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Revista Luz & Cena
Primeira Vista
Antares AVOX
Desafiando a anatomia
Thiago Fernandes
Publicado em 01/09/2005 - 00h00
Divulgação
A ferramenta Throat (garganta): trabalho direto sobre o trato vocal  (Divulgação)
A ferramenta Throat (garganta): trabalho direto sobre o trato vocal
Ao realizar o sonho de gravar mecanicamente sua própria voz, o homem também criou a vontade de fazê-lo cada vez com mais qualidade. Os parâmetros mudaram com o passar dos anos e hoje não é nenhum desafio conseguir um registro de voz fiel. Rapidamente o desafio passou da captação para a manipulação. Foram criados compressores, equalizadores e processadores que alteravam o som natural, fornecendo efeitos corretivos e/ou estéticos.

O ano de 1997 marcou o lançamento do Auto-Tune, plug-in que ajudou a popularizar os softwares baseados em computadores, ao conseguir afinar a voz humana e alguns instrumentos. O impacto que ele teve no mercado do áudio foi tão grande, que algumas pessoas o confundiam e creditavam ao Pro Tools a proeza de afinar a voz. Agora, a Antares promete levar a manipulação da voz a uma nova dimensão ao lançar o Avox.
Trata-se de um pacote composto por cinco plug-ins que oferecem das mais simples às mais complexas e pretensiosas ferramentas já imaginadas.
O carro-chefe do pacote é uma ferramenta chamada Throat (garganta), que trabalha diretamente sobre o trato vocal. Este, por sua vez, produz o formante, conjunto de regiões de freqüência, que independentemente da nota cantada ou falada, sempre realça algumas e atenua outras freqüências.
É exatamente o que diferencia as vozes das pessoas, inclusive entre homens e mulheres. Esse processo é inteiramente físico, cada indivíduo possui seu trato vocal.
O plug-in permite ao usuário alterar o tom sem modificar o formante, ou modificar o formante sem que haja qualquer alteração no tom, ou ainda os dois juntos.
O Throat trabalha em cinco pontos do caminho que a voz percorre, da glote ao lábio. Os pontos são facilmente visualizados em um gráfico, que mostra o trato atual e o modificado, permitindo que o usuário os compare visualmente.
O plug-in possui seis grupos de controles. O primeiro é o Vocal Range, que adapta o programa à voz cantada. As opções são Soprano, Tenor/Alto, Baritone/Bass. Essa escolha influencia diretamente a performance do plug-in - se a escolha do tipo de voz estiver errada, o resultado pode não ser nada bom.
O segundo controle é o Source Glottal Waveform. Este comando neutraliza o formato da onda derivada da vibração das notas da voz original. Os parâmetros do controles são pré-definidos como Soft (baixo), Medium (médio), Loud (alto) e Intense (intenso).
O comando Source Throat determina a precisão do cálculo que define as características da voz fonte. O Add Breathiness permite que o usuário adicione efeitos de respiração à voz processada. Ele se divide em dois comandos, Mix e HP Freq. O Mix indica a quantidade de efeito sobre a voz e o HP Freq, o do filtro passa-alta do componente. Seu uso varia diretamente com o tipo da voz fonte. O valor default é 4000Hz.
O próximo comando é o Model Throat, que possui dois parâmetros, Length (comprimento) e Width (largura). Ele define a altura e a largura da garganta modelada. Os parâmetros são representados por uma escala que define 1.00 como 0%. Quando posicionados em 1.20, indicam um tamanho 20% maior e quando posicionado em 0.80, indicam um diminuição de 20%, por exemplo.
O penúltimo grupo de controle é o Model Glottal. Ele trabalha diretamente com o Source Glottal Waveform, que neutraliza a forma de onda original justamente para que o Model glottal possa modelar sua própria onda.
O Model Glottal é composto por dois controles, o Pulse Width e o Voice Type. O primeiro é um controle timbral, similar aos osciladores square dos synths analógicos. O Voice Type seleciona o formato de onda atual. A função Output, além de responsável pelo controle do nível de saída do plug-in e do fader de ganho, possui um botão chamado Level Matching, que aproxima automaticamente o nível de saída com o nível de entrada. Esta opção é bastante útil, já que após o processamento, o nível pode sofrer alterações.

Duo


O plug-in de dobra vocal Duo

Apesar de menos impressionante, o Duo também oferece recursos inovadores. Ele é um plug-in de dobra vocal, mas em vez de apenas aplicar mudança de pitch e variação de delay, como em produtos similares, utiliza modelação de vocal derivadas do Throat, para recriar uma dobra totalmente original.
Alguns de seus comandos já foram vistos no Throat, como o Vocal Range. Além dele, o plug-in oferece mais cinco comandos, Vocal Timbre, Vibrato, Pitch Variation e Timing Variation.
O Vocal timbre é o controle crucial para mudar a voz da dobra. Quando posicionado no 0, ele mantém as características da voz original e, à medida que se distancia do 0, a voz vai ganhando novas características. É como se seu fader fosse linkado com parâmetros do Throat.
O Vibrato determina a quantidade desse efeito na dobra. Os controles Pitch e Timing variation determinam a quantidade da variação, de afinação e de tempo da dobra. Por último, temos Output, que neste caso é estéreo, para oferecer a opção de pan entre as duas vozes.

Choir





Da esquerda para da direita, em sentido horário: Choir, Punch e Sybil

O Choir também trabalha com a harmonia. Ele permite que a partir de apenas uma voz monofônica sejam criadas até 32 vozes distintas, todas com suas respectivas variações de pitch, tempo e vibrato. Ele é muito simples, basta selecionar o tamanho do coro entre 4, 8, 16 e 32 vozes e depois assinalar as variações. O interessante é a presença de um comando chamado Stereo Spread, que indica o alcance estéreo do coro.  
O Punch é um maximizer para vocal. Ele adiciona mais pegada e potência em vocais, muito necessário na música pop e rock. Ele é composto por três comandos, Gain, Impact e Ceiling. O Gain seleciona o nível de entrada, o Impact é como se fosse o threshold, ou seja, ele define a partir de quando o plug-in vai começar a agir e o Ceiling determina o teto.
O Sybil é um processador comum, porém muito necessário em qualquer rack de voz. Ele é o nosso famoso De-esser. Como nõ poderia ser diferente, ele também não é um De-esser comum. Ele é um compressor acionado por um side chain com freqüência variável, ou seja, ele atua apenas quando aquela região ultrapassa o threshold. Os outros comandos, Compression (ratio), Attack e Release, mantêm as mesmas características de compressores comuns.

O AVOX é compatível com PC e Mac e se encontra nas versões RTAS, VST e Audio Units.

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