RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Primeira Vista
The Robbie
Provando que tamanho não é documento
Thiago Fernandes
Publicado em 01/02/2005 - 00h00
Divulgação
 (Divulgação)
Todos os dias, engenheiros de empresas do mundo todo se desdobram para desenvolver soluções para esse mercado altamente competitivo. Todos os detalhes são levados em consideração e, por isso, algumas empresas usam além da qualidade, design e criatividade para atrair mais consumidores. Empresas como a BLUE levam essa idéia ao extremo, encarando esse negócio de qualidade aliada ao design como filosofia, e em cada lançamento oferecem produtos revolucionários, que deixam o nosso mundo mais bonito. O elegante e pequeno Robbie é um bom exemplo disso.


O Robbie é um pré-amplificador valvulado Classe A para microfone e instrumentos, que não possui nenhum circuito integrado (CI), somente componentes discretos da entrada até a saída, que garantem uma ótima relação sinal/ruído (-131 dB EIN @ 50O fornecida pelo fabricante). O circuito também é composto por resistores de filme metálico de ruído extra-baixo, com qualidade para audiófilos, e capacitores de poliestireno, garantindo alta definição sonora e baixa distorção harmônica (=0.006%). O processo de pré-amplificação se divide em dois estágios, válvula e transistor. O primeiro é o estágio de ganho, que é eletronicamente balanceado e conta com uma válvula ECC88 (6DJ8), um duplo triodo de médio ganho, para radiofreqüência, não muito comum de se encontrar em produtos atuais. O segundo estágio é o de saída, totalmente solid state e também eletronicamente balanceado. O pré oferece 34dB de headroom antes de clipar, característica oferecida apenas pelos melhores prés do mercado. Num mercado onde questões subjetivas e técnicas se confundem, o fato de se usar uma válvula não muito comum pode fazer do Robbie um daqueles equipamentos com sonoridade única, feito para ser usado como a arma secreta de qualquer estúdio.

Apesar do visual inovador e de seu reduzido tamanho, o Robbie não possui mistérios sobre seu funcionamento. No painel frontal apresenta apenas um potenciômetro e uma entrada de alta impedância para instrumentos TRS 1/4 (Hi-Z) e no painel traseiro se encontram as conexões XLR balanceadas de entrada de microfone e saída de linha, o botão do Pad, que atenua o nível em 20dB, chave seletora mic/instr, chave seletora de polaridade e phantom power on/off.

Suas características o colocam num patamar que poucos produtos conseguem alcançar, oferecendo componentes usados em equipamentos para audiófilos, montados sob uma carcaça muito pequena e com aparência inovadora. O Robbie, por seu tamanho, é muito indicado para pequenos estúdios que prezam pela qualidade e personalidade.

Especificações técnicas fornecidas pelo fabricante
Ganho Mínimo : 8 dB
Ganho Máximo: 68 dB
Resposta de Freqüência (±2 dB ): 10Hz - 100kHz
Ruído equivalente @ ganho = 60 dB (10 Hz - 30 kHz, 50?): -131 dB EIN
Ruído @ ganho = 60 dB (10 Hz - 30 kHz, 150?): -129 dB EIN
THD + Ruído @ ganho = 60 dB (10 Hz - 20 kHz, saída +22 dBu): < 0,006%
Resposta de Fase @ ganho = 60dB (50 Hz - 20 kHz, saída +22 dBu): < 5°
Rejeição em modo comum (50 Hz - 20 kHz, entrada = 100 mV e ganho = 60dB): > 64dB; 30dB gain > 75 dB
Nível máximo de entrada (ganho = 8 dB, 20 Hz - 20 kHz): +22 dBu
Nível máximo de saída (20 Hz - 40 kHz @ 10 k?): +34 dBu
Impedância de entrada (mic): (20Hz - 20kHz): 5k? (2x 2,5k?)
Impedância de saída (HI-Z): 1M?
Impedância de Saída: 50? (2x25?)
Phantom Power: +48 VDC, ±1.5 VDC
Consumo de energia: 8W
Alimentação: 115/230 V, 50/60 Hz

 
Conteúdo aberto a todos os leitores.