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Revista Luz & Cena
Primeira Vista
Korg RADIAS
Sintetizador e vocoder
Miguel Ratton
Publicado em 29/11/2006 - 00h00
divulgação
 (divulgação)
Quem visitou o estande da Pride na Expomusic pôde conhecer o RADIAS, novo sintetizador da Korg que utiliza tecnologia de modelagem física para criar timbres com as características marcantes dos sintetizadores analógicos. Ele possui 24 vozes de polifonia e usa diversos algoritmos de síntese, destacando o processamento de MMT (Multi Modeling Technology), que aproveita a tecnologia de modelagem do OASYS.

O visual do RADIAS é de fato impressionante. Ele possui um teclado de quatro oitavas (com sensibilidade ao toque), com rodas de pitchbend e modulation iguais às do Minimoog, e um painel de controle com inclinação e posição horizontal ajustável, tudo montado em uma estrutura de alumínio. No painel, os botões rotativos são do tipo encoder, que mostram por meio de LEDs a posição de ajuste. Um visor LCD ajuda a operar as funções e escolher os timbres. O teclado de controle e o módulo sintetizador são interligados por um cabo, e o módulo pode ser usado independentemente.

O Radias vem com 256 programas e mais 32 kits de bateria. Cada programa contém até quatro timbres, e é possível configurar, para cada timbre, a faixa de notas, a saída de áudio, o canal de MIDI e os parâmetros de controle. Dessa forma, o Radias pode operar como sintetizador solo ou como um módulo multitimbral. Os kits de bateria contêm dezesseis instrumentos de percussão endereçados a teclas diferentes, cujo som pode ser uma amostra PCM ou um som sintético.  Para facilitar a programação de sons no Radias, a Korg fornece um software editor/biblioteca, com versões para PC e Mac, e a transferência de dados com o computador é feita através de conexão USB.

A estrutura de síntese do RADIAS conta com dois osciladores para cada timbre, que podem produzir não só formas de onda típicas dos sintetizadores analógicos, mas também gerar formantes, ruídos, ring modulation, e ainda timbres PCM clássicos e atuais. A simulação de timbres analógicos (por modelagem física) permite gerar sinais de PWM (pulso com largura variável) e também operar em modo uníssono para criar texturas mais densas. Os dois filtros podem ser usados em paralelo ou em série, operando como passa-baixa, passa-alta ou passa-faixa. Os geradores de envoltória podem atuar sobre a afinação, o filtro, a amplitude, ou em outros parâmetros, e os estágios clássicos de ADSR foram melhorados com cinco curvas diferentes para attack e release. Os dois LFOs permitem aplicar modulação e efeitos cíclicos, com seis opções de formas de onda, incluindo o tipo sample-and-hold.

Para modificar o sinal gerado pela estrutura de síntese, o Radias oferece os recursos de Drive (saturação) e Wave Shaping, que interagem com o nível do sinal e podem criar características tonais mais interessantes. Esses recursos podem ser aplicados em pontos diferentes do caminho do sinal, para poder afetá-lo de maneiras diferentes.

Existem três seqüenciadores de modulação que podem alterar valores de parâmetros e criar efeitos semelhantes aos seqüenciadores passo-a-passo dos antigos sintetizadores analógicos, que usavam voltagem de controle (CV). Cada seqüenciador possui dezesseis passos, que podem ser executados em ordem direta ou inversa, em loop, etc., e o valor de cada passo pode ser editado em tempo real pelos botões do painel. Há ainda um arpejador, que pode ser configurado individualmente para cada programa e aplicado a um ou a todos os timbres do programa. São seis padrões de arpejos, com até 32 passos e parâmetros ajustáveis (duração da nota, intensidade, etc.).

As interligações dos blocos do sintetizador podem ser efetuadas pelos virtual patches, conexões virtuais que simulam os cabos (patchcords) usados nos antigos sintetizadores Korg das série PS e MS. Isso permite conectar quaisquer das onze fontes de modulação a quinze destinos diferentes. Além disso, existem duas entradas de áudio e um bloco interno de Envelope Follower para processar sinais externos, como havia em muitos sintetizadores antigos.

Um dos destaques do Radias é o seu vocoder, que permite modular os timbres usando a voz, através de um microfone. O vocoder possui dezesseis bandas de freqüência, ajustáveis pelo músico. A função Formant Motion permite gravar um sinal de até 7,5 segundos com a informação da formante (composição harmônica) de um som, para que posteriormente seja possível criar os efeitos com o vocoder sem ser preciso usar o microfone. Os dados de até dezesseis formantes podem ser salvos na memória.

A seção de efeitos contém um equalizador de duas bandas, dois efeitos de Insert para cada timbre, e mais um efeito global para todo o programa. São 32 algoritmos de efeitos, com delay, chorus, reverb, compressor e modulações. E os parâmetros dos efeitos podem ser controlados em tempo real no painel.


Especificações Técnicas

-Tecnologia de síntese: MMT (Multiple Modeling Technology) 
 Polifonia: 24 vozes (máximo)
-Teclado de 49 teclas (sensibilidade à intensidade do toque), com controles (rodas) de Pitchbend e Modulation
-Visor LCD com 128 × 64 pixel, iluminado
-256 programas (16 × 16 bancos); 32 kits de bateria
-Estrutura de síntese: 2 osciladores + gerador de ruído (13 formas de onda, 4 tipos de modulação, 64 amostras PCM, 128 sons de percussão); 2 filtros (passa-baixa 24 dB, 12 dB, passa-alta, passa-faixa)
-Recurso de Driver (saturação) e Wave Shaper
-3 geradores de envoltória (EG)
 2 LFOs
 6 conexões virtuais internas 
 3 seqüenciadores internos de modulação 
 Vocoder com 16 bandas de freqüência, ajustáveis; memorização de formantes (16 registros de 7,5 seg)
 Evelope Follower: a envoltória na entrada pode ser usada como controle
-Arpejador: 6 tipos (Up/Down/Alt1/Alt2/Random/Trigger); 32 passos
-Efeitos: 30 tipos (2 efeitos de Insert por timbre) + 1 efeito global; EQ de 2 bandas
-2 seqüenciadores passo-a-passo: 32 passos; polifonia de 8 notas; 3 modos de execução 
 Conexões de áudio: entradas AudioIn1, AudioIn2; saídas MAIN OUTPUT (Lch/MONO, Rch), INDIV. OUTPUT (Lch, Rch), PHONES OUT
-Conexões de controle: Assignable Pedal, Assignable Switch
-Conexões de MIDI: In, Out, Thru
-Outras conexões: USB; FROM KYBD (teclado); DC 9 V (alimentação)

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Miguel Ratton
é engenheiro e desde 1996 mantém o site
www.music-center.com.br
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.