar no primeiro compasso. Ligue o metrônomo e coloque o projeto para tocar. Repare que o metrônomo passa a seguir as cabeças de tempo.
7.Mute o track de referência para que não fique soando.
8.Investigue o menu Views > Tempo e comprove que o Sonar criou um mapa de tempo.
9.Agora que o metrônomo se ajusta aos tempos, é possível utilizar o Quantize para corrigir as notas que ficaram desajustadas ritmicamente.
10.Seqüencie os demais instrumentos do arranjo. Mesmo com a música executada livremente, agora você terá um metrônomo para guiar suas novas execuções e qualquer erro rítmico poderá ser corrigido através do quantize. Inclusive, no Piano Roll, as notas passam a se alinhar com os compassos e tempos facilitando edições manuais e impressão da partitura.
FIT IMPROVISATION SOBRE ÁUDIO GRAVADO
Para aplicar o Fit Improvisation sobre material de áudio, o processo é parecido com o anterior. Siga os seguintes passos:
1.Desligue o metrônomo.
2.Grave um piano livremente em uma pista de áudio.
3.Insira um instrumento virtual, por exemplo o TTS.
4.Seqüencie uma nota aguda na pista de MIDI inserida juntamente com o TTS, tocando apenas uma em cada cabeça de tempo da gravação do piano. Esta passa a ser a pista de referência de tempo.
5.Para alinhar as notas de referência com os tempos fortes do piano entre no Piano Roll. Desloque as barras das notas de referência para o local exato onde soarem os tempos fortes do piano gravado.
6.Selecione a pista MIDI de referência e em seguida clique no menu Process > Fit Improvisation. A gravação livre do piano passa a começar no primeiro compasso. Ligue o metrônomo e coloque o projeto para tocar. Repare que o metrônomo passa a seguir os tempos.
7.Mute o track de referência.
8.Investigue o menu Views > Tempo e comprove que o Sonar criou um mapa de tempo.
9.Agora que o metrônomo se ajusta aos tempos, é possível utilizar o Quantize de áudio (já descrito nesta coluna) para corrigir as notas que ficaram desajustadas ritmicamente. Escolha o algoritmo mais condizente com o material gravado para que o áudio soe corretamente.
10.Seqüencie os demais instrumentos do arranjo via MIDI ou continue gravando-os.
No próximo número voltaremos ao detalhamento do Piano Roll. Bons seqüenciamentos e até o próximo mês.