RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Primeira Vista
dbx 376
Válvula, Processamento e Conversão A/D Numa Só Tacada
Paulo Mills
Publicado em 01/03/2001 - 00h00
Divulgação
 (Divulgação)
Acompanhando as necessidades do mercado de áudio (cada vez mais digital), a dbx conseguiu produzir um "pacote" bastante interessante para gravações pré-processadas. Com um rack-space, o dbx 376 possui um pré-amplificador valvulado, um compressor, um equalizador, um de-esser, um conversor analógico-digital com duas opções de dither e diversas saídas analógicas e digitais.

O aparelho tem três entradas: uma XLR para microfone e duas TRS 1/4", sendo uma desbalanceada no painel frontal para instrumentos em linha.
As saídas analógicas são XLR servo-balanceada e TRS 1/4". No domínio digital, o 376 possui três saídas, sendo uma XLR AES/EBU, uma RCA S/PDIF e uma de word clock com I/O de 44.1, 48, 88.2 ou 96 kHz.
Para completar o quadro, encontra-se no painel traseiro um jack TRS para inserts.

O Compressor
O compressor embutido no 376 é bastante simples, tendo um seletor para Hard Knee ou OverEasy, um controle para threshold e outro para taxa de compressão. Os parâmetros são:

Threshold   -40 dBu até +20 dBu
Taxa de Compressão 1:1 até infinito; Compressão máxima de 60 dB

O Equalizador
Dois controles de shelving (um grave e outro agudo) e um semi-paramétrico para médios compõem a seção de equalização. O shelving de graves atua em 80 Hz e o de agudos em 12 kHz. Para a equalização dos médios, pode-se escolher frequências entre 100 e 8.000 Hz, atuando numa largura de banda de 1,5 oitava. Todos os controles podem atenuar ou reforçar até 15 dB.

O De-esser
Atuando num largo espectro de frequências, entre 800 e 10.000 Hz, o de-esser tem um release de aproximadamente 1 ms / dB com 12 dB / oitava.

A Conversão A/D
A conversão digital utiliza o sistema patenteado dbx Type IVTM e possui várias opções de formato:
Taxa de amostragem  44.1, 48. 88.2 ou 96 kHz
Número de Bits   16, 20 ou 24 bits
Tipos de Dither   TPDF, SNR2 ou nenhum
Noise Shaping   Tipo 1, Tipo 2 ou nenhum

Conclusão
Realmente o dbx 376 mostra-se uma boa ferramenta para quem grava em formato digital e quer dar uma envenenada no sinal a ser armazenado. Dando o "calor" da válvula, uma corrigida nas frequências e uma comprimida para completar o processamento e otimizar a digitalização, a receita fica completa. Quanto à qualidade desses ingredientes, só mesmo usando nossos instrumentos especiais de aferição: os ouvidos.
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.