RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Primeira Vista
Mesa Digital Controladora Mackie d8b
Da Mais Alta Qualidade, Funcional e Amigável
Paulo Mills
Publicado em 01/04/2001 - 00h00
divulgação
 (divulgação)
A Mackie Digital Systems, fabricante de mesas clássicas e famosas pela pequena relação custo/benefício, entrou no mundo digital pela porta social. Como todos os outros produtos da Mackie, o d8b é um projeto bastante completo, bem acabado, amigável e sobretudo muito bem feito.


O CONCEITO

A proposta da mesa é que se pareça ao máximo com a mesa analógica, com a qual a maioria dos técnicos já está acostumada. Para tanto, ela apresenta 24 canais, cada um com:
Um fader de 100 mm motorizado;
uma seção de edição;
uma seção de endereçamentos;
trim;
botão mic/line e
um mostrador de nível de 25 LEDs.
Além disso, quem olha a mesa logo vê uma área de controles de transporte e outra de monitoração. Até parece uma mesa simples, mas ao se conhecer tudo que a interação com o reino digital possibilita, conclui-se que os limites ficam por conta do usuário.

ENTRADAS E SAÍDAS

No painel traseiro, existem 24 entradas analógicas, sendo 12 XLR com chaves individuais de alimentação (Phantom Power) de 48 V, 12 jacks TRS para sinal de linha e 12 jacks TRS balanceados para inserts. Como extra a mesa também recebe 3 entradas de sinal estéreo. Ainda no domínio analógico, as saídas são:
Master 2 XLR e 2 TRS 2 × L/R
Control Room 2 Pares de TRS 2 × L/R
Studio Out 1 Par TRS Estéreo
Fones de Ouvido 2 TRS Estéreo
Auxiliares 12 TRS Balanceadas


OS PARÂMETROS DE CADA CANAL

  
Fat Channel

Cada canal da mesa possui faders motorizados que possibilitam inúmeras vantagens de edição em tempo real. Como toda mesa, não poderiam faltar Mute, Solo, Trim, etc. Porém a grande estrela é o V-Pot (potenciômetro virtual). Trata-se de um único botão que monitora sozinho 13 parâmetros da mixagem, automatizando todos eles. O botão "Select" abaixo do V-Pot serve para chamar para a tela o "Fat-Channel", que preenche o monitor com todos os parâmetros do Canal: equalização, compressão, gate, mandadas auxiliares, status do trim digital, além de vários menus.



CONVERSORES

Os conversores Apogee, com codificação UV-22, sampleiam em 24 bits com uma faixa dinâmica de 106 dB. Para os processamentos digitais, os algoritmos trabalham com 32 bits.

PROCESSADORES / PLUGINS

O novo sistema operacional v.3 já vem com diversos plugins:
Delay Factor, Filter Machine e Time Pak - Acuma Labs
Vocal Studio - IVL
Equalizador MDW 2x2 - Massemburg
Reverb TC FX II - TC Electronic
Auto Tune - Antares
Processador Dinâmico ADX 100 - Drawmer

Para acessar esses efeitos é necessário acrescentar uma ou várias placas UFX, de acordo com o quê e como se deseja processar. Cada mesa suporta no máximo quatro placas UFX ou MFX, que é específica para os plugins Mackie.

 
Surround


CONCLUSÃO

Uma grande sacada da Mackie foi formar parcerias com os fabricantes de plugins consagrados pelo mercado, somando forças ao invés de competir. A assinatura da marca "Mackie" ficou para a funcionalidade, o projeto gráfico e a simpatia, que são sem dúvida campeões.


 
Painel traseiro


Para menores detalhes, navegue em www.mackie.com
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.