RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Primeira Vista
Kurzweil KSP 8
Processamento em Oito Canais
Paulo Mills
Publicado em 01/10/2001 - 00h00
Divulgação
 (Divulgação)
A Kurzweil é uma marca consagrada no mercado por seus teclados, samplers e sintetizadores de primeira linha. Por produzir equipamentos de ponta, algumas ferramentas desses equipamentos extrapolam os limites das teclas. Os modelos mais recentes incorporam, por exemplo, uma série de efeitos que podem inclusive processar sinais analógicos externos (como é o caso do K2500 e do K2600). Não é de espantar, portanto, que a Kurzweil passe a desenvolver módulos individuais de processamento como o KSP 8. Incluindo todos os algoritmos KDFX (Kurzweil Digital Effects) utilizados nos teclados, o KSP 8 acrescenta ainda reverbs surround e alguns outros efeitos.

As Interfaces
Ocupando dois rack-spaces, o KSP 8 trabalha com conversores de 24 bits e taxa de amostragem de 44.100 ou 48.000 Hz, podendo sincronizar com um clock externo. Ele vem de fábrica com um grande leque de opções de entrada/saída. No painel traseiro encontram-se quatro entradas e saídas balanceadas, além de dois pares L/R de entradas e saídas digitais no padrão AES/EBU. Essas seis entradas podem ser usadas simultaneamente para processar seis sinais distintos.
Um slot para placa de expansão permite que sejam acrescidas outras interfaces tais como: mais quatro I/O analógicos; oito canais tipo lightpipe, oito canais TDIF ou oito canais AES/EBU. Depois de instalada a expansão desejada, o KSP 8 pode processar, individualmente, oito canais escolhidos entre as entradas instaladas. Um slot Smart Card no painel frontal permite o armazenamento de programações do usuário e updates do sistema operacional, que podem também ser feitos via entrada MIDI.

O Software
Cada um dos canais de entrada analógicos tem um equalizador próprio. Além desses, o KSP 8 disponibiliza programas avulsos para processamento dos canais. Os algoritmos desenvolvidos para o módulo são: reverb, room simulation, flanger, chorus, distorção, aliasing, simulador de caos e o "Laserverb". O Laserverb pode ser descrito como uma série de delays afináveis que são posteriormente processados por comb-filters. Os efeitos baseados no tempo, como phasers, flangers, panners, filter sweeps e delays podem ser sinronizados a um clock externo MIDI ou ao clock interno.
Um diferencial do KSP 8 em relação aos processadores digitais tradicionais é a arquitetura interna de roteamento. Oito buses internos ficam disponíveis para aplicação de efeitos. Cada bus pode carregar uma série de efeitos, disponibilizando oito séries de multi-efeitos, simultaneamente. Cada efeito pode ser encadeado em qualquer outro, em qualquer ordem e em qualquer canal.
O sistema operacional do KSP 8 permite que os sinais das entradas possam ser endereçados para qualquer um dos buses, já com suas séries de efeitos pré-setados e em seguida encaminhados a qualquer uma das saídas. Por sua arquitetura flexível, sua capacidade de processamento e reputação da marca Kurzweil, o KSP 8 pode ser incluído no hall dos multi-efeitos respeitáveis. Porém o que realmente chama a atenção nesse aparelho é o fato de ser o único no mercado a processar simultaneamente oito canais.

O novo site da Kurzweil é www.kurzweilmusicsystems.com


 
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.