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Revista Luz & Cena
Áudio Teste
Resultado: Teste seus conhecimentos sobre equalização
1.Os equalizadoes NÃO sevem para:
A) Corrigir problemas de acústica.
B) Criar efeitos especiais.
C) Melhorar a resposta de transdutores.
D) Acrescentar "peso", "presença" e "brilho" a mixagens
E) Ajudar a reduzir certos ruídos indesejáveis
 
2.Ao utilizar um equalizador gráfico para alinhar um PA:
A) Deve-se procurar reforçar bandas de frequências com menor nível, em vez de atenuar as que têm maior nível
B) Deve-se procurar atenuar bandas de frequências com maior nível, em vez de reforçar as que têm menor nível.
C) Não importa o aspecto da posição dos controles, o que importa é uma resposta plana no analisador
D) Em qualquer caso, é sempre necessário equalizar o som
E) Deve-se reforçar os graves de 8 a 12 dB.
 
3.Os equalizadores paramétricos:
A) São, normalmente, de 1/3 de oitava.
B) Não podem ser usados para alinhamento de sistemas de PA.
C) São mais comuns na forma digital.
D) Permitem ajuste de ganho, freqüência central e largura de banda.
E) Não têm tanta precisão quanto os equalizadores gráficos com os seus 30 controles.
 
4.O que significa exatamente "1/3 de oitava"?
A) Significa que cada frequência de equalização corresponde a 3/8 da frequência seguinte
B) Um intervalo musical de 1/3 de uma oitava, ou seja, 1/3 de 2 vezes = 2/3.
C) Um intervalo musical de 1/3 de uma oitava, ou seja, 21/3 = 1,2599 aproximadamente.
D) Significa que, num equalizador de 1/3 de oitava, cada controle cobrirá um intervalo de 3 oitavas.
E) Nenhuma das respostas anteriores.
 
5.Ao alinhar um sistema de PA montado em um salão para 5000 pessoas, a resposta de frequências obtida deve:
A) Ser perfeitamente plana de 20Hz a 20kHz.
B) Ser o mais plana possível de 20Hz a 20kHz
C) Cair no extremo grave em função da resposta das caixas de graves, e manter-se plana até 20kHz.
D) Subir cerca de 10dB antes de cair no extremo grave em função da resposta das caixas de graves, e manter-se plana até 20kHz.
E) Cair no extremo grave em função da resposta das caixas de graves, manter-se plana até a região de médios-agudos, caindo então até pelo menos 16kHz à razão de 3dB por oitava.
 
6.Num equalizador gráfico analógico, são reforçadas em 10dB as frequências de 800Hz, 1kHz e 1,25kHz. Como deve, idealmente, ficar a resposta de frequências resultante?
A) Com um forte ressalto em 1kHz
B) Com três picos bem definidos em 800, 1000 e 1250Hz
C) Com dois picos, em 890 e 1120Hz
D) Bastante plana entre 800Hz e 1250Hz, com um reforço de cerca de 13dB nesta faixa
E) Com reforços de cerca de 13dB em 800 e 1250Hz, caindo para cerca de 10dB em 1kHz
 
7.Os filtros usados em equalizadores podem seguir duas filosofias: Q constante ou Q proporcional. Sobre este assunto, é ERRADO dizer que:
A) Na opinião dos técnicos, os filtros de Q proporcional dão resultados mais "musicais".
B) Para alinhamento de sistemas de PA, é mais fácil trabalhar com EQs de Q constante.
C) Os equalizadores em forma de plug-ins, usados nos softwares de áudio, podem ser de qualquer um dos dois tipos.
D) Nos equalizadores de Q proporcional, a curva de reforço/atenuação se inicia e termina sempre nas mesmas frequências,"achatando-se" quando o reforço/atenuação é menor.
E) A grande desvantagem do filtro de Q constante é que não serve para criar equalizadores paramétricos, já que não se pode mudar sua largura de banda
 
8.Dos sinais abaixo, quais podem ser utilizados sem perigo para se equalizar um sistema de PA, usando um computador com software de alinhamento?
A) Ruído rosa, ruído branco ou tom de 1kHz
B) Ruído rosa, música ou tom de 1kHz.
C) Ruído rosa ou música.
D) Qualquer sinal, desde que com bastante volume.
E) Ruído rosa, ruído branco ou música.
 
9.O que são equalizadores shelving e peaking?
A) Peaking, com Q elevado, podem ser usados para reduzir a microfonia.
B) Peaking são preferíveis para médios e agudos.
C) Shelving são usados apenas para frequências baixas e médias.
D) Nos amplificadores domésticos, os controles de graves e agudos são, na realidade, equalizadores peaking.
E) Os filtros de corte de graves, comumente usados nas mesas de áudio, são equalizadores shelving fixos.
 
10.A "rampa" (slope) de um filtro simples...
A) Pode ser ajustada à vontade num filtro paramétrico
B) Pode ser de 6, 12, 18, 24, 30, ....., 6n dB/oitava
C) Não pode, em circuitos analógicos, ser mais de 24 dB/oitava
D) Determina a freqüência de corte do filtro
E) Determina o tipo do filtro (Butterworth, Bessel ou Chebyschev)
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