O pacote da Drawmer com seis compressores representa o primeiro processador dinâmico multicanal para mixagens surround 5.1. Com sua arquitetura baseada no clássico DL241, o Six Pack da Drawmer consiste em seis unidades de compressão independentes, "linkáveis". A grande vantagem dessa concepção de compressor é a possibilidade de se produzir uma compressão coerente entre os programas dos canais surround que, embora sejam distintos, constituem um único evento auditivo.
Os Compressores
Ocupando três espaços de rack, o Six Pack apresenta seis seções lado a lado, oferecendo controle dinâmico para programas de diversos formatos, desde mono até 5.1. O pacote apresenta seis gates/expanders independentes, seis compressores automáticos ou manuais e seis limiters, além da habilidade de conectar canais individualmente. Em estúdio, as aplicações do compressor são inúmeras, desde simples limitação de um canal de entrada em um gravador até compressão de uma mixagem surround. Em sonorização ao vivo, o Six Pack pode atuar como periférico de elementos como bateria ou vocais, que se beneficiam de uma uniformidade sônica.
Outra alternativa de utilização é empregar o compressor como controlador dinâmico em sistemas de sonorização de casas noturnas, evitando a translação lateral do centro sonoro, além de proteger os falantes.
O projeto de cada um dos seis módulos de compressão é inspirado no tradicional Drawmer DL241, originalmente desenvolvido com apenas dois canais. O sexto canal do novo compressor Six Pack tem uma chave opcional para acionamento de um filtro passa-baixas em 120 Hz, próprio para criação de um canal de graves de efeitos LFE (Low Frequency Effect). Com essa chave, é possível criar um canal derivado de uma mixagem surround 5.0, complementando o padrão 5.1.
Os Controles
Cada seção do aparelho apresenta um compressor idêntico, à exceção do sexto canal que possui o filtro passa-baixas como extra. As funções de cada compressor são:
Peak limiter - Atuando em todos os canais de forma independente, o limitador de picos evita a ocorrência de picos acima de um determinado patamar, ajustável entre 0 e +16 dB acima do nível médio do sistema.
Compressor - Do tipo soft-knee, oferece threshold variável entre -40 dB e +20 dB, controle de release entre 0,05 e 5 segundos, taxa de compressão entre 1,2:1 e infinito, ataque entre 0,5 e 100 ms e make-up de ±20dB. Os LEDs indicam a redução de ganho, o volume de saída e a ativação dos parâmetros automáticos de ataque e release.
Expander/gate - Possui controle de threshold variável entre -70 dB e +20 dB e release variável entre 0,05 e 1 segundo. Um LED indica se a função está ativa.
Linkando Compressores
Todos os canais apresentam o botão de link. Quando apertamos este botão em qualquer dos canais, o sinal de áudio passa a ser controlado pelos parâmetros do canal anterior (à esquerda). Ao apertar os botões de link em dois canais consecutivos, ambos passam a ser controlados pelo canal à esquerda destes, e assim sucessivamente. Uma utilização imediata deste recurso seria agrupar os canais frontais e os traseiros, deixando o sexto canal independente para os sub-graves. Uma boa idéia, em se tratando de mixagem para cinema, é colocar o canal central na entrada 1 do compressor, já que é nesse canal que se concentram as informações principais de uma mixagem 5.1. Veja abaixo alguns exemplos de setups:
A página da Drawmer é www.drawmer.com