Graças à Internet, o LUGAR DA VERDADE está sendo enviado com rapidez aqui de Los Angeles, onde estou montando um project studio similar ao que tenho aí no Brasil. Bem, nem com tanta rapidez assim, já que novamente eu mandei a matéria para a redação com atraso. Mas dessa vez não foi minha culpa, e sim do "bug que não existia".
Estava tudo ótimo. Cheguei em Los Angeles com total confiança de que estávamos fazendo as melhores opções de compras para montar nosso estúdio aqui. No Rio, uso um MacIntosh G4 400MHz com 128 MB RAM/20 GB HD, rodando Mark of the Unicorn Digital Performer 2.61. Nunca tive problemas com o sistema. Roda fantástico, é musical e possui excelente relação custo/performance, chegando a rodar quase 50 canais sem HD externo. Como a Apple lança computadores novos com mais rapidez que a Swatch lança relógios, aqui só se fala nos novos Dual-Processors. E isto acabou nos levando a comprar um dual 450MHz com 448 MB RAM/20 MB HD, apesar de sabermos que com o System 9 não são usadas as possibilidades do processamento duplo. Estas são incorporadas no System X! Mas eu já tenho problemas suficientes.
Como sugerido pelo fabricante (MOTU), tirei o Mac da caixa e, antes de qualquer outra coisa, fiz o boot. Ou seja, liguei novamente a super máquina com o CD de instalação do sistema que o acompanha segurando a tecla "C" e forçando o Mac a ler o CD ao invés do HD. Após ligado, rodei o programinha "Drive Setup" para reformatar o HD interno, fazendo duas partitions ou volumes. Uma será destinada ao sistema e programas, e a outra somente a áudio e arquivos do Digital Performer.
Desta forma, posso apagar ou desfragmentar a partition que contém áudio quando quiser, sem correr o risco de corromper a parte do HD que contém os programas e sistema. Ao rodar o Drive Setup, ele me pergunta se quero formatar em Mac OS Standard ou Mac OS Extended (porque tantas opções?!). É claro que, em nenhum lugar do Mac, me informava qual era a diferença! Tive que ir no site da Apple (
www.apple.com) e, após algumas horas de busca, descobri que se você já passou do OS 8.1 e não pretende voltar atrás, o Mac OS Extended otimiza a capacidade de armazenamento de hard disks grandes, diminuindo o menor tamanho possível de um arquivo, além de aumentar ao máximo o número de arquivos em um volume de 64000 para mais de 4 bilhões. Agora, se você conectar um volume Mac OS Extended em um Mac rodando sistema 8.1 ou anterior, seus arquivos não serão acessáveis, ok?
Formatei o HD, dividindo em dois volumes Extended: um de 3 GB para o sistema e programas e um de 17 GB para áudio. Então, ainda com o CD system install no drive, instalei o sistema no volume de 3 GB. Entrei em custom install, já que não queria instalar nada que não fosse necessário como, por exemplo, arquivos e extensions de Internet, infravermelho e outras coisas que não vou usar mesmo. Afinal, esse Mac vai ser um músico e não um internauta.
Então, segui instalando as coisas necessárias para o uso do estúdio: o Digital Performer 2.7 e os drivers e consoles pra controlar a placa PCI-324 e o hardware 2408mkII, os plug-ins Waves Gold Bundle e Auto-Tune. Se você não tiver o que afinar com o Auto-Tune, ele serve pra fazer aquele efeito de voz que a Cher usa em "Do you Believe", mas veja bem se não há nada semitonando antes de começar a viajar! Depois instalei o driver do Que CD Recorder USB... E acho que foi tudo.
Algumas companhias agora têm um sistema de proteção de pirataria que, na hora em que você roda o programa, lhe mostra um código, uma série de palavrinhas... Pois você precisa enviar esse código pra eles acompanhado de um outro código escrito na última página do manual, via fax, e-mail ou pelo website. Como resposta eles lhe enviam um terceiro código que destrava o plug-in para uso normal. O Auto-Tune funcionou? Apesar de o sistema ser bem chatinho, eles me mandaram de volta o código de registro.
Já o Waves Gold Bundle me mandou um e-mail dizendo que meu código era inválido. Ótimo! Um plug-in de US$750 e eu não posso usar porque eles ACHAM que é copia pirata. Isso está parecendo aquele caso do cachorro que, de tão bravo, não permite nem mesmo o dono entrar em casa. Pelo menos a companhia é legal e me dá uma semana para usar o programa.
Como não deu tempo de acabar meus projetos no Brasil antes da vinda para cá, trouxe um projeto de uma banda independente de Belo Horizonte (banda AoCéu) pra mixar aqui. O projeto estava todo no formato ADAT e com o Digital Performer a transferência foi moleza. A 2408 tem entradas de ADAT óptico e a placa PCI-324 tem entrada de ADAT-sync. Com isso o Digital Performer consegue sincronizar cada sample do ADAT, além de fazer transferências no domínio digital sample por sample no mesmo ponto das fitas de ADAT, ida e volta. Espetáculo!
As faixas todas no HD, comecei a limpeza. Inícios e fins, costumo também limpar os canais de tons e não usar gates. Oooppss! PRIMEIRA TRAVADA. Quanto mais usava o Mac, mais ele travava (parecia PC!). Desliguei extensions, abri o computador, tirei os pentes de RAM um por um, reformatei usando "zero all data" para, realmente, APAGAR tudo e não só os diretórios... Durou HORAS! Reinstalei tudo, mas a situação só piorava. Chegamos até a comprar uma placa SCSI Adaptec 29130 e um HD externo de 36GB e 10.000 RPM. Piorou! Minha parceira no estúdio, Marcela Levy, deve estar muito feliz comigo!
Mais uma vez reformatei tudo e decidi instalar apenas o sistema e o Digital Performer. FUNCIONOU. Mas ainda preciso dos plug-ins, e como vou fazer os CDs? E o HD externo? Não foi tudo feito para o Mac? Cadê a compatibilidade? Estou esperando retorno dos fabricantes e se eles não me disserem nada, o que eu vou escrever no próximo mês? E minha mixagem? Tomara que na próxima eu possa dizer que o bug que não existia, não existia.
Enrico De Paoli e engenheiro de áudio. Seus créditos incluem Ray Charles, Djavan, Al Jarreau, Marcus Miller, entre outros. E-Mail:
enrico@rio.com.br